E agora? Pílula do dia seguinte

E agora? Pílula do dia seguinte

Carol Braziel

9 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Está aí um assunto delicado, porém recorrente nos tópicos dos grupos no Facebook e em nosso forum: A pílula do dia seguinte!

Créditos: Pixabay.

Créditos: Pixabay

A sua utilização ainda é vista com certo preconceito por algumas pessoas. No entanto, é importante ter em mente que não adianta achar que nunca acontecerá com você ou algum amigo próximo. Ou ainda, que isso só ocorre com quem pratica sexo inseguro. A verdade é que o contraceptivo de emergência pode ser necessário pelo simples fato, por exemplo, do preservativo estourar. Por isso esse post surge para tirar algumas dúvidas de forma que você, intercambista, em caso de algum acidente de percurso, saiba como conseguir a pílula do dia seguinte na Irlanda.

Existe a pílula do dia seguinte na Irlanda? É de fácil acesso?

Sim! Elas são chamadas de emergency contraception ou morning/day after pill. A boa notícia é que, ao contrário de grande parte dos medicamentos vendidos na Irlanda, para comprá-la não há necessidade de prescrição médica. O problema? O preço! Elas custam entre 20 e 50 euros.

Consigo comprar nas farmácias sem receita?

Sim! Não há problema algum. Quando você chegar à farmácia basta dizer que precisa de uma morning/day after pill. O(a) farmacêutico(a) responsável irá fazer uma entrevista rápida perguntando se você tem alguma condição médica mais grave, quando foi sua última menstruação, se você já fez uso da pílula do dia seguinte durante seu último ciclo e quanto tempo faz que você teve sua última relação (quando ocorreu o acidente), além de outras perguntas simples.

Só consigo comprar nas farmácias ou existem alternativas mais baratas? 

Que os brasileiros se ajudam isso não é novidade, assim como também encontram alternativas para quase todos os problemas que encontramos por aqui. E isso inclui o método contraceptivo em questão. Nas redes sociais podemos encontrar um pouco de tudo à venda, e isso inclui os anticoncepcionais! Portanto, em caso de uma emergência vale fazer uma busca nas muitas comunidades de brasileiros. Isso acontece porque alguns brasileiros já trazem uma quantidade extra do produto em sua mala e aproveitam para revender. Anticoncepcionais e pílulas do dia seguinte são encontrados a preços que variam de 8 à 15 euros.

A prevenção é sempre a melhor opção

Vale lembrar que a pílula do dia seguinte não protege contra possíveis doenças sexualmente transmissíveis. Então tenha consciência e não abandone os métodos contraceptivos tradicionais. E para reforçar a importância de se prevenir sexualmente, esse artigo traz algumas informações extras de como ter acesso aos métodos contraceptivos em solo verde.

Anticoncepcionais

Por aqui, você não conseguirá comprá-los sem prescrição médica. Mesmo se você trouxer uma receita do Brasil, ainda que escrita em inglês, ela não terá validade. A sugestão? Vá ao seu ginecologista antes de embarcar, faça um check-up e aproveite para pedir uma receita considerando quantas caixinhas precisará trazer. Se ficará 6 meses, a receita deverá conter a solicitação de 6 caixinhas. Sairá mais em conta comprar ainda no Brasil e você garantirá segurança por todo o período do intercâmbio.

Bom, e se a imigração achar estranho o fato de você chegar com tantos remedios? Lembre-se sempre de carregar consigo a receita médica e explique que a quantidade em questão é exatamente o que você precisará para o periodo no exterior. Por via das dúvidas, embarque sempre os medicamentos na bagagem despachada, pois reduzirá os riscos de ter que dar explicações.

Mas, e se eu não trouxe do Brasil e precisar por aqui? Pois é, esta é uma das desvantagens nesse sentido. Para conseguir a receita médica você terá que desembolsar pelo menos 50 euros. Fazendo as contas em um ano de intercâmbio, se você precisar ir ao medico para ter a receita pelo menos duas vezes ao ano (geralmente as receitas são para 6 caixas), terá que investir mais do que se tivesse trazido do Brasil.

Preservativos

Eles são facilmente encontradas nos supermercados e farmácias do país. No entanto, o preço pode ser bem salgado. Dependendo da marca que escolher, uma caixinha pode variar de 5 à 20 euros. Isso mesmo, pessoal! E sabe aquela distribuição gratuita que o governo brasileiro disponibiliza? Por aqui não existe algo assim. Porém, um achado bem útil são as lojas de EURO, aquelas mesmas que vendem quase tudo por 2 euros. Elas sempre vendem preservativos e os preços são bem mais simpáticos.

Então, quando o assunto é contraceptivos, nossa dica é: venha absatecido do Brasil.

Curiosidade: Até 1985 os contraceptivos eram proibidos na ilha verde! A venda só foi autorizada após um longo período de discussões entre o governo e a Igreja Católica!

Sites úteis:

mycontraception.ie

Irish Health.ie

Sexual Health Service

Vale lembrar que esse texto foi escrito para atender às perguntas e dúvidas dos nossos intercambistas, e não com a intenção de fazer qualquer tipo de apologia ao sexo sem proteção. Informação é o mais importante nesses casos!

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Carol Braziel, Formada em Relações Públicas e pós-graduada em MKT pela ESPM|Brasil. Com mais de seis anos de experiência em MKT, decidiu vivenciar o sonho de morar na Europa, mais precisamente na terra dos Leprechauns. Apaixonada incurável por viagens, tem como vício a leitura e pesquisa sobre destinos, curiosidades e roteiros de viagens pelo mundo.

Veja também

Como cuidar da saúde durante uma viagem no exterior?


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email