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Transporte

Como fazer: Enviando bagagens por container

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Um, dois, três anos em intercâmbio e você resolveu que a tão distante hora de voltar para casa chegou. Agora só falta decidir como colocar anos de vivência no exterior dentro das malas.

Levar suas coisas de volta via aérea para o Brasil é uma tarefa difícil, algumas companhias aéreas permitem somente duas malas de 28 kilos e muitas outras, apenas uma. Já despachar os pertences pelo correio sai caro e não pode ser enviada muita coisa, afinal o correio não é apropriado para deslocamento de mudança. Vem então a terceira opcão da lista, mandar as malas em contâiner por via marítima. O problema é que até agora ninguém soube explicar como.

O E-dublin pesquisou e veio esclarecer pra vocês a pedido da leitora Camila dos Santos Freitas as vantagens e desvantagens em mandar grandes volumes da Europa para o Brasil.
Antes de opinarmos sobre os custos, os meios ou os prazos, nós precisamos conhecer o processo de despacho da carga, documentacão e saber que cuidados tomar com as transportadoras.

A pesquisa foi baseada no site Logística Descomplicada que destrincha o procedimento de cabo a rabo e esclarece pontos importantes sobre o envio.

Você está pronto? Então prepare a caneta e o papel que hoje você vai precisar!

 

  1. Empacotamento, lista de bens e itens proibidos

O primeiro passo sobre o envio é a organizacão da carga. Independentemente do que será mandado, a carga deverá ser embalada em caixas de papelão devidamente identificadas por números. Exemplo: Caixa 1, Caixa 2, Caixa 3 e etc. Se você tiver itens variados, separe pelos cômodos da casa como Cozinha, Banheiro ou Quarto, isso facilitará na organização pessoal e fiscalizacão futura.

Quando vim para a Irlanda, curiosamente a mala de todos os meus housemates foram extraviadas mesmo vindas de diferentes companhias aéreas, por sorte a minha foi a única a chegar no prazo e intacta. Por isso vai o conselho, faça uma declaracão de bens, uma lista descritiva de tudo o que contiver sua mala. Exemplo: Três calcas, Duas camisas, X perfumes, Y sapatos, Z xícaras. Se possível fotografe e estipule o valor total da carga, não precisa ser exato e não muito abaixo, declare o valor em dólares, reais ou como preferir, mas mandando por navio, a declaracão de bens deve ter o valor para a Receita Federal.

Outra dica importante é que o despacho não pode ter valor comercial. Nada de levar 4 Laptops, 3 Câmeras profissionais ou uma vespa para o sobrinho querido. O site Logística Descomplicada dá o exemplo: ” Você mora com sua esposa e tem dois filhos. Logo é admissível que nesta mudança haja 04 Televisores, 02 Computadores ou 04 Aparelhos de som, mas seria correto que ao invés disso, viesse, 08 Televisores, 07 Notebooks ou 10 Aparelhos de som?” Se for configurado que você tentou fazer comércio, o despacho ficará compremetido e será quase impossível retirar, então seja cauteloso, um só item pode comprometer a carga inteira. Portanto, mande sua lista de bens para a transportadora pretendida para que ela verifique a viabilidade da carga, o peso aproximado e os itens proibidos do despacho.

2. Contratando o frete

Todas as transportadoras tem critérios comerciais que precisam ficar claros antes que o viajante contratate o serviço. Tente fugir dos intermediários, eles ofereceram taxas menores na origem, mas na chegada do frete será cobrado handling (Assistencia de passageiros), taxa de siscarga (sistema que controla a entrada e saida de cargas dos portos), desconsolidacão (desagrupamento de diferentes cargas de diferentes destinatários em um mesmo contâiner -feito para baratear os custos-) e uma série de outras cobranças que você provavelmente nunca ouviu falar. Contrate o frete direto, negocie valores, peça por escrito os valores fixos em contrato para o Brasil. Contrate o frete com tudo incluso e formalizado para que você não tenha surpresas.

3. Documentacão

Para que o envio seja seguro, recomenda-se ainda na Irlanda, que você va ao consulado brasileiro e peça a declaração de residência consularizada. Isso faz o cônsul declarar sua residência no país de origem e te livra da junção de vários outros documentos. Você também vai precisar comprovar sua residência no Brasil, uma conta do seu endereço em terras tupiniquins autenticado em cartório serve. Autentique também sua lista de bens assinada em todas as folhas, RG, CPF e  bilhete aéreo de viagem também devem ser apresentados .

4. Liberacão da carga no Brasil

Se você estiver irregular na Receita Federal, regularize sua situacão antes de enviar a carga ou contatar o serviço, do contrário sua carga ficará presa no Brasil e não sera liberada.

Pague antecipadamente por todo o serviço. Isso dará andamento à carga e você também não ficara a mercê da variacão cambial. Tire todas as dúvidas com a transportadora e sempre monitore sua carga.  Agora é sentar e esperar, cada despacho leva de 30 a 60 dias úteis para chegar.

5. Retirada da carga do terminal

Documentacão e carga ok, você precisará do serviço de uma transportadora convencional caso não tenha pago por um pacote que cubra o serviço logístico ate sua cidade.

Considerações

Depois de entendermos o processo de enviar uma carga ao Brasil, entramos em contato com quatro transportadoras que fazem esse servico: KML, Pack and Go, Fortis e Brasil Direct mas até a finalização desta matéria somente obtivemos respostas de duas das companhia, KML e Pack and Go.

As duas transportadoras cotadas fazem o serviço por praticamente o mesmo preço, a diferença está somente na moeda trabalhada. KML cobra em euros na Irlanda enquanto Pack and Go que opera na Inglaterra trabalha com a moeda local, a libra. As duas transportadoras mostraram agilidade às dezenas de e-mails mandados pela redação. Quanto as empresas Fortis (Inglaterra) e Direct Brasil (Bélgica) não puderam ser avaliadas por falta de dados.

Quem usou o serviço

Edilma Alves dos Santos usou o serviço da empresa KML três vezes no último ano e comprova a confiabilidade do serviço. Sendo a última encomenda enviada em Agosto de 2011, ela somente chegou ao seu destino em fevereiro do ano seguinte. Edilma diz que a demora da encomenda se deu a dois fatores: ao tempo que a carga esteve estocada no depósito da empresa (procedimento comum em que as transportadoras esperam completar peso x para poder despachar um contâiner) e quando liberada, era o período natalino. Mesmo com a demora, Edilma diz não ter se preocupado, pois já havia despachado pela mesma companhia outras duas vezes e nunca teve problemas.

Vantagens e desvantagens

O envio marítimo sai na frente em comparacão ao preço cobrado pelo mesmo serviço via correio. Ao contrário de algumas transportadoras que tendem a diminuir o valor. Embora o quilo pelo correio saia a 2,70€ ele aumenta conforme o peso mandado. No final das contas, via correio 10 quilos para o Brasil sai por 80€ (8 euros por quilo) enquanto via maritima o mesmo peso sai a 55,10

A desvantagem sobre os contâiners é o tempo que eles demoram a chegar, alcançando até 60 dias de espera além das restrições que a carga pode conter para que não seja configurado comércio de bens. Vale a pena checar também qual a melhor companhia para o país em que você reside, pois como dito anteriormente, a diferenca pode não estar no valor cobrado pela empresa e sim na moeda cobrada. No caso de residentes de países que não sejam os inclusos na reportagem, vale a pena fazer orçamento nas companhias pesquisadas.

Não podemos ignorar uma outra opcão de mandar suas malas para o Brasil, também por via maritima mas dessa vez em cruzeiros (ja que essa tem sido a opcão mais procurada pelos brasileiros na hora de voltar e mandar seus pertences para casa).

A especificação oficial no site da companhia Royal Caribbean é de até três malas pesando o total de 90 kg, o que já é de grande ajuda na volta para o Brasil.

Normalmente os cruzeiros não saem de Dublin e as malas transportadas por eles não são entregues diretamente em casa. Então mesmo que opte por levar as malas de volta ao Brasil via cruzeiro, saiba que você tera que disponibilizar o serviço de uma transportadora de Dublin ate o local de partida do navio e do porto de destino até a sua casa. Mas antes de contratar uma transportadora, converse com o agente de viagem sobre a possibilidade da sua mala ser levada junto a de outros passageiros até o ponto de partida do navio.

Devido ao astronômico número de bagagens que são levadas dentro do cruzeiro, não existe bagageiro para que todas elas sejam alojadas, portanto cada passageiro leva consigo sua bagagem, sejam elas quantas forem.

Você recebe uma etiqueta colorida com o número da mala, sendo o primeiro número da etiqueta o indicativo do andar para o qual sua mala deve ser levada. Uma das taxas que você paga indo de navio é a taxa portuária, que fica para o porto de origem. Os funcionários do porto em questão levam sua mala e a de centena de outros passageiros para o primeiro andar do navio, depois a própria tripulacão distribui as malas de acordo com o andar e as cabines.

Um dia antes de chegar ao porto de destino, serão distribuidas outras etiquetas que deverão ser coladas pelos passageiros e as malas colocadas para fora da cabine. A tripulação do navio leva as malas ate o 1º andar e a equipe portuária levará as bagagens até a receita federal.

Chegando ao galpão, você vai procurar sua mala pelo setor de cor onde ela se encontra (indicado na etiqueta). Encontrou a maioria, mas falta uma? De uma olhada entre as malas sem etiquetas e o setor de malas apreendidas pelos fiscais. Se a mala estiver em poder dos fiscais, facilite para que eles também possam olhar as malas já coletadas. Caso seja confirmado bens acima de  500 dolares é calculado o imposto e ja é pago na hora.

Dicas

O conselho que fica para sua encomenda, seja qual for o meio em que ela for enviada, é de não tentar ultrapassar o limite de itens permitidos. Na Receita Federal é estipulado um limite que deve ser respeitado em qualquer tipo de entrega. Se for configurado que você tentou “passar a perna” na Receita, eles cumprirão os procedimentos habituais, afinal esse é o trabalho deles, então nada de achar que existe um jeitinho de passar.

Trate seu envio com seriedade e faça tudo com antecedência, não adianta fazer a listagem aos 45 minutos do segundo tempo e querer que a transportadora, o navio ou os caminhões façam milagre para que sua carga chegue a tempo.

Resolvido o mistério, agora e só escolher o meio que sua mudança vai chegar ao Brasil.

 

Agradecimentos:
Geisa Guidony (Pack and Go)
João F. Ribeiro (KML – [email protected])
Paulo Till (Agente de viagem)
Logística Descomplicada

*O taxa de empacotamento feita pela empresa Pack and Go em que a 1ª hora é gratuita e a segunda feita por 30£/h é válida somente na Inglaterra.

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por Colaborador E-Dublin em 9/07/2012

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  • Karmen marcelino

    disseram me que tem uma mafia muito grandes nos porto?? é verdade alguem me responde.

    • Natália

      Não sei se há máfia em relação a bagagem desacompanhada(que deve ter!), mas em 2012 houveram alguns escândalos e operações da Receita Federal, incluindo contêiner de lixo hospitalar(há impedimento da importação desse tipo de material pela ANVISA, sendo considerado crime contra a saúde pública e infração sanitária) apreendido no Porto de Suape, em Pernambuco, com classificação fiscal de “tecidos com defeito”, por exemplo.
      Pouco depois do ocorrido, houveram duas operações significativas. A primeira foi a “Operação black Ops”, uma operação conjunta da Policia Federal e a Receita Federal destinada a desarticular uma quadrilha que exportava carros usados dos Estados Unidos para o Brasil como se fossem novos, já que a entrada de carros usados(tirando os veículos de colecionador, com mais de 30 anos de fabricação) é impedida pela SECEX.
      Depois, tivemos a Operação Maré Vermelha, que foi um caos nos portos. O objetivo era coagir o comércio desleal e encontrar possíveis fraudes, triangulações, subfaturamento, classificação fiscal falsa, ou qualquer coisa que atrapalhasse a produção nacional e também enrijecer a fiscalização aduaneira. O que fizeram? Pararam quase tudo que chegava nos portos pra fiscalizar. Agora imagina o atraso que isso foi, armazéns lotados, gente chorando com carga atrasada, uma loucura!

  • Tamara Lorena

     Olá Karmen!

    Eu particularmente nunca ouvi falar de nenhum caso desse tipo, mas pode ter sim. O negócio, como dito acima é que com máfia ou não voce leve toda a documentacao certinha condizendo com o que trouxer pra não ter problemas.

    Um abraço.

    ;)

  • Fabiane Netto

    Nossa! Esse post salvou minha vida!kkk

    Pessoal, só uma duvida:Saindo de Dublin, vou passar mais ou menos 3 meses na China, ou seja, pode ser que a carga chegue antes de mim ao Brasil. A questao é: Somente eu posso retirar essa carga ou meu procurador legal pode faze-lo desde que eu coloque os dados dele para a retirada? Ou ainda, caso chegue antes, tem um prazo limite para permanecer no deposito ate que eu retire? Beijos e Obrigada!

    • Natália

      Sim, há um prazo de 90 para o desembaraço antes que se dê o perdimento. Além disso, a diária de armazenagem no depósito não é barata, assim como a demurrage(free time excedido com para ‘aluguel’ do contêiner). Mesmo que você esteja no Brasil, não é necessário que você esteja presente para retirada. O ideal é contratar o serviço de despacho aduaneiro(em inglês é custom clearance) que fará a nacionalização da sua carga e entrará em contato com o porto, enviará a documentação necessária pra lá, informará o nome e CPF da pessoa que fará a coleta, como também a placa do carro que buscará as coisas, de acordo com sua orientação.
      Minha dica é que você escolha uma empresa que tenha rastreador, assim você pode acompanhar sua bagagem.

      Boa sorte!

  • Big123bolha

    se eu tenho uma moto de porte grande  fica caro para manda para o brasil

    • Natália

      Não é possível fazer a importação, para o Brasil, de automotivos usados, a não ser que seja de colecionador. Há impedimento do SECEX.

  • Thaisrivelle

     Gostaria de mandar uma televisao , uma geladeira , um fogao e uma maquina de lavar sai caro para enviar da Inglaterra para o Brasil

    • http://www.facebook.com/charlie.bezerra.3 Charlie Bezerra

      Oi Thais,
      Estou procurando alguem para dividir um container pro Brasil. Se te interessar me contacta, por favor ([email protected]). Obrigado.

      • Natália

        Gente,

        Essa empresa aqui http://www.emeraldfreight.com/ tem rastreamento e dá pra fazer a cotação de frete no próprio site. Tem só que ver se eles fazem bagagem desacompanhada.

        Boa sorte!

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=100000365749430 Dalva Ramaldes

    Preciso enviar 3 malas grandes de Dover para Dublin. Me indica uma transportadora que faça isto , com escritório em Dover?

  • prado

    que lixo de empresa cm essa propaganda enganosa .
    morei em londres 4 anos trabalhei cm mecanico de motos
    contratei essa pack and go pr mudança dos meus bens incluindo
    minhas ferramentas de trabalho ja se passo 2 anos e nao vi nada ate agora
    esse foi maior prejuizo da minha vida ..hj nao tenho ferramentas pr trabalhar todo
    meu investimento considero perdido e nao fui indenizado por isso ..

  • david

    quando em 2013//?

  • Natália

    Gente, todo mundo pensa que é bicho de sete cabeças, mas não é.

    Trabalho com comércio exterior e, no Brasil, fiz alguns processos de mudança, sem qualquer stress.
    No Brasil, na prática, infelizmente muda a dinâmica e necessidades documentais de porto pra porto, mas as que fiz só precisou pra desembaraçar aqui a passagem de volta para o brasil do dono da bagagem, a fatura com a descrição dos itens, e alguma conta ou documento que comprovasse a estadia nos últimos 12 meses no país. Além de alguns formulários que a própria receita pede.
    O que é complicado é que as pessoas tentam fazer sem pesquisar nada a respeito e acabam sendo enroladas.

    Optem por empresas que tem rastreamento(muitos agentes de carga têm), não fechem a mão pra pagar o seguro – Não é só questão de extravio, o navio pode afundar, o contêiner pode tombar no porto, pode ser saqueado em algum transbordo, ah é tanta coisa! Melhor pagar o seguro e ser ressarcido se houver alguma coisa – peçam deadlines pra empresa que você tá contratando, peça o tracking, acompanhe sempre ligando e perguntando onde está, quando vai embarcar, quanto tempo é de trânsito. Desde a saída, contrate logo o serviço de despacho aduaneiro(o serviço que vai tirar, documentalmente, sua carga do porto e nacionalizá-la, é o que chamamos de desembaraço) e pegue o contato da pessoa que será responsável no Brasil. A empresa de origem SEMPRE tem o contato do destino, são empresas vinculadas, uma é representante da outra.

    Pesquisem e sejam chatos! :)

    Beijos.

  • http://www.facebook.com/lena.daluz Lena da Luz

    gostaria de saber se alguem aki sabe quantos se paga de taxa para retirar a mudança do container no brasil?pois estou alugando um container da italia atè sc..

  • Isis Sampaio

    Natália estou morando aqui em Dublin já faz uns 2 nos e estou voltando agora em maio.
    Estou precisando de ajuda qual a transportadora que eu entro em contato aqui? e por onde começa? me ajuda por favor muito obrigada

  • Roberto Wolff Monteiro

    Natália, boa tarde, já vi que você é a pessoa mais informada aqui, então peço sua ajuda.
    Pretendo viajar pela Europa no ano que vem e estava pensando em alugar uma moto para viajar por vários países, mas um amigo meu, que gostaria de fazer esta viajem comigo, disse que seria mais econômico se a gente levasse nossas motos daqui para lá.
    Então pergunto: Você sabe como poderíamos fazer isto? Qual o custo (aproximado)? E com quem teríamos que entrar em contato para fazer esta transação?
    Muito obrigado pela sua ajuda.
    Roberto

  • Karine

    Olá….é muito mais caro se pagarmos excesso de bagagem na cia aerea?

    • Ávany Franca

      Olá Karine.. o valor de uma mala extra costuma custar entre 100 e 120 euros dependendo da cia aérea…e o valor por quilo extra costuma ser carinho também… no último caso considere correios, pois costuma ser mais barato que pagar excesso.

  • Cláudio Guimarães

    Bom dia, Boa tarde ou Boa noite,
    eu sou despachante aduaneiro há mais de 25 no Porto de Santos e posso dizer que existe muito preconceito em relação as operações e as formas de liberação de mercadorias. Hoje o que acontece é que muitas pessoas quando pretendem voltar ao Brasil acabam não lendo as leis aduaneiras que hoje estão publicadas na Internet para todos os cidadãos lerem e entenderem e questionarem com o agente fiscalizador no momento da liberação dos seus objetos e mercadorias.
    Também no site da Receita Federal diz quais os produtos e objetos que cada pessoa pode trazer como bagagem desacompanhada e de que forma liberar caso o produto não seja caracterizado como bagagem.
    Infelizmente, por ser o maior Porto da América do Sul, existem profissionais mal qualificados, mal intencionados, que buscam pessoas que querem a facilidade, o jeitinho “brasileiro” e levar vantagens de qualquer forma. Quando isso não dá certo e acabam dizendo que o Porto é corrupto. Basta ver o que aconteceu nos Estados Unidos e hoje acontece na Europa, brasileiros ainda continuam enviando caixas, que a Receita Federal e a Polícia disse que é proibido, mas mesmo assim para diminuir custo vão e entregam os seus bens na mão de empresa que vendem na internet que as caixas vão chegar no Brasil.
    Sobre o lixo que chegou no Brasil, infelizmente as empresas fornecedoras de produtos recicláveis na Europa especificamente no Reino Unido e na Espanha colocaram lixo nos contêineres e enviaram para o Brasil em diversos Portos: Itajaí, Rio Grande, Suape e Santos, infelizmente os compradores brasileiros não conheciam direito os fornecedores e acabaram pagando o preço.
    Lembro que todos esses abusos não é culpa do Porto de Santos, aqui existem bons profissionais e com o tempo que for corrupto não fará mais parte do meio profissional.
    Tentem procurar um profissional que oriente fazer o correto. Se a Receita Federal exige que todos os documentos sejam autenticados, cumpra. Se for necessário se apresentar na Receita Federal, venha. Mas antes conheça todas as leis e normas.
    Apenas procure um profissional qualificado, ouça as explicações antes de pensar que todos os profissionais vão engana-los.
    Até mais
    Cláudio Guimarães
    [email protected]

  • Douglas Braga de Alencar

    Bom dia!

    Gostaria de saber sobre o caminho inverso…

    Pretendo me mudar com a esposa e duas filhas para a Irlanda a partir de janeiro de 2014, como faço para mandar as minhas coisas aqui do Brasil para lá?

    Obrigado.

  • neusa
  • Natália

    Olá,
    preciso despachar roupas usadas da Suiça para o Brasil, alguém pode me indicar a melhor opção, bem como o contato, caso seja transportadora :
    Desde já grata !

  • Fernando SÃO THIAGO

    Preciso transportar essa caixa de 26 Kilos para o Brasil. Qual a melhor maneira?

  • Leandro Tonetto

    Queria saber o seguinte, to morando na Irlanda ja faz 1 ano e meio, comprei um computador, como fazer para levar de volta para o Brasil quando eu voltar? Qual melhor meio? Desmontar e levar as peças todas na mala? Me ajudem =)