E-Dublin - O maior site de dicas de Intercâmbio na Irlanda, Trabalhar e Estudar na Irlanda, Trabalhar e Estudar na Europa, vistos para morar na Irlanda e Europa. Dicas de intercâmbio, trabalho no exterior, cursos de idiomas no exterior, trabalho na Irlanda, cultura irlandesa e vistos de trabalho

documentos, Transporte

Como tirar a Carteira de Habilitação para Dirigir na Irlanda

Reprodução: cartoonstock.com

Olá Pessoal!

Estou aqui novamente para passar um pouco de informação que adquiri nestes anos morando na Ilha da Esmeralda. O post que farei será sobre como tirar a carteira de habilitação para dirigir na Irlanda.

Antes de fazer qualquer coisa, analise se você realmente precisará de uma. Os brasileiros podem dirigir na Irlanda usando a habilitação brasileira, mas isto seria dirigir apenas carros alugados, pois as locadoras aceitam sua habilitação brasileira.

Caso você consiga um emprego do qual precise dirigir, eles exigirão uma habilitação irlandêsa ou a internacional, esta exigência se deve ao seguro, que é obrigatório o empregador te incluir nele. Neste ponto temos dois pontos complicadores:

  1. Não é possível tirar uma habilitação irlandêsa em menos de 6 meses (salvo se o empregador enviar uma carta solicitando o adiantamento do processo, mesmo assim pode demorar um pouco).
  2. Nem todas as seguradoras aceitam sua habilitação internacional e as que aceitam cobram um valor bem mais alto que o padrão.

Na Irlanda é obrigatório ter seguro, e o seguro não é do carro e sim da pessoa. Então você não pode dirigir o carro do seu amigo, mesmo que o carro do seu amigo esteja segurado, o seguro valerá apenas para os nomes constantes na apólice, por isto que no momento de ser contratado o empregador deverá incluir seu nome no seguro.

Caso uma pessoa seja pega sem seguro, a multa pode ser de até 2500 euros e 2 anos de suspensão do direito de dirigir. Mais informações sobre isto no site Citizens Information.

Se você tem a intenção de morar na Irlanda por mais de um ano, é bem recomendado que tire sua habilitação irlandesa para abrir mais portas de emprego.

O primeiro passo é se aplicar a Learning Driving Permit, está habilitação é de aprendiz e também conhecida como habilitação provisória.

Para obter esta habilitação, basta fazer um teste teórico que consiste em 40 perguntas e você precisa acertar 35 delas. Existem CDs e livros com simulados desta prova para comprar. As perguntas são bem sugestivas e para quem já dirige há algum tempo não terá dificuldade com ele, mas é importante estudar, pois tem perguntas sobre como dirigir na neve que não é algo comum para brasileiros e precisa ser aprendido.

Segundo as regras, para se aplicar a Learning Driving Permit é necessário ser residente na Irlanda há pelo menos 185 dias, mas conheço brasileiros que fizeram ela antes disto sem problemas.

Para fazer o teste, basta entrar no site Driver Theory Test e agendar um data, pagar o valor referente que é de €35.60 e apresentar um exame de vista, que pode ser feito em qualquer ótica.

O resultado do teste sai na hora e a habilitação de Learning chega em até duas semanas na sua casa. Para dirigir com esta habilitação você precisará seguir duas regras:

  1. Ter um adesivo [ L ] colocado no vidro do carro.
  2. Ter alguém que possui a Full Driving License do seu lado.

“Mas o que é Full Driving License?” É o próximo passo..

Após tirar a sua Learning Driving Permit, você supostamente estará aprendendo à dirigir e pode fazer isto pelas ruas de Dublin, só não pode dirigir em Motorway (rodovias, tipo BR).

Depois de 6 meses de treinamento, você pode se aplicar à Full Driving License que seria sua habilitação definitiva. É possível se aplicar à ela antes se o seu empregador enviar uma carta para o órgão responsável dizendo que precisa que você dirige, neste caso você passará na frente dos outros.

Mas seguindo o processo normal, após 6 meses você pode entrar no site Road Safety Authority e se agendar seu teste prático.

Não é obrigatório fazer aula em auto-escola, mas é recomendado pegar algumas aulas particulares antes de fazer o teste, pois eles não dirigem exatamente como no Brasil e um simples costume seu pode fazer você reprovar no teste. As aulas custam em torno de 30 euros por hora. Existem DVDs que ensinam as regras do teste prático e dão muitas dicas interessantes.

O teste prático é basicamente assim: Você vai até o escritório onde foi agendado o teste, uma avaliador te acompanha até o seu carro (se você tiver um) e começa o teste perguntando algumas coisas sobre o motor (água, óleo, etc) e em seguida vocês saem para uma volta pela cidade.

O roteiro não é sabido, o avaliador decide na hora para onde ele quer que você vire ou não. Durante o percurso ele pedirá para estacionar em algum lugar íngrime, dar meia volta em uma rua estreita e virar uma esquina de ré (olhando para trás!). Dura em torno de 40 minutos.

O mais difícil na minha opinião são:

- Dirigir do lado direito e trocar marcha com a mão esquerda (isto você acostuma, com o tempo não percebe mais).

- Entrar na pista correta em uma rotatória (roundabout).

- Olhar para trás constantemente, eles exigem que você olhe para trás em diversas situações, que no Brasil não olharíamos, apenas usaríamos o retrovisor. É super comum ver pessoas aqui dirigindo com os retrovisores do carro fechados, imagino que eles aprenderam a olhar para trás e esquecem que existe um espelho alí. Se você não reparou nisto ainda, começe a notar.

- Usar “corretamente” a embreagem, só devemos pisar na embreagem quando o carro estiver praticamente parado e fazer isto antes seria incorreto, o termo para este erro é clutching.

Sabia que se você reprovar no teste, pode voltar para casa dirigindo seu carro?!! Pois é, aqui é possível fazer isto desde que tenha alguém do seu lado com a Full Driving License.

O teste prático não é difícil, mas tenho que confessar que já tentei 2x e não passei!!! Mesmo assim acho que não é difícil, a motorista aqui que é ruim mesmo :(

Bom, é isto. Se tiver alguma dúvida referente ao assunto, só postar um comentário.

Posts relacionados

Primeiro dia de aula em Dublin / Irlanda
E-Dublin TV - Andando de bike na Irlanda
Quanto custa manter um carro na Irlanda?
E-Dublin News #215 Dublin Bikes vai ganhar novas estações

por Edu Giansante em 16/06/2010

fullbanner_orcamento
LondonCon-pacotes-promocionais
  • http://www.cosmetics-mac.com/ cheap mac cosmetics

    Sabia que se você reprovar no teste, pode voltar para casa dirigindo seu carro?!! Pois é, aqui é possível fazer isto desde que tenha alguém do seu lado com a Full Driving License.

  • Roberto

    Muito bom, parabéns pela clareza, eu gostaria de saber quanto tempo de atividade e uso diário do carro você tem??

    Não tome como nada pessoal, apenas pra eu me situar, pois quem usa pouco o carro ou não constantemenet realmente tem menos prática.

    • Poliana

      Oi Roberto!

      Eu dirijo muito pouco mesmo, somente nos fins de semana para fazer supermados, etc. Com certeza isto é um dos motivos por nao ter conseguido.

      Meu marido que dirige diariamente, fez o teste após um ano dirigindo na Irlanda, e passou na primeira =)

      abs..
      Poli

  • Julio Diana

    Oi Poliana,

    Parabéns pelo post, ótimas dicas e esclareceu tudo que eu queria saber sobre a carteira, será que teria como fazer um post depois tipo “comprando o primeiro carro na Irlanda” só pra gente saber como é o procedimento, quais taxas a pagar, se tem que transferir o carro, sobre o seguro, se é só comprar e levar pra casa, essas coisas, hehe se não for pedir muito é claro. Valeu demais.

  • http://leomf.com Leonardo

    Então, vc tirando a learning permit vc pode dirigir somente com uma pessoa que tenha a full license do lado? Que coisa, assim fica difícil!

  • http://bypoliana.blogspot.com/ Poliana

    Oi Julio, vou fazer um post sobre comprar um carro sim, pode aguardar!!

    Oi Leonardo, sim tem que ter alguém que sabe do seu lado..afinal vc esta supostamente aprendendo e para isto tem que ter alguem te ensinando.

    bjos

  • http://www.funnyhilariousquotes.com/ hilarious quotes

    Excellent article friend….

  • http://www.innesco.com.br tiago celedonioa

    Olá! Estamos organizando uma viagem para Irlanda e vi diversas informações divergentes em sites e blogs sobre a questão da carteira internacional. Como não encontrei informação precisa no DETRAN e achei o teu texto bastante elucidativo, queria confirmar contigo se realmente não precisamos tirar a carteira internacional, uma vez que pretendemos alugar um carro e viajar pelo interior da Irlanda.

    • http://bypoliana.blogspot.com/ Poliana

      Tiago, nao precisa tirar carteira internacional. Sua habilitacao do Brasil valerá por um ano.
      abs

  • http://igor igor luan dias morais fiqueredo

    oi fasa

  • Silvia

    Eu to tirando a carteira irlandesa, ja tirei a provisoria, agora tenho a pratica em dezembro… vc tem alguma indicacao de algum instrutor com quem eu pudesse fazer umas aulas praticas? Obrigada Silvia

  • Viviane Oliveira

    Qual é o valor médio do combustível na Irlanda?

  • rodolfo souza

    ola,certo,eu tirei a PID (permissao internacional para dirigir),eu estava pensando em comprar um carro e talvez até trabalhar com ele,e pelo q entendi isso não sera possivel neh??

  • Vivianny

    Ola,

    Gostaria de saber os valores de todas as taxas que devem ser pagas anualmente ale do valor do combustivel na Irlanda

    Obrigada

    Vivianny

  • jorge

    olá…

    pra quem pretende ficar em um período de superior de 1 ano é recomendável ja tirar a carteira de motorista no Brasil
    ou tanto faz???

    abraços!!!

  • Ana Paula Toniolo

    Olá, Obrigada vc esclareceu várias dúvidas mas,ainda resta uma,entao,Com a carteira de abilitaçao feita na Irlanda posso dirigir só na Irlanda ou em mais Países?

    • Avanyavany

      Ola Paula

      Pode sim…na Europa existe um acordo chamado ‘mutual recognition’ e o melhor e que a carteira irlandesa tera a mesmo tempo de validade internacionalmente. Ou seja, pelo menos transitando pela Europa voce nao precisa se preocupar com carteira internacional, tendo a lisenca definitiva irlandesa.

  • rosani

    ola,Poliana voce pode me falar se posso trocar minha carteira irlandesa por uma rasileira quando eu voltar para o rasil???

  • Henrique Lima

    Alguém sabe me informar como é o processo para motos? se é o mesmo, se com a minha brasileira posso ter uma moto… etc

  • Pingback: E a minha carteira de motorista? Como fica? | EuroXperience

  • Clau Prado

    Alguem sabe me inflormar se e possivel trocar a habilitacao Portuguesa pela Irlandesa, sem passar por todo esse processo?

  • ELVIS DANIEL

    Pq eles pedem tanto que olhe para tras? Ja que é tão arriscado tirar a vista.

  • Taina_marcela12

    xauu pra quen fica
     

  • Pinheiro Fonseca

    Olá, preciso de uma informação a respeito do assunto: tirar carteira de motorista na Irlanda. Bom, explico minha situação… sou brasileiro, sem carteira de motorista (não sei dirigir) e resido em Paris… Aqui o custo pra se tirar uma carteira é altíssimo, o trânsito caótico (para as aulas práticas) e o nível de aprovação é baixíssimo. Dentro de alguns dias embarco para Cork para um intercâmbio de um ano acadêmico (setembro 2012/junho 2013). Aparentemente, o custo para tirar a carteira é baratíssimo (incluindo aulas práticas) comparando-se com Paris, e por esse motivo, que estou pensando em tirar minha carteira na Irlanda. Você(s) acham que essa possibilidade existe? Estava super empolgado mas lendo mais aprofundamente a respeito me pareceu algo complicado pois tem que morar 185 dias mínimo em cada ano para a carteira provisória e esperar seis meses para a definitiva. A pergunta é simples: será que em junho de 2013 voltarei pra França com a minha carteira de motorista? Valeu e Parabéns por colocar essa enciclopédia irlandesa on line…. Diogo.

    • Avanyavany

      Ola Pinheiro

      Tudo bem..coincidentemente estamos um com texto agendado obre o assunto, atualizando este que voce acaba de ler. O custo da carteira aqui hoje fica em torno de 140 euros, sem as aulas com instrutores regulamentados e voce nao precisa dirigir para receber a carteira provisoria… Como vc pretende ficar um ano por aqui, sera tempo suficiente para fazer a carteira provisoria e tentar a definitiva antes do seu intercambio acabar. Leia o post de amanha sobre o assunto! Abracos. Avany

  • Henriquelima

    Qual o processo para carteira de moto e valores de seguro!?!?
    Thanks

  • http://www.businessforsale.ie/ Ireland Business for Sale

    Yes, its right that in Europe there is an agreement called ‘mutual recognition’ and the best
    Irish and the portfolio will have the same expiration time
    internationally.

  • Marvin RS

    Gostaria de comprar um carro na Irlanda, eu ja possuo carteira internacional posso usar ela? Se sim por quanto? Se nao qual modelo de carteira Irlandesa devo fazer??
    Atenciosamente Obrigado!!

    • avany

      Marvin, a carteira internacional brasileira tem validade de um ano na Irlanda. Apos este periodo vc precisa passar pelo processo irlandes!!!

  • Nanda

    Olá!
    Parabéns pelo post!

    Você escreve a respeito da Full Drive license : “É possível se aplicar à ela antes se o seu empregador enviar uma carta para o órgão responsável dizendo que precisa que você dirige, neste caso você passará na frente dos outros.”

    O que deveria constar nesta carta que meu empregador pode enviar. E qual seria o órgão responsável?
    Poderia a carta ser enviada por e-mail ou deve ser postada?
    Desde já agradeço!
    Nanda

  • Julio Itamar

    Bom dia, eu gostaria de saber sobre o processo de habilitação para motos e se no caso de scooter preciso de habilitação?Pergunto isto pois na Nova Zelândia aonde fiz intercâmbio não era necessária habilitação, fico no aguardo , obrigado!

  • Ana Luiza

    Boa noite! Gostaria de saber se aquela habilitação internacional que pode ser tirada no detran em São Paulo não é válida na Irlanda. Isso não seria o mesmo que full drive license?

  • Pedro

    Fiquei com uma duvida apos passar no teste teorico e conseguir a carteira provisoria , eu somente posso dirigir com uma pessoa autorizada do meu lado ?

    • Ávany França

      Sim, a regulamentação é clara, você precisa ter ao seu lado alguém com carteira full!