Documentos

Como tirar a Carteira de Habilitação para Dirigir na Irlanda

Edu Giansante postou em 16 jun 2010

Reprodução: cartoonstock.com

Olá Pessoal!

Estou aqui novamente para passar um pouco de informação que adquiri nestes anos morando na Ilha da Esmeralda. O post que farei será sobre como tirar a carteira de habilitação para dirigir na Irlanda.

Antes de fazer qualquer coisa, analise se você realmente precisará de uma. Os brasileiros podem dirigir na Irlanda usando a habilitação brasileira, mas isto seria dirigir apenas carros alugados, pois as locadoras aceitam sua habilitação brasileira.

Caso você consiga um emprego do qual precise dirigir, eles exigirão uma habilitação irlandêsa ou a internacional, esta exigência se deve ao seguro, que é obrigatório o empregador te incluir nele. Neste ponto temos dois pontos complicadores:

  1. Não é possível tirar uma habilitação irlandêsa em menos de 6 meses (salvo se o empregador enviar uma carta solicitando o adiantamento do processo, mesmo assim pode demorar um pouco).
  2. Nem todas as seguradoras aceitam sua habilitação internacional e as que aceitam cobram um valor bem mais alto que o padrão.

Na Irlanda é obrigatório ter seguro, e o seguro não é do carro e sim da pessoa. Então você não pode dirigir o carro do seu amigo, mesmo que o carro do seu amigo esteja segurado, o seguro valerá apenas para os nomes constantes na apólice, por isto que no momento de ser contratado o empregador deverá incluir seu nome no seguro.

Caso uma pessoa seja pega sem seguro, a multa pode ser de até 2500 euros e 2 anos de suspensão do direito de dirigir. Mais informações sobre isto no site Citizens Information.

Se você tem a intenção de morar na Irlanda por mais de um ano, é bem recomendado que tire sua habilitação irlandesa para abrir mais portas de emprego.

O primeiro passo é se aplicar a Learning Driving Permit, está habilitação é de aprendiz e também conhecida como habilitação provisória.

Para obter esta habilitação, basta fazer um teste teórico que consiste em 40 perguntas e você precisa acertar 35 delas. Existem CDs e livros com simulados desta prova para comprar. As perguntas são bem sugestivas e para quem já dirige há algum tempo não terá dificuldade com ele, mas é importante estudar, pois tem perguntas sobre como dirigir na neve que não é algo comum para brasileiros e precisa ser aprendido.

Segundo as regras, para se aplicar a Learning Driving Permit é necessário ser residente na Irlanda há pelo menos 185 dias, mas conheço brasileiros que fizeram ela antes disto sem problemas.

Para fazer o teste, basta entrar no site Driver Theory Test e agendar um data, pagar o valor referente que é de €35.60 e apresentar um exame de vista, que pode ser feito em qualquer ótica.

O resultado do teste sai na hora e a habilitação de Learning chega em até duas semanas na sua casa. Para dirigir com esta habilitação você precisará seguir duas regras:

  1. Ter um adesivo [ L ] colocado no vidro do carro.
  2. Ter alguém que possui a Full Driving License do seu lado.

“Mas o que é Full Driving License?” É o próximo passo..

Após tirar a sua Learning Driving Permit, você supostamente estará aprendendo à dirigir e pode fazer isto pelas ruas de Dublin, só não pode dirigir em Motorway (rodovias, tipo BR).

Depois de 6 meses de treinamento, você pode se aplicar à Full Driving License que seria sua habilitação definitiva. É possível se aplicar à ela antes se o seu empregador enviar uma carta para o órgão responsável dizendo que precisa que você dirige, neste caso você passará na frente dos outros.

Mas seguindo o processo normal, após 6 meses você pode entrar no site Road Safety Authority e se agendar seu teste prático.

Não é obrigatório fazer aula em auto-escola, mas é recomendado pegar algumas aulas particulares antes de fazer o teste, pois eles não dirigem exatamente como no Brasil e um simples costume seu pode fazer você reprovar no teste. As aulas custam em torno de 30 euros por hora. Existem DVDs que ensinam as regras do teste prático e dão muitas dicas interessantes.

O teste prático é basicamente assim: Você vai até o escritório onde foi agendado o teste, uma avaliador te acompanha até o seu carro (se você tiver um) e começa o teste perguntando algumas coisas sobre o motor (água, óleo, etc) e em seguida vocês saem para uma volta pela cidade.

O roteiro não é sabido, o avaliador decide na hora para onde ele quer que você vire ou não. Durante o percurso ele pedirá para estacionar em algum lugar íngrime, dar meia volta em uma rua estreita e virar uma esquina de ré (olhando para trás!). Dura em torno de 40 minutos.

O mais difícil na minha opinião são:

– Dirigir do lado direito e trocar marcha com a mão esquerda (isto você acostuma, com o tempo não percebe mais).

– Entrar na pista correta em uma rotatória (roundabout).

– Olhar para trás constantemente, eles exigem que você olhe para trás em diversas situações, que no Brasil não olharíamos, apenas usaríamos o retrovisor. É super comum ver pessoas aqui dirigindo com os retrovisores do carro fechados, imagino que eles aprenderam a olhar para trás e esquecem que existe um espelho alí. Se você não reparou nisto ainda, começe a notar.

– Usar “corretamente” a embreagem, só devemos pisar na embreagem quando o carro estiver praticamente parado e fazer isto antes seria incorreto, o termo para este erro é clutching.

Sabia que se você reprovar no teste, pode voltar para casa dirigindo seu carro?!! Pois é, aqui é possível fazer isto desde que tenha alguém do seu lado com a Full Driving License.

O teste prático não é difícil, mas tenho que confessar que já tentei 2x e não passei!!! Mesmo assim acho que não é difícil, a motorista aqui que é ruim mesmo :(

Bom, é isto. Se tiver alguma dúvida referente ao assunto, só postar um comentário.

Sobre o Autor


Edu Giansante

Fundador e CEO do E-Dublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

comments powered by Disqus

Recentes e populares

Como alugar

Alugando carro na Irlanda

8 meses atrás, por Edu Giansante
Cultura

Nova lei de trânsito: Se beber nao dirija

3 anos atrás, por Ávany França
Transporte

Você Sabia? Carros tunados…

6 anos atrás, por Edu Giansante