2011
Como tirar visto para os Estados Unidos na Irlanda
Muita gente já teve essa dúvida, pois como sabem, é muito mais barato fazer uma viagem para os EUA daqui da Irlanda comparado com o Brasil.
Pra terem uma idéia, um voô para Nova York saindo de Dublin custa 199 euros pela Aerlingus. Bem acessível não?
Pois é, mas como vocês sabem nós brasileiros mortais precisamos de visto pra ir pra lá, mesmo como turistas. E aí vem a pergunta: Edu, como faz pra tirar o visto se eu moro aqui na Irlanda?
O processo é razoavelmente simples:
1 – Saber qual o visto que você precisa. Se for como turista, será o visto “B1/B2″ (Business/Tourist)
2 – Preencher o formulario de requerimento de visto Americano online
3 – Um Bank Draft* no valor de 105 euros, caso esteja aplicando para o visto B1/B2. Voce pode ver todos os valores para diferentes tipos de visto aqui.
*Bank Draft é um tipo de um cheque que é previamente debitado na sua conta. Ele é feito na boca do caixa do seu Banco na Irlanda.
4 – Um envelope do correio chamado “stamped addressed envelope (SAE)”. É como um envelope pré-pago, onde o remetente não para nada pois você já pagou pelo envelope. Custa 5,50 euros.
5 – Comprovantes de que você só vai pros EUA a passeio. Cartas de referência do trabalho, contas de luz, comprovantes de pagamento (se tiver) na Irlanda, passagem de volta, tudo isso serve. Quanto mais documento pra provar, melhor.
6 – Comprovante de que voce conseguirá se sustentar durante sua estadia nos EUA. Extratos de banco, cartão de crédito, e quaisquer outras provas que você tenha. Não existe um valor estipulado, mas dá pra chutar uns 100 dólares por dia.
Feito! Após passar por esse check-list o que você precisa fazer é agendar uma entrevista na Embaixada Americana. Essa parte é meio bizarra pelo valor que cobram.
O telefone é o 1580 47 8472 e custa 2,40 euros por minuto. Eu não consegui ligar nesse número do meu celular, e tive que ligar para o (01)436-0536. A ligação neste outro número custa 16 euros! (Sim, dezesseis!) e são pagos através do cartão de crédito.
Funciona assim:
Você liga, o atendente pede os dados do seu cartão, cobra os 16 euros. Após confirmação, ele te atende. Eles basicamente preenchem um tipo de agendamento com seu nome, telefone, endereço e te dão a data pra comparecer na Embaixada.
Lá você não entra com celular e passa por detectores de metal, quase igual no aeroporto. Coisa de americano…
O endereço da Embaixada Americana em Dublin é:
U.S. Embassy Dublin
42 Elgin Road
Ballsbridge
Dublin 4
No mapa:
View Larger Map
Ao chegar lá você pega a senha para o Non-immigrant Visa. Na primeira chamada eles checam seus documentos, na segunda chamada pegam suas impressões digitais e na terceira sim é feita a entrevista. Comigo foi bem rápido e tranquilo (uns 10 minutos).
Eles ficam com seu passaporte e te retornam pelo correio (pra isso aquela cartinha pré-paga!). Chega em 48 horas.
Se ainda tiver dúvidas, você pode ler tudo no site da Embaixada Americana em Dublin
“Time is money, oooh yeah!” – Tio Sam





















