2009
Como fazer? Renovando seu visto na Irlanda
Eis que chega o dia! Na verdade não exatamente o dia, mas o mês em que seu visto vai expirar. Pouco antes as preocupações ja se iniciam, como eu faço?
Será que eu renovo e gasto mais uma grana pra pagar um curso novamente? Será que vai dar algum problema?
Bom, eu renovei recentemente meu visto e vou contar pra vocês como é, assim não nos iludimos e nem causamos preocupações desnecessárias.
Primeiramente, o que você precisa:
1 – Pelo menos 80% de presenca em aula
2 – Statement dos últimos 3 meses
Sobre o item 1: 80% de presença
“Edu, fodeu, só tenho 63% de presença!“
Teoricamente fodeu mesmo amigão. Voce devia ter faltado menos. Mas não se preocupe! Você pode pagar 1 mês de aula extra pra completar seus 80% e ficar correto com o mínimo exigido!
Ufa, problema 1 resolvido.
———–
Pessoal, update (dica da Ana Carol)
As escolas costumam cobrar esse mês extra da galera que não tem attendance, mas o que vocês não sabem é que podem comprar o curso de um ano direto, sem precisar desse mês, e nem na mesma escola.
O que acontece é que essa attendance vai contar também pra você no ano corrente, ou seja, seu attendance “zera” na Garda.
É como se voce tivesse literalmente imendado outro ano, assim nao paga o mês extra. O único problema é que nesse caso o seu visto se renova quando a aula desse segundo ano começa, ou seja, você perde 1 mes pelo menos de visto (fica com 11 meses a mais do seu 1 ano).
Valeu Carol
——————
Sobre o item 2, o statement. Quanto ter na conta?
O que dizem que é bom ter pelo menos uns mil, mil e quinhentos euros na conta.
Nem todos tem isso e outros tem muito mais, até hoje não vi problemas quanto a isso, mas não chegue lá com seu statement zerado que a primeira pergunta que irão fazer é:
“E aí Mister? como você vai se sustentar se não tem um puto na conta?“.
Evite problemas! Recomendo ter o mesmo valor que é pedido quando se chega: mil euros.
Ok, então vamos aos passos:
Passo 1 – Na escola escolhida, voce vai pagar a renovação do curso. Feito o pagamento, o coordenador ou responsável irá enviar uma carta (virtualmente) para a imigração.
Voce não recebe essa carta na hora, a única coisa que recebe da escola nesse momento é o comprovante de renovação de curso e pagamento.
O coordenador irá avisar em quanto tempo fica pronta essa carta. A minha levou 2 dias. Quando ela fica pronta, voce retira uma cópia na escola que renovou seu curso, e a outra cópia já está lá no escritório da imigração.
Passo 2 – Vá até o escritório da imigração, aquele mesmo que você fez seu GNIB, lembra?
Pois é. Lá o processo é o mesmo, pega senha e espera. Espera, espera…
Chegando sua vez você apresenta a cópia da carta, seu statement e óbviamente sua carteirinha da Garda (GNIB).
Apresentando tudo, você paga novamente os 150 euros referentes a nova carteirinha (sim mané, paga denovo!). Pra pagar já sabem: cartão de crédito!
Ah, e a moiçola vai tirar outra foto sua, dessa vez com menos cara de perdido
“Blz Edu, japagay, e agora?“
Agora senta e espera mais um pouquinho, até ser chamado pra retirar a carteirinha.
“Sr Fulano de tal!“
Opa, sua vez! Entrega a carteirinha antiga, retira a nova, assina atrás dela e sucesso. Seja bem-vindo de volta a terra verde.






















Nossa, renovar o visto e' uma bost*! Acho que a dica, alem das que voces ja falaram, e' ir confiante e nao parecer inseguro. Os caras nao sao bobos e sabem direitinho quem ta' nervoso por algo que deveria ter e nao tem…
e da pra renovar por quanto tempo? e até quantas vezes da pra renovar? caso eu renove pra mais um ano, posso vir ao brasil por um tempinho (nas "´ferias") e dps voltar praí?
abraços!
E para quem tem 30% de presença e so falta mais 1 mes de curso ^programa 6+6)? Será q terei problemas graves?
O q devo fazer?
Caso eu tome um curso em outra escola durante o periodo de 6 meses de holiday, eu poderia somar as duas presenças?
Obrigada a todos do E-dublin