E-Dublin - O maior site de dicas de Intercâmbio na Irlanda, Trabalhar e Estudar na Irlanda, Trabalhar e Estudar na Europa, vistos para morar na Irlanda e Europa. Dicas de intercâmbio, trabalho no exterior, cursos de idiomas no exterior, trabalho na Irlanda, cultura irlandesa e vistos de trabalho

Trabalho

E-Dublin News! #134 – Especial Empregos

 

Eis um dos temas mais comentado nos últimos anos na Irlanda e sendo curto e grosso ele continua um dos grandes problemas desde o início da crise em 2008. O governo tem tentado, mas os resultados tem surgido muito lentamente.

Mas tudo está perdido? Não!

Em 2012, os índices de desemprego andaram oscilando na casa dos 14%, o 5° mais alto da Europa. E claro, mesmo referendo-se ao empregado irlandês e o sistema de auxílio desemprego, esses números continuam refletindo na vida do imigrante que mora por aqui.

Para quem chegou no início do ano a busca por emprego tem sido árdua, mas possível. A nossa colaboradora Ellen Kotai, por exemplo, retornou à Irlanda em março, após quatro meses de férias no Brasil. Como já tinha tido experiência como aupair estava procurando emprego em outro setor, porém a indicação de uma amiga acabou mudando seus planos e ela, voltando para o child mind. A oportunidade surgiu duas semanas após o seu desembarque.

Vivi fervendo na night Irish

A Viviane dos Santos pisou pela primeira vez na Irlanda há pouco mais de 4 meses e de lá pra cá já trabalhou até como cantora (foto). Na verdade ela so passou a procurar emprego após dois meses de Irlanda. O emprego surgiu na terceira tentativa e desde então a Vivi trabalha num pub, como kitchenporter. ‘E um trabalho árduo e muitas meninas ficam pouco tempo’. Mas  a Vivi é dura na queda e  ainda  anda se aventurando como figurante, em produções irlandesas pela Movie Extra.

Na mídia, os números negativos da recessão são frequentes. No último dia 18 de junho, o Belfast Telegraph pontuava que mesmo com a melhora na economia irlandesa, os indices do desemprego devem permanecer altos.

Outro relatório oficial do CSO ilustra o desenho do desemprego por setor, assim como números específicos desde 2008.

Mas onde estão as vagas?

No momento os setores promissores no país são TI, farmacêutica e energético.

Em março, publicamos aqui uma matéria com Rodrigo Silva que conseguiu emprego na área de tecnologia com apenas duas semanas de Irlanda.

Em abril, em apenas uma semana foram oferecidas 1500 vagas para profissionais qualificados do setor.

E as boas notícias não pararam por ai. Ainda em abril, o SiliconRepublic, assim como outras importantes mídias irlandesas alarmaram que um em cada quatro profissionais da área de tecnologia tem sido contratado fora da Europa.

A pouca oferta de jovens graduados e qualificados na área, assim como a habilidade em falar outras línguas tem sido um grande entrave para os irlandeses, já que, as multinacionais que se instalaram na ilha, tem buscado profissionais com nível superior e multilíngues.

O que ficou claro nesses primeiros meses de 2012 é que os empregos continuam surgindo, não na velocidade esperada, e muito menos o suficiente para suprir a demanda, mas continuam surgindo.

O mercado do subemprego foi afetado direta e indiretamente, já que muitas empresas fecharam, especialmente pubs e restaurantes. No entanto continuam como uma opção principalmente para aqueles com pouco inglês e que precisam de um trabalho que pague suas contas nos primeiros meses de intercâmbio.

Saldo positivo

No primeiro trimestre do ano, o crescimento de 18% nas ofertas de empregos trouxe otimismo e também sinais de que as investidas do governo irlandês x empresas tem sido positiva.

Na área energética mais bons números. Segundo balanço do setor, mais de mil vagas diretas e indiretas devem surgir nos próximos meses,  especialmente na área de bioenergia.

Ai você pode estar se perguntando, como sobreviverei ao desembarcar na terra verde? Well, essa também foi a pergunta da Vivi, da Ellen -que já havia passado mais de um ano estudando no país-, e também reflete na vida de mais de 6 mil estudantes brasileiros que desembarcaram por aqui nos últimos anos.

E a resposta é simples. É possível, porém ao contrário de anos atrás, onde podia-se escolher emprego, trocar e até recusá-los, em média leva-se mais tempo, exige-se mais determinação e também paciência.

 

Divulgação

No proximo dia 28  vai rolar musica brasileira de boa qualidade e ao vivo. O animacão fica por conta do Brazilian Roots que trará DJ Andy alem da dupla Carlão & Fabiano. Tickets 10 euros e para quem comprar antecipadamente ainda leva o primeiro BBQ na faixa. Anota ai. The Roaster Bar, dia 28 Julho (sab) a partir das 7pm.

SHOW DA VANESSA DA MATA  EM DUBLIN MUDA DE DATA
“Gostaria de comunicar a todos que o show da Vanessa foi transferido para o dia 22 de Julho no The Academy, devido a compromissos da artista no Brasil a producao antecipou a tour da artista pela Europa, portanto segue novo link do teaser ja enviado, contamos com o apoio e suporte de todos para com mais este evento.

Posts relacionados

Especial Subempregos: Housekeeper
Especial Subemprego: Trabalhando por Agência
Que tal ser figurante na Irlanda?
Quer abocanhar o emprego do ano?

por Ávany França em 6/07/2012

FullBanner_IPB
Flower beauty_edublin2