E-Dublin - O maior site de dicas de Intercâmbio na Irlanda, Trabalhar e Estudar na Irlanda, Trabalhar e Estudar na Europa, vistos para morar na Irlanda e Europa. Dicas de intercâmbio, trabalho no exterior, cursos de idiomas no exterior, trabalho na Irlanda, cultura irlandesa e vistos de trabalho

Vistos 2

Imigração (Parte 2): O que diz a nova Lei de Imigração para estudante não europeu?

E-Dubliners, após anos de especulação agora é fato, ou quase, já que as mudanças na nova lei de imigração para estudantes não – europeus passará a vigorar no 1° dia de Janeiro de 2011. As mudanças são positivas e segundo o próprio comitê de imigração, chegam a ser generosas. Quem quiser se aventurar na educação irlandesa terá o prazo máximo de SETE ANOS para concluir seus estudos. Desses sete anos, três podem ser gastos em cursos de línguas ou cursos com certificação 5 ou 6, e os demais deverão ser utilizados em cursos de graduação ou níveis mais elevados.

A Irlanda passa a limitar o Visto de estudantes (Spamp2), para cidadãos não europeus, a dois grupos:

Language Courses and Non Degree Program (Cursos de Línguas e Certificados de nível 5 e 6*)

Degree Program (Graduação, Mestrado, Pós-graduação, PHD)

QUANTO TEMPO POSSO FICAR NA IRLANDA NA CONDIÇÃO DE ESTUDANTE?

TRÊS ANOS, esse é o tempo máximo que um estudante não europeu pode ficar na ilha para aprimorar o inglês ou fazer um curso no nível 5 e 6 (certificação). Acabado esse período, ou você se matricula num curso de nível 7 (Bacharel), ou num nível superior, ou consegue um visto de trabalho, ou vai para casa. E fica valendo, uma vez concluído o período máximo de TRÊS ANOS em cursos abaixo do nível 7, mesmo que você volte para a Irlanda depois de um tempo, continuará tendo que aplicar para um curso no nível superior ao último concluído!

Uma vez na Irlanda o tempo máximo para vistos de estudantes será de SETE ANOS. Ou seja, se você hoje esta fazendo curso de inglês no intuito de seguir numa carreira acadêmica, programe-se para concluir seus estudos dentro de SETE ANOS. As exceções só para estudantes de PHD ou em casos extremos (como doença), onde o processo será julgado individualmente pela imigração.

Para alunos de graduação ou superior, que esteja cursando o 2° ano ou acima, e que já tenha excedido o tempo máximo de permanência, esses, terão autorização para concluir o curso, assim como também poderão se inscrever no mestrado ou PHD, desde que tenha rendimento satisfatório nos exames.

O QUE NÃO É PERMITIDO

  • Migrar de um programa superior para um de nível inferior. Exemplo, de um curso de Graduação para um curso de nível 5 (parece óbvio, mas pode acontecer, principalmente por questões de custo);
  • Uma vez que se solicita visto para uma curso de graduação ou superior, cabe ao próprio estudante ter conquistado previamente a proficiência do idioma. Não será admitido nenhum tipo de exceção nesse sentido. Normalmente as instituições irlandesas exigem proficiência de 6,5, mas isso pode variar de acordo com a universidade pretendida;

  • Não será aceito cursos de línguas com duração superior a um ano.
  • Estudantes não europeus não terão direito a solicitar visto de estudante, se optar por programa de estudo inferior de nível 5 (FETAC).

QUANDO A LEI PASSA A VALER?

01 de Janeiro de 2011

Qualquer estudante que já esteja na Irlanda por mais de dois anos, poderá renovar o Visto tanto em cursos de línguas quanto nos cursos dos níveis 5 e 6, porém, quando o visto atingir os TRÊS ANOS limite, a única chance de permanecer é conseguindo um visto de trabalho, ou partindo para um curso no próximo nível (7 ou superior). Ou seja, para quem chegou na Irlanda em 2009 e precisará renovar o visto nos próximos meses, esteja ciente que será a última renovação possível na categoria de estudante de línguas.

Para quem já atingiu o prazo de TRÊS ANOS e tem visto vigente até o próximo ano, deve seguir com o curso naturalmente até o dia em que o visto expirar.

Qualquer estudante que entre 1.1.2011 e 31.06.2011 tenha de acordo com as novas regras excedido o limite máximo de permanência na Irlanda, poderá solicitar uma extensão especial e não renovável de SEIS MESES. No período da extensão, continua valendo todos os direitos assegurados ao estudante não europeu, incluindo autorização para trabalhar por 40 horas. Se durante o período da extensão especial você conseguir um visto de trabalho, todo o processo de obtenção do novo visto poderá ser realizado aqui, sem a necessidade de se deixar o país.

PERMISSÃO DE TRABALHO, O QUE MUDA?

NADA. A permissão de trabalho de 20h durante o período escolar e 40h durante o período de férias continuará valendo.

Estudantes em cursos de nível 7 ou superior poderão participar de programas de estágio, desde que, não exceda a 50% do programa. Ou seja, estou num curso de quatro anos, então, caso surja uma oportunidade de estágio só poderei estagiar por dois anos.

Um programa de estágio não remunerado para estudantes de cursos de idiomas está nos planos do comitê de educação. A ideia é dar ao aluno a oportunidade de vivenciar a rotina das empresas irlandesas, principalmente as de tecnologia, área farmacêutica e engenharia.

SEGURO SAÚDE

Continua sendo solicitado a aquisição de um seguro saúde para no processo de obtenção de visto. Tanto na primeira solicitação de visto, como na renovação.

VISTOS

Especialmente para educação de nível 7 ou superior, o processo para o visto será agilizado pelo departamento de imigração, que inclusive, futuramente disponibilizará parte do processo online.

Um guia com informações sobre o processo para obtenção de visto para estudantes estará disponível em algumas semanas em inglês e a partir de 2011 também será possível adquirir o guia em outras línguas. Folhetos informativos também serão encontrados facilmente nas repartições de imigração, Garda.

O QUE NÃO MUDOU MAS VALE LEMBRAR

Estudantes não podem solicitar nenhum tipo de serviço social (benefícios) disponibilizado pelo governo irlandês.

A aquisição do seguro saúde pelo tempo de estudo.

Estudante não pode vir acompanhado de dependentes.

Estudantes em cursos de doutorado deverão cumprir o programa num prazo máximo de 4 anos.

ESCOLAS

Ainda não passará a valer no dia 1 de janeiro de 2011, mas no prazo máximo de um ano as escolas terão que atender ao Code of Practice for International Education and a Quality Mark, que será uma espécie de atestado de qualidade. As informações sobre o processo de controle de qualidade será publicado ainda no final de 2010. O ACELS, responsável pela certificação das escolas de idiomas será absorvido pelo Quality Mark.

O aluno que se matricular nas escolas sem essa certificação poderá ter visto negado. Então, informe-se antes de fechar negócio.

Haverá um controle mais rigoroso de inspeção nas escolas de forma geral. As visitas poderão ser anunciadas ou não, a ideia é evitar os abusos do sistema e propor uma educação de melhor qualidade.

Exemplos:

Estudante na Irlanda desde 2007

Marina Silva chegou na Irlanda em julho de 2007, no primeiro ano fez curso de inglês geral, em 2008 renovou no curso preparatório para o IELTS. Terminado o segundo curso, Marina enveredou para um curso de Business, nível 5. Quando Marina for renovar em julho 2011, ela já terá alcançado os TRÊS ANOS máximo permitido para cursos (Language or Level 5 and 6). Sendo assim, de acordo com a nova lei, Marina só poderá permanecer na Irlanda com STAMP2 se aplicar para um curso de graduação nível 7 ou acima. Caso contrário terá ou que conseguir um visto de trabalho, ou voltar para o Brasil.

Estudante na Irlanda desde 2002

Pedro esta na Irlanda desde 2002 com visto de estudante. Desde 2008 ele está envolvido num curso de Nível 8 (graduação). Em set 2010 ele entrará no penúltimo ano do curso. De acordo com a nova lei, Pedro teria que voltar para casa, por ter excedido os SETE ANOS máximo permitido, mas como ele está envolvido num curso de nível superior (e está além do 2° ano de curso), terá autorização para concluir o curso, tendo que ter resultado satisfatório até a conclusão do mesmo.

LNKS: INISNOVO REGIME PARA ESTUDANTES NÃO EUROPEUS, EDUCATIONAL IRELAND, FETAC, CITIZEN

Part (3) is coming soon: “FETAC” e sistema de ensino irlandês!

Leia outros textos relacionados a imigracao clicando em:

Posts relacionados

Imigração: Extensão do Time Out
Visto de Estudante - Stamp 2A
Visto brasileiro para gringos
Visto de trabalho no Brasil: é fácil ou difícil?

por Ávany França em 3/11/2010

fullbanner_orcamento
Flower beauty_edublin2
  • http://. Maycol

    Por exemplo: quem foi em 2007 e ficou um ano e voltou BR…
    ou foi em 2008 e ficou um ano e voltou pro BR.

    já se passaram 2 anos, até 3.
    Se decidir voltar pra IE novamente, começa a contar do zero ou não?

  • Daniel

    Olá, gostaria de saber quais os passos para entrar na Irlanda como Turista e depois mudar o visto p/ estudante. Obrigado

  • avany

    Olá Maycol…segundo a nova lei você pode voltar e fazer mais um ano num curso de inglês ou cursos de certificação (5e6 FETAC), mas depois disso, se quiser ficar como estudante terá que cursar um curso de nível superior (nivel 7 ou acima).

    Olá Daniel
    Até onde eu sei, o melhor é você já entrar da forma pretendida para evitar transtornos na imigração. Mas o que a maioria faz nesse caso, é entrar como turista e quando pagar o curso, sai do país por alguns dias e volta com toda a papelada de estudante. Parece a forma mas coerente. Mas, sinceramente…três meses passam voando…porque não segurar a onda no Brasil e vir de vez como estudante? Apenas uma sugestão.

  • Fábio Santos

    Parabens Avany vc sempre arrebentando nos puts, esse é um otimo tema para ser debatido no E-dublin Cast, deveria ter um por mês. Faz muita falta para quém acompanha sempre o Blog.

    Atenciosamente,

    Fábio.

  • Ramon

    •Estudantes não europeus não terão direito a solicitar visto de estudante, se optar por programa de estudo inferior de nível 5 (FETAC).
    nao entendi direito esta parte, se eu for estudar ingles, nao vou poder tirar visto de estudante???

  • avany

    Ramon

    Os vistos para estudantes serão concedidos para dois grupos….que cito logo no ínicio do post (Cursos de Inglês e non degree certificate (FETAC) e Degree Courses (graduação ou superior).
    A grade do FETAC é grande…segundo a nova lei… vc só terá direito a solicitar visto de estudantes, nos cursos do FETAC, nos níveis 5 e 6… (abaixo disso…não rola).

    Como muita gente ainda não entende a grade, ou mesmo o que é o FETAC…o próximo post será exatamente sobre ele…já estou escrevendo sobre como entender o sistema de ensino irlandês…

    Fábio…boa sugestão…também ando com saudades dos E-dublin cast hehehehehe!!! bjs

  • Carlos Eduardo Rocha Assunção

    Parece que minha dúvida é quase igual a de todo mundo.
    Eu estou quase fechando o curso FETAC com a Eden college, eu vou conseguir tirar o visto de estudante com esse curso?? não entendi muito bem essa parte.

  • Eduardo

    Como sei se o curso de inglês ao qual que vou me inscrever é do nível 5 ou nível 6?

  • avany

    FETAC..esse é o próximo capítulo pessoal…se eu fosse explicar nesse post ficaria muito longo…
    Eduardo… cuidado com a confusão entre cursos de ingles e FETAC…são coisas diferentes.

    E lembrem-se galera…claro que as escolas tem ciência do que oferecer a estudantes não europeus!!!!

  • Thiago

    Alguém poderia, por favor, classificar os níveis de cursos?
    Por exemplo, nível 1 é para cursos de

    • Homero Carmona

      Thiago, não entendi a pergunta. Abraços,
      Homero

  • Thiago

    Alguém poderia, por favor, classificar os níveis de curso?
    Por exemplo, nível 1 é para cursos tal, nível 2 é para cursos assim, etc.

    Outra dúvida: Onde eu posso verificar se tal escola possui a certificação de qualidade exigida para que eu não tenha o visto negado quando chegar em 2011?

    Grato desde já.

  • Juliana

    Bom dia!

    Pretendo ir em março, fazer curso de inglês, provavelmente irei começar do nível básico. Então o mais indicado seria optar por uma escola que já está na lista da acels para evitar maiores problemas?

    Se começarei do básico, então poderei ficar na Irlanda 3 anos?

    Abs,

  • Germano

    Oi pessoal,
    Quando matriculado em um curso de idiomas a escola deve possuir os niveis 5, 6 ou 7 para conseguir o visto de estudante?
    Onde consigo ver os niveis que as escolas possuem?
    Grato

  • Thiago

    Olá Homero,
    Eu gostaria de saber quais são os níveis de cursos existentes e a que se refere os respectivos níveis. Por exemplo, no texto é citado que nível 7 é para algum curso superior (Bacharel), e nível 5 e 6 é para certificação (fluência em inglês?). Segue um trecho do texto:
    “TRÊS ANOS, esse é o tempo máximo que um estudante não europeu pode ficar na ilha para aprimorar o inglês ou fazer um curso no nível 5 e 6 (certificação). Acabado esse período, ou você se matricula num curso de nível 7 (Bacharel)”.

  • Thiago

    A outra dúvida é sobre:

    “…As informações sobre o processo de controle de qualidade será publicado ainda no final de 2010. O ACELS, responsável pela certificação das escolas de idiomas será absorvido pelo Quality Mark.

    O aluno que se matricular nas escolas sem essa certificação poderá ter visto negado. Então, informe-se antes de fechar negócio.”

    Como eu posso saber se a escola que pretendo me matricular possui este certificação de qualidade?

    Obrigado pela atenção.

    Abraços.

  • avany

    Vamos por parte:

    PRIMEIRO…vocês precisam entender que curso de inglês e cursos do FETAC são coisas distintas…não foquem tanto no FETAC, pois, quando optamos pela Irlanda ou qualquer outro país de língua inglesa, o objetivo é o inglês. Para quem acaba ficando mais de um ano ou que já tenha fluência e queira fazer algo mais…ai sim…poderá optar pelos cursos de nivel (5 e 6 FETAC)…que são cursos de 1 a 2 anos voltados para a qualificação profissional…tipo o nosso técnico do Brasil.

    QUANTOS AOS NIVEIS:

    FETAC 5 e 6 – cursos com certificação, técnicos e que também permitem que o estudante estrangeiro entre do país com stamp 2 – com direito a trabalhar 20h ou 40 durante o período de férias. quer um exemplo de curso? Fotografia, informática, cabeleireiro, design, etc. O que muda do nível 5 para o 6…é a duração e a grade…Esses dois níveis agregam pontos para quem vai entrar na faculdade. ex: o cara que fez o curso de Business na Institute of Tecnologia Blanchardstown….já garante 120 pontos para entrar no Curso de Business na universidade A ou B.

    NIVEL 7 – no sistema de ensino irlandês – o nível 7 representa os cursos universitários, graduação, a nossa faculdade do Brasil.

    Thiago…da mesma forma que hoje, recorremos ao ACELS para checar se a escola está credidata ou não, isso continuará acontecendo com a introdução do Quality Mark. Só que ele ainda não está pronto…

  • Thiago

    Avany,

    muito obrigado. =)

  • Renan

    Ola, gostaria de saber sobre a questao do valor do deposito.

    Vi q o valor é de 1000,00 euros. Com essa nova lei, tera aumento no valor do deposito??

    Abraços e o site esta de parabens.

  • avany

    Olá Renan

    Nas 50pgs do relatório da nova lei nada é citado sobre o valor que o estudante deve trazer consigo como garantia que terá como se manter aqui…então acredito que nada tenha mudado.
    bjs

  • Juliana

    Bom dia!

    E o post sobre FETAC?
    Na agencia me falaram que era a mesma coisa que um general, só que havia mais pessoas na sala oO

    Qual é mais recomendado fazer, general ou FETAC?

    Estou na duvida ainda de qual escola fazer, e a agencia me indicou fazer FETAC pela EDEN – Inglês FETAC + 5 horas semanais de Business ou Curso Preparatório IELTS, de acordo com a disponibiliade, porém sei muito pouco de inglês..
    tens alguma sugestao??

  • Renan

    Muito obrigado Avany!!
    bjos

  • ALCIDES

    este visto de trabalho e facil pois estou a 3 anos aqui como cozinheiro ?

  • Clóvis

    Olá, eu gostaria de saber se este programa de estágio não remunerado para estudantes de idiomas e que envolve a área farmacêutica já é um plano vigente no governo ou se é apenas uma idéia e proposta para o futuro distante. Pergunto isso porque faço farmácia aqui no Brasil e me interessei por este programa. De qualqer forma, já vou para a Irlanda estudar inglês na ISI, mas me chamou a atenção esta intenção do governo!

  • avany franca

    Ola Clovis
    A historia de estagio para estudantes de lingua foi citado nas novas regras como uma possibilidade que esta sendo estudada. A sua area aqui na irlanda e uma das poucas que tem se destacado, mas o profissional que eles estao procurando e o graduado, com experiencia na aerea e para trabalhar em cargos mais altos…Dedique-se ao ingles quando chegar aqui, pois ele tem peso importante numa vaga de estagio ou mesmo numa colocacao profissional.

  • http://www.tiagosouza.com Tiago Souza

    Nossa, essa mudança agora, de 1000 euros para 3000 euros para entrar no país me DERRUBOU, literalmente. Estava planejando há um bom tempo, e agora essa mudança… aff =/

  • Carla

    E o valor para o estudante comprovar? Muda algo?

    • Ávany França

      Olá Carla

      Comprova sim, serão 3 mil a partir de 1° de Abril…

  • Wesley

    Ávany, minha duvida é a seguinte…
    fechei meu programa com a ISI e vou chegar na ultima semana de abril e o que me preocupa é o fato de o valor para deposito aumentar de 1000 para 3000 euros a partir de 1º de abril.
    eu estou me preparando a um bom tempo, e minhas duvidas sempre sao esclarecidas nos posts aqui do e-dublin, mais isso me pegou desprevinido.
    alguma coisa mais vai mudar em relaçao a seguro saude, passagem de volta, tempo minimo de comprovante de residencia (so tenho 1 semana em casa de familia)?
    outra coisa meu curso é de ingles geral 6 meses de estudos + 6 meses de ferias, vou ser aceito na imigraçao?
    muito obrigado mesmo em esclarecer essas duvidas.
    esse site ajuda muito mesmo.
    Bjo x)

  • Ávany França

    Olá Wesley

    Desculpa a demora em responder…só estou vendo sua pergunta agora.
    Bom, se algo mais vai mudar fica difícil dizer…a princípio o que esta valendo são os 3mil em 1 de abril + seguro saude que deve ser o governamental irlandes ou qualquer outro seguro saude daqui. O horário de estudo tambem estará limitada de 8 às 18h.cursos noturnos não serao mais permitidos.

  • Pedro

    Eu capitei tudo, mas ainda tenho uma dúvida. Quanto ao valor mínimo em euros para entrar no país. Uns dizem que agora são 2.000 outros 3.000.
    Alguem sabe me dizer??

    Vlw pelo apoio.

    • Homero Carmona

      Oi Pedro, tudo bem?

      A partir de 1° de Abril de 2011, o estudante não europeu que der entrada no processo de visto deverá apresentar a importância de 3mil euros, depositados em uma conta em banco irlandês. Para renovação mantêm-se o valor de mil euros.

      Nas proximas semanas sairá um artigo com os demais detalhes.

      abraços,
      Homero

  • Wesley

    so mais uma coisa.
    eu fiquei com o seguro gta, ele vai ser valido ou vou ter q comprar um governamental?
    vlw

  • Ávany França

    Sim Wesley…tera sim!!!

  • Aline

    Olá…vocês sabem me dizer quanto tempo eu posso ficar depois que vence meu visto!? OUvi dizer que são 3 meses!? Vocês sabem de algo parecido?? Agradeço muito se puder me ajudar! OBrigada ..Aline

    • Ávany França

      Aline, o visto acaba é hora de ir embora. Se quiser ficar mais um tempo terá que solicitar o visto de turista que tem duração de três meses, mas a recomendação é que você faça isso, assim que a data do visto de estudante expirar.

  • Miqueias Ostergren

    Morei por dois anos na Irlanda, 2009/2010. Mas voltei antes da lei entrar em vigor, caso eu queira voltar agora a lei se aplicaria a mim também? Obrigado

    • Ávany França

      Ola Miqueias

      Sim…voce entraria como estudante nove, dado que ja faz um tempo que vc voltou para o Brasil…Lembre-se…os 3mil e uma seguranca para o o proprio estudante, ja que, atualmente demore-se um pouco mais para se conseguir emprego. Quanto ai curso…voce ainda pode aplicar para um curso de ingles ou Fetac 5/6, por mais um ano e depois tera que migrar para a graducao, pos ou superior! Boa sorte na sua volta!!

  • Ludmillalagares

    oi chequei na irlanda em abril de 2010, ja RENOVEI duas veses em 2011, e 2012, o que quero saber e se o meu visto vale por 3 anos sequidos da data que chequei, ou sao 3 anos de renovacao, eu vou poder renovar mais uma vez para o curso de ingles ou vou ter que subir o nivel, obrigado

  • gabriela

    Boa noite! Quanto aos 3.000 euros que devem ser comprovados para entrada, como funciona para utilização deles, no periodo de permanencia eu não posso utilizar o valor, ou posso?

  • Fabís

    Oi pessoal.. nem sei se minha pergunta cabe aqui nesse post mas vamos lá.. talvez vocês possam me ajudar. Ano passado (2013) fiz um intercambio de 1 mês para Dublin em Março e retornei para o Brasil no final de Abril. Depois tive mais uma oportunidade financeira e então fiz outro intercambio .. mais curto de 15 dias (Retornei para o Brasil em Dezembro). Essa duas vezes eu não tinha condições financeiras de pedir o visto de estudante para ficar um ano.. Mas assim que voltei meus pais conseguiram a grana para eu ficar lá.. minha duvida é.. preciso esperar quanto tempo para voltar??? (P.S.: eu gostei de Dublin me adaptei muito bem a cidade e tive algumas oportunidades de emprego.. por isso quero voltar para a mesma cidade) …

    • avany

      Não existe um prazo determinado, já que pelo que eu percebo você entrou e saiu como turista… Basta vir com tudo certinho e informar que dessa vez vez para estudar por mais tempo e que tem tudo em mãos para solicitar o visto de estudante estudante.

  • Tchai

    Ola, tenho uma duvida, eu ja usei meus 3 anos, e eu vou renovar meu visto com o Ensino superior, porem meu visto vence dia 224/02 e a Facul so comeca em setembro, alguem sabe como proceder?