E-Dublin - O maior site de dicas de Intercâmbio na Irlanda, Trabalhar e Estudar na Irlanda, Trabalhar e Estudar na Europa, vistos para morar na Irlanda e Europa. Dicas de intercâmbio, trabalho no exterior, cursos de idiomas no exterior, trabalho na Irlanda, cultura irlandesa e vistos de trabalho

Cursos de Inglês, Escolas

Avaliação da MEC – Média Geral 7

Pensando no pessoal que está na busca de escolas aqui na Irlanda, fiz a avaliação da Modern Educational Centre – a MEC. Estou estudando nela desde 21 de novembro do ano passado.

Localização

Esse é um dos melhores pontos da escola, na minha opinião. Ela fica na Harcourt Street, Dublin 2, bem pertinho do Stephen’s Green e da Grafton Street. Com estação da linha verde do Luas próxima e a poucos minutos da Trinity e O’Connell, onde param diversas linhas de ônibus.

Material Didático

O material é fornecido pelos professores. E nada mais são do que a cópia de algumas páginas de livros de gramática, com a explicação e exercícios. Este método torna as aulas mais dinâmicas, eu acho, pois o aluno não fica preso a apenas um livro ou um autor.

Infra-Estrutura

Este é um dos pontos fracos da escola. Fica num dessas casas antigas de Dublin e é muito, muito fria. A minha sala é uma das maiores e nos dias de mais frio, lá na primeira neve de novembro, o aquecedor da sala estava quebrado. E assim permaneceu até a volta às aulas, agora em janeiro. Se concentrar na aula era muito difícil.

Às vezes tinha a impressão de que era mais frio na sala de aula do que na rua. Outros pontos congelantes da escola são o banheiro e a cozinha. Só vou nesses cômodos quando é extremamente necessário.

Na cozinha, tem disponível um micro-ondas, geladeira, torradeira e uma chaleira elétrica. Há também uma sala com computadores disponíveis. E nesta parte realmente não sei avaliar como é o desempenho deles, pois nunca cheguei a usar a sala.

Professores

Considero este ponto a alma da escola, afinal são eles os responsáveis por te ensinar. Claro que o aprendizado é um conjunto, onde aluno e professor têm que estar comprometidos com o objetivo. Na MEC, todos os professores são nativos da língua. Não sei precisar se todos são da Irlanda.

Tive, até agora, aula com quatro professores diferentes. A cada dois meses muda a dupla de teachers. Considero este um ponto positivo, pois a didática muda de pessoa pra pessoa, assim como o sotaque, deixando assim, o aprendizado mais dinâmico. Em uma aula não ficamos só na gramática + exercícios, existem muitos jogos onde o foco é a treinar a fala em diferentes situações. Meu conselho aqui é, independente da escola, usem e abusem dos professores. Tem dúvida? Pergunta. Não está satisfeito com a dinâmica da aula? Explique o problema, converse. Eles estão ali para ajudar e certamente vão pensar em uma maneira diferente de ensinar.

Há umas três semanas, alguns colegas e eu falamos com uma das professoras sobre a nossa insatisfação nas aulas, tinha dias que a sensação era de que não estávamos aprendendo nada, que a aula estava sem foco. Depois disso, foi notável o desempenho da professora para atender a solicitação da classe. Ponto mais do que positivo.

Brasileiros

Quer ficar longe dos compatriotas? Não vá estudar na MEC. Não é que na escola tenha muitos brasileiros. Na escola só tem brasileiros. Isso mesmo. Só brazucas. A primeira vista é um choque. Putz! Não vou conhecer ninguém de outro país na escola, que chato. Mas não acho que isso seja um ponto negativo, não.

É muito boa a troca de informações, de experiências. Por que o Brasil é imenso, e muitas vezes parece que quem vem de outro Estado, que não o nosso, é um tipo de estrangeiro. Sim, falamos português. Muitas vezes na aula mesmo. E aqui eu levanto uma imensa plaquinha de GUILTY. Mas no geral, existe sim um comprometimento das pessoas em falar só inglês, de se esforçarem pra sair da zona de conforto.

Conclusão

A escola acabou crescendo no meu conceito devido ao esforços dos professores de fazer o máximo pelo aluno. No quesito organização, deixou muito a desejar.

Quando fui à Imigração tirar o GNIB, minha carta da escola ainda não estava lá. Nem a minha nem a de quatro outros colegas, mesmo a MEC tendo dito que naquele dia já podíamos ir. A imagem da escola perde muitos pontos aí: até o tiozinho que me atendeu na imigração fez uma cara de “Ah, na MEC isso é comum” quando me disse que eu não poderia tirar o visto naquele dia pois a carta ainda não havia chegado. Acabou que eu consegui tirar o visto neste dia e este foi o meu único real problema com a escola.

Até agora não precisei de nada mais administrativo, logo não tenho como dar uma avaliação geral deste ponto. Por experiência de outros colegas, nenhum teve problemas com pedido de férias ou de troca de horário. A escola é flexível neste ponto.

Vale dizer também, que eu não fiz uma pesquisa muito grande de escolas. Eu tinha um valor X pra poder vir pra cá, então eu optei mesmo pela mais barata. Só depois do contrato fechado é que fui buscar informações sobre a escola. Arriscado, eu sei. Porém, estava numa situação de: ou é isso ou não venho. Optei por vir. E sempre pensando que na verdade não importa onde se estuda, importa é o teu real comprometimento e a vontade de aprender.

Claro, o comprometimento dos professores é fundamental. Por isso nem me importo com todos os poréns da escola, por que vejo nos meus professores a vontade de atender às necessidades dos alunos, de procurar fazer uma aula que seja interessante e que desenvolva o máximo as habilidades na língua.

A partir disto, estou conseguindo atingir meu real objetivo na Irlanda: melhorar meu nível de inglês.  Minha nota geral para a escola: 7

Posts relacionados

VPM e Seda de novo juntos, por vocês!
Na BCT Institute você Investe no seu futuro!
Invista no seu futuro, Estude na NED Training Centre
Planejando sua viagem de intercâmbio para a Irlanda 2013

por Mariana Aguirre em 14/03/2011

FullBanner_IPB
Flower beauty_edublin2
  • Monica Zocoli

    Olá Mariana e a todos os leitores do E-Dublin.

    Estudei na MEC e tive as mesmas percepçoes e decepçoes.
    Nota 7? Isso pq. você é muuuuito boazinha e compreensiva. Parabéns por ver o lado bom das coisas…
    Qd a agencia VOCÊ PELO MUNDO me vendeu o pacote para vir para a Irlanda a MEC nao era a mais barata… e talvez por isso a decepçao foi assim taaaaao grande!!!!

    Na minha época (ano passado) só tinham duas turmas, iniciantes e iniciantes 2, mas eles diziam que era intermediário. Tá… e o avançado que era meu nível??? Cadê???Ahhhahahahaha!!! que piada!!! que mentira!!! E ainda roubaram o meu dinheiro!!!

    Mariana mais uma vez parabéns por ser uma pessoa positiva.
    Minha nota é -1!!!

  • Mariana

    Oi, Monica.

    Como eu já vim não esperando muito, não fiquei tão decepcionada. Mas a nota se dá mais com base em alguns professores mesmo. A Kate, minha atual professora é muito boa. Não digo que ela seja perfeita, mas é esforçada. Dá pra perceber comprometimento e planejamento e consigo sair da aula tendo aprendido alguma coisa. Que é o objetivo.
    Sobre ser positiva… já me aconteceu cada uma nessa terra que só me resta ser positiva mesmo ;)

  • Neuma Pereira

    Olá Meninas e todos do E-Dublin…

    Fiquei super animada quando vi o vídeo institucional da escola, principalmente porque tem especilizações que gostaria de cursar, na área de Marketing, entre outras.

    Mas depois do depoimento de Monica coloquei os pés no chão.

    Valeu pela dica Monica, super importante pra quem quer se aventurar em outro país. Assim a gente vai sem ilusões.

    Abraço

  • Ynayara

    Olá, Mariana td bem?

    Não vi nenhuma avaliação da DORSET COLLEGE, sabe alguma informação sobre ela, ou conhece alguém que possa opinar?

    Grata!!

  • Regiane

    Olá Mariana, passados alguns meses, você recomenda a MEC para quem está com a grana apertada e entende que quem ajuda a fazer a escola é o esforço do aluno?
    Obrigada
    Regiane

    • Jean_cesar86

      Galera A mec , é uma escola para quem está apertado de grana e também sótem brasileiros, porém depende de vc o aprendizado.
      Eu acho que vou o ano que vem e acredito que será a mec.

  • luiz canguini

    Boa tarde Pessoal,

    Exatamente uma otima proposta ir para a MEC pelo preço porém apos alguns jogarem pedra fiquei meio desanimado infelizmente o que me fez procurar outra instituição … você já ouviram falar da DCI, localizada em Duplin mesmo?

  • vera lucia

    ola pessoal estou quereno ir para Dublin em fevereiro de 2012, e gostaria de ajuda quanto a escola… ja olhei algumas mas ainda estou com muitas duvidas… recebi um orcamento da NED tentador, mas ate agora nao vi nenhum comentario sobre esta escola… alguem sabe me informar se ela eh uma boa escola, e se alguem recomendaria ela…. please preciso de ajuda… fico grata a qualquer comentario… ha so mais uma coisa se alguem souber de alguma escola que esteja com uma super promocao, me informe… bjos

  • Nathaly

    Nossa galera… fiquei mega chateada com os comentários!
    To indo pra Dublin daqui uns meses e ia fechar com o MEC…
    Alguém me indica uma escola que considere melhor, e com o valor semelhante , por gentileza!

    Grata.

    • Patricia

       Oiii Nathaly, eu estudo na NCBA… E apesar de ouvir que as escolas sao parceiras eu acho a NCBA muito melhor!! O preco eh semelhante!!
      Fale com a Mayara que fica na recepcao, ela eh muito atenciosa e me ajudou em coisas que ela nem precisava, como arrumar um emprego.
      Tudo o que precisei no colegio sempre consegui rapidinho!!!

  • Jean_cesar86

    Quem está estudando na MEC. Ela melhorou?

    • Patricia

       Jean, eu estudo na NCBA. Eu acho muito melhor, apesar de nunca ter estudado na MEC.

      • Renan Venancio

        Patricia e como estão as aulas ai, eu recebi um orçamento pra ir pra NBCA

        • Natália

          Gente, a NCBA é a mesma coisa, só tem brasileiros! Na secretaria, uma menina falando em português e outra em espanhol. Se eu pudesse voltar atrás, jamais teria comprado NCBA. Inclusive, a Go To London me vendeu um pacote de preparatório pra IELTS na NCBA e esse curso simplesmente não existe na escola. Quem quiser ver minha reclamação, segue o link: http://www.reclameaqui.com.br/4586327/gotolondon/venda-de-produto-inexistente-negligencia-falta-de-proativida/

          • Filipe Stappazzollo

            Só para ficar claro, que os diretores da NCBA e da MEC são os mesmo, ou seja, dá no mesmo, escolas acessíveis você terá um contato muuuito maior com brasileiros, pois é mais barato! Não dá para você comprar um pacote de 2 mil reais e exigir muito não é mesmo? Eu não tenho esse problema de visto, por causa da dupla cidadania, mas, essa é minha opinião.

  • Paulo Fernandes

    Estou indo para Irlanda e 02/2013 e estava pensando em fechar com a MEC,depois dos comments não vou mais…

  • David_feliped

    DCAS – Dublin College of Advanced Studies
    http://www.dcas.ie

    essa aqui é otimo, recomendo xD

  • http://www.facebook.com/leandrotonettooliveira Leandro Tonetto

    Estou indo para Dublin em abril, vou fechar com essa escola, espero que eu goste e que aprenda o inglês =)
    Estudei inglês em SP e o medo de falar ingles em aula era terrível, espero que isso nao me atrapalhe em Dublin =|

    • http://www.facebook.com/ariellisboasantana Ariel Santana

      Bom dia Leandro estou indo em Março e tenho o mesmo medo.Mais você vai para a MEC ou para NBCA ?

      • Bruno K

        estou indo em fevereiro , e também fechei com a NCBA , confesso que me pegaram de surpresas algumas informações que envolvem a escola, porém ouvi muito elogio a respeito da mesma também!!

        Espero que possa me sair bem na escola apesar das reclamações que envolvem a instituição =D

  • http://www.facebook.com/paola.junqueira Paola Mott Junqueira

    Oi gente! A NCBA é a mesma coisa ou melhor que a MEC? Beijos

    • Natália

      Mesma coisa. Se puder, escolha outra.

  • Irina

    Repensem antes de decidir a escola! Sou estudante da escola MEC e ao chegar aqui recebemos a seguinte informação impressa “Pessoas sob as condições do visto de estudante são legalmente obrigados a um exame externo reconhecido pelo Ministério da Educação – uma taxa de 50 Euros relativa ao exame externo deve ser paga diretamente a escola. Alguém já ouviu falar sobre esta obrigatoriedade?

    Pois, conheço vários estudantes que nunca foram obrigados a fazer nenhum teste ou certificação, até onde sabia certificações são facultativas!
    E quando fechei o contrato com a escola nenhuma informação foi nos passado. Liguei
    para a empresa Acels para verificar se a informação que recebemos na escola era
    verídica – que todas as Instituições que tem esta certificação o aluno é obrigado a pagar a taxa e fazer o teste – e a própria certificadora nos informou que não, NÃO é verdade, é opcional faz quem tem interesse em fazê-lo. Então, a exigência vem da onde, da escola que obrigam seus alunos sem os avisarem antes de fechar o pacote que ainda tem que pagar uma taxa de 50 euros para fazer um teste que não é obrigatório, mas que a escola obriga?! Que política da escola é esta que não avisam os seus alunos e omitem as informações e taxas extras que irá cobrar depois de chegar aqui?! Não aceitando a imposição fomos hoje até a escola conversar com a administradora sobre esta cobrança e simplesmente foi nos dito que ou pagamos a taxa de 50 euros ou não recebemos a
    Apólice do Seguro Saúde, isto mesmo não vamos receber um documento que já
    pagamos e também nos impediriam de frequentar as aulas.

    Bem vindo a escola MEC, a escola que obriga e lhe impõe regras ao chegar aqui e que se você não as aceita o seu direito simplesmente lhe é negado, o direito de receber o que é seu por direito, de receber o serviço que já está pago a mais de seis meses! Simplesmente pagamos ou não recebemos a Carta do Seguro Saúde para podermos tirar o seu GNIB.

  • Eduardo

    Galera alguem sabe me dizer se a NCBA possui o selo ACELS? Obrigado!

  • Poly

    Queria informações atualizadas… A escola melhorou???

  • Rafael Bravo

    Galera alguém conhece ou já ouviu falar da BCT Institute?
    Obrigado.

  • https://www.facebook.com/juliesampaio Julie

    Olá! Verifiquei que a MEC consta no site da ACELS. Alguém tem mais informações atuais sobre a MEC?