E-Dublin - O maior site de dicas de Intercâmbio na Irlanda, Trabalhar e Estudar na Irlanda, Trabalhar e Estudar na Europa, vistos para morar na Irlanda e Europa. Dicas de intercâmbio, trabalho no exterior, cursos de idiomas no exterior, trabalho na Irlanda, cultura irlandesa e vistos de trabalho

Documentos

Entenda os tipos de visto na Irlanda

Aqui no E-Dublin fazemos sempre menção aos vistos (Stamps), mas como o Irish Naturalisation and Immigration Service (INIS) vez ou outra atualiza a lista, mantemos o compromisso com os leitores e estamos aqui para atualizá-los sobre os tipos de visto e a aplicabilidade de cada um deles.

Então, para você que está pensando na possibilidade de rumar na direção da ilha verde e tem a possibilidade de ir além do visto de estudante, vale ficar de olho e compreender  como cada um deles funciona!

Reprodução: asylumarchive.com

Reprodução: asylumarchive.com

Podemos começar com a boa notícia: para pousar na Irlanda, o cidadão brasileiro não necessita aplicar para nenhum visto prévio, é só chegar no país tendo em mãos: passagem de volta, passaporte válido por no mínimo seis meses, seguro viagem, comprovação financeira para se manter durante a viagem, além de reserva em hotel/residência ou carta convite do local onde ficará durante a visita. Estes são os requerimentos básicos para todas as opções de vistos aplicáveis para brasileiros. O que determinará o tipo de visto, ou mesmo o tempo de permanência no país, é o proposito da viagem: se a turismo, estudos ou trabalho.

Stamp 0 – Estada temporária ou Permissão limitada (90 dias)

Esse tipo de visto é concedido a pessoas que entram na Ilha sem o objetivo de receber benefício do Estado e que cumpram alguns requisitos, sendo um deles o de estar coberto por um seguro de saúde particular. O imigrante que desejar entrar na Irlanda com o Stamp 0 deverá ter os próprios meios de subsídio ou alguém que o faça. Neste último caso, provas serão necessárias.

A este tipo de imigrante fica vedada qualquer oportunidade de emprego ou mesmo tentativa de estabelecer um negócio, a menos que o INIS indique a permissão através de uma carta.

Pessoas elegíveis a esse tipo de visto: 

- Provedor de serviço estrangeiro que tenha sido enviado à Irlanda por uma companhia também estrangeira para executar alguma tarefa por tempo limitado;

-  Alguém cujo objetivo da visita prolongada à Irlanda seja prestar serviços humanitários;

- Visitantes acadêmicos;

Para informações mais detalhadas sobre esse tipo de visto, consulte o documento disponibilizado pelo INIS.

Stamp 1 – Visto de trabalho

O Stamp 1 é o almejado Visto de Trabalho. Neste caso, o cidadão que desembarca por aqui precisará de uma proposta de trabalho de uma empresa estabelecida na Irlanda para aplicar para este visto. Enquanto o empregador não tiver recebido a permissão para contratá-lo, o imigrante que possui esse tipo de visto não poderá trabalhar em outros cargos nem se envolver em nenhum negócio ou profissão sem autorização prévia concedida pelo Ministério da Justiça e da Igualdade. O cidadão deverá também respeitar a data de expiração do visto.

Pessoas elegíveis a esse tipo de visto: 

- Cidadãos de países que não façam parte da zona do Euro (non-EEE) e que já possuam Work Permit, Green Card ou permissão para administrar negócios em solo irlandês;

- Cidadãos de países que não façam parte da zona do Euro (non-EEE) que possuam permissão de residência na Irlanda;

- Cidadãos de países que não façam parte da zona do Euro (non-EEE) que possuam permissão de trabalho como dependente de cônjuge.

Stamp 1A – Visto de estágio

Visto que concede a permissão de estagiar em solo irlandês 40h semanais junto a uma equipe qualificada. O visto só é válido até a data de conclusão do estágio.

Pessoas elegíveis a esse tipo de visto: 

- Estudantes que sejam cidadãos “non-EEE” de cursos de contabilidade.

Stamp 2 – Visto de estudante com permissão de trabalho

É o visto com o qual a maioria de nós, brasileiros, permanecemos na Ilha Esmeralda. O Stamp 2 é concedido sob a condição de o imigrante entrar no país com o objetivo de frequentar aulas regulares, podendo trabalhar até 20h durante o período de aulas (6 meses iniciais) e até 40h em período de férias (6 meses finais). O prazo de expiração do visto também deve ser respeitado e o imigrante com esse tipo de permissão não poderá recorrer a nenhum  tipo de serviços oferecido pelo governo, tais como saúde, seguro desemprego, etc. Para se enquadrar nesta categoria de visto é necessário se matricular em um curso com duração mínima de 25 semanas.

Inicialmente o oficial te dará um visto temporário de um mês para que você tenha tempo para providenciar os demais itens necessários ao candidato a estudante no país, comprovando-se assim que você é um estudante genuino. Esses documentos incluem:
• Carta da escola, com curso de carga mínima semanal de 15h/aula por semana
• Ter seguro governamental ou médico privado de uma empresa estabelecida na Irlanda
• 3000 euros comprovados em extrato de uma conta em banco irlandês
• Comprovação de endereço
• PPS
• O valor de 300 euros pelo registro GNIB (que pode ser pago com cartão de crédito/débito ou por boleto bancário)

Obs: Uma vez que você tenha organizado todos esses documentos é hora de ir à imigração e solicitar o visto definitivo de um ano, pegar seu cartão de registro, o GNIB e ser feliz!

Pessoas elegíveis a esse tipo de visto: 

- Cidadãos non-EEE que viajem à Ilha com o objetivo de estudar em cursos de idioma ou universitários por um período mínimo de 6 meses.

Stamp 2A – Visto de estudante sem permissão de trabalho

Similar ao anterior, por exigir que o imigrante esteja matriculado em um curso, no entanto, com este tipo de visto não é permitido trabalhar nem em período integral (full-time, 40h) nem em meio período (part-time, 20h). Neste tipo de visto não está incluso o período de “férias” de 6 meses após as aulas.

Pessoas elegíveis a esse tipo de visto: 

- Cidadãos non-EEE que frequentem aulas de cursos que não sejam reconhecidos pelo Departamento de Educação e Ciência, no período máximo de seis meses.

Obs: Vistos de estudante só podem ser renovados 3 vezes!

Reprodução: expressingthejourney.wordpres.com

Reprodução: expressingthejourney.wordpres.com

Stamp 3 – Permanência sem permissão de trabalho

O Stamp 3 concede a permissão de permanência, porém sem a possibilidade de abrir um negócio ou atuar no mercado de trabalho, até a data especificada pelo oficial de imigração. O imigrante deverá respeitar a data de expiração do visto e não poderá permanecer após a mesma.

Pessoas elegíveis a esse tipo de visto: 

- Cidadãos non-EEE que estejam visitando alguém;

- Cidadãos non-EEE aposentados e que tenham meios para se manter;

- Cidadão non-EEE que seja ministro de culto religioso ou membro de alguma ordem religiosa;

- Cidadão non-EEE que seja cônjuge ou dependente de um cidadão que possua a permissão de trabalho/permanência em solo irlandês.

Stamp 4 – Permanência

Esse visto garante a permanência em solo irlandês até uma data especificada.

Pessoas elegíveis a esse tipo de visto: 

- Cidadão non-EEE que seja familiar de um cidadão nacional de um dos países integrantes da zona do Euro (EEE);

- Cidadão non-EEE que seja cônjuge de um cidadão irlandês;

- Refugiado;

- Cidadão non-EEE que esteja buscando reagrupamento familiar em conformidade com o Ato de Refugiados de 1996;

- Cidadão non-EEE que seja pai ou mãe de criança nascida em território irlandês, no caso do governo ter autorizado a permanência de um dos pais;

- Cidadão non-EEE que seja familiar de um cidadão europeu, de modo que possa ser qualificado sob o Regulamento das Comunidades Europeias de 2006.

Obs.: É importante lembrar que para além das especificações de cada tipo de visto aqui expostos, há outros requisitos que deverão ser cumpridos, sob pena de deportação em caso de descumprimento, e que a imigração tem o direito de exigir as provas de tudo o que julgar conveniente. Por isso, sempre que houver uma dúvida muito específica ou para saber exatamente o que você precisará apresentar à imigração, indicamos a consulta ao site do INIS ou até mesmo entrar em contato com o órgão para maiores informações.

*EEE – Espaço Econômico Europeu

Posts relacionados

Como tirar a Carteira de Habilitação para Dirigir na Irlanda
Matrícula Consular você já fez a sua?
Como Fazer tradução juramentada de documentos
Declaração do Imposto de Renda 2013. Você já fez a sua?

por Camilla Gómez em 4/08/2014

fullbanner_orcamento
LondonCon-pacotes-promocionais
  • Diogo Oliveira

    Pessoal preciso de ajuda, o seguro viagem citado a cima é a mesma coisa que o seguro governamental ou não ? Se não onde eu consigo o seguro viagem. Obrigado galera

    • John Souza

      Olá Diogo, seguro governamental e seguro viagem são 2 coisas diferentes, o meu seguro viagem consegui com uma agência de intercâmbios aqui no Brasil, indico o GTA, foi o jeito que consegui. Abraços, John

      • Diogo Oliveira

        Obrigado John ;)

    • Mara Cecilio

      Oi Diogo, embora sejam seguros diferentes, tu podes vir com o seguro governamental tranquilamente; não é necessário adquirir seguro extra. O seguro governamental é o único exigido pela imigração.

      • Diogo Oliveira

        Obrigado Mara ;)

        • Thiago Angioletti

          Porém é bom lembrar: o seguro saúde internacional de 30.000 euros pode ser solicitado na entrada de qualquer país da Europa. Depende do humor do oficial de imigração do país que você deseja visitar =)

          Ir com o seguro governamental garante sua entrada e permanência na Irlanda, mas não garante livre acesso aos países da UE.

          O seguro mais adquirido por estudantes é o GTA.

  • Juliana Procopio

    Oi, super legal o post. Alguém sabe dizer quanto tempo em média leva para conseguir o visto de estudante e trabalho quando chegamos na llha da Esmeralda? :) Obg

    • Ávany Franca

      Juliana…esses são vistos completamente distintos…o de estudante você precisa seguir todos os requerimentos e aplicar para o visto no prazo máximo de um mês desde a sua chegada no pais, o que te dará direito a trabalhar 20 horas semanais e 40h nas ferias. Já o visto de trabalho depende de um convite de uma empresa e o processo e requerimentos são específicos.

      • Juliana Procopio

        Oi Avany! Obrigada! O meu sera o de estudante. Vc sabe qt tempo leva para sair o visto apos a entrada com os papeis?

        • Ávany Franca

          Na mesma hora…é só o tempo do cartão do GNIB ser impresso.

          • Juliana Procopio

            Obrigada!!

  • Guilherme Teloeken

    Alguem pode me dizer se existe algum tipo de visto de meio ano ou somente o estudo + trabalho de 1 ano, no caso se eu planejar viajar e ficar um ano e depois resolver ficar mais meio ano, obrigatoriamente tenho que comprar um curso de 6 meses?

    • Thiago Angioletti

      Deixa eu ver se eu entendi. Você quer pegar o Stamp 2 (visto de 1 ano estudo + trabalho). Aí você chega na Irlanda e, após passar esse ano, resolve ficar mais 6 meses, é isso?

  • Elvis Gomes Sousa

    eu tenho 21 anos, não possuo familiares em solo irlandes
    Para um cidadão brasileiro morar na Irlanda é necessario ser estudante que trabalhe ou não, ou ser convidado a trabalhar em uma empresa da irlanda
    São apenas essas as formas? há alguma autorização que me permita ir sem um trablho ou estudo em vista e ficar mais tempo caso consiga um trabalho?

    • avany

      Ola Elvis…o melhor seria voce conseguir uma proposta de emprego antes de chegar na Irlanda. A outra possibilidade de visto e de turismo…que te assegura estadia de 90 dias no maximo sem renovacao e sem a possibilidade de trabalhar. Entao, melhor chegar do jeito certo ne? Ou vc entra como estudante, com possibilidade de trabalhar 2horas semanais, ou prospecta empregos antes de chegar no pais, essas seriam as formas mais corretas para quem pretende trabalhar no pais.

  • amanda

    gostaria de saber uma coisa sou cidadã europeia eu e meu namorado vamos em janeiro para ele conseguir stamp 4 temos que ser casados no papel ? é isso e se casarmos sera que ele consegui pegar este stamp 4?

    • Ávany Franca

      Cidada europeia que que país? Na Irlanda cidadãos estrangeiros casados com irlandeses ou que possuem uma relação estável por mais de dois anos, possuem o direito da stamp 4, por meio de processos distintos. Mas se você não é irlandesa, precisa regularizar a situação do seu parceiro no sue país de origem, ou simplesmente casando.

      • Estefania De Moraes

        Avany! Meu marido tem a cidadania Espanhola e somos casados no civil há 1 ano, eu preciso tirar o stamp 4 né? Posso tirar esse visto aqui no Brasil?

        • avany

          Estefania…o ideal e vc buscar informacoes no consulado espanhol no Brasil. Quando falamos em stamp 4…estamos focados nas possibilidades de vistos na Irlanda, para nao europeus, etc. As leis espanholas sao outras, assim como os vistos tambem. De qualquer forma, o primeiro passo para voce se assegurar de direitos como esposa e providenciar a cidadania espanhola. depois disso voce nao precisa se preocupar com outros vistos, uma vez que tera livre acesso a paises da zona do euro.

          • Estefania De Moraes

            Pois é Avany, não pretendo me tornar cidadã Espanhola, pois terei que morar 1 ano lá, e pelo que pesquisei esse é o único jeito. Por isso terei que solicitar um visto de residência.

  • Anny Caroline dos Santos Ferre

    Cheguei na irlanda em 8 de junho, vim para ficar somente um mês e acabei prorrogando para mais dois, porém, em meu passaporte consta a primeira data de retorno. Só que o permitido são 90 dias. Eu preciso ir no Consolado avisar que ainda estou aqui, para que eles coloquem a data de saída até dia 08/10? (Quero viajar para França e estou com medo de ser barrada no retorno.

    • Ávany Franca

      Anny… Você decidiu estender a estadia por conta própria??? Simplesmente não saiu do país na data indicada? Uhhhh….Acho que agora é um pouco tarde para ir ao consulado. Simplesmente vá a França, mas na volta se eles perguntarem por onde andou nos últimos dois meses seja honesta…já que acredito eu você estará voltando para pegar as suas coisas e voltar ao Brasil…. é isso? Tenha a passagem de volta ao seu país em punho, para provar que você não pretende ficar ilegal novamente na Irlanda ;)!!! PS.: Apesar de todo brasileiro ter direito a ficar 90 dias no país, essa informação tem que ser inserida no seu passaporte na chegada. Se você dia que passará apenas 30 dias…para a imigração é isso que vale, já que o visto de turista não é renovável.

  • Nathália

    Estou vendo passagens por milhas, se eu comprar só a de ida terei problemas na imigração?
    Não estou cotando a de volta, já que teria que remarcá-la.

  • Alex

    Oi, pessoal. Eu estou mandando meu currículo para algumas vagas de emprego na Irlanda e já recebi até algumas ligações. Como que funciona essa proposta? Eles precisam entrar em contato com o governo ou algo do tipo ou se eu tiver um documento deles me solicitando eu já consigo seguir com isso? A minha dúvida principal é se a empresa tem algum incomodo.

  • Icaro Ravelo

    Tenho uma tia que mora na Suíça,posso tirar o stamp 4???

  • Jonathan Hipolito

    Olá, no caso de conseguir uma bolsa com o ciência sem fronteiras, como fica a questão dos 3000 euros ? Não entendi direito essa parte, se puderem tirar essa duvida fico agradecido!

  • Barbara

    Boa Tarde,

    Gostaria de saber se é possível uma pessoa que fez o programa de estudo + trabalho, mas que não conclui os estudos devido ao número de faltas entrar na Irlanda 4 meses (vinda do Brasil) depois e solicitar o mesmo visto, de Estudo com permissão para trabalho!

    Desde já agradeço.

    Atenciosamente,
    Bárbara de Souza

  • Daiane Paiva

    ola,meu marido eh frances,eu tenho estampa 4.
    minha amiga vem me visitar e sei que temos que mandar uma carta convite a ela.
    mas e esse seguro saude? eh realmente obrigadatorio? pretendemos que ela fique 45 dias,quanto ela deveria ter em maos?(tendo em conta que ela nao tera gastos com hotel ja que ficara em nossa casa) obrigada

    • Estefania De Moraes

      Oi Daiane! Será que você pode me ajudar? Meu marido tem a cidadania espanhola, e vamos morar em Dublin, como faço para solicitar o Stamp 4? Tu fez quando chegou aí? Ficou um tempo como estudante?

  • cleube bracho

    Sou aposentada e quero morar na Irlanda. O que faço? Gostaria de comprar uma pequena casa

  • Tatiane Mariano

    OLA, TENHO UMA SUPER DUVIDA… MEU NOIVO É IRLANDÊS VOU VIAJAR DAQUI A UM MÊS E PASSAR 90 DIAS, TEMOS UMA DUVIDA ELE JA ESTA NA IRLANDA, POREM, A MINHA DUVIDA É SOBRE A QUESTÃO DOS 3 MIL EUROS… GOSTARIA DE SABER SE ELE MANDAR UMA CARTA SOBRE A ACOMODAÇÃO QUE FICAREI NA CASA DELE E FAZER UM TERMO DE RESPONSABILIDADE SOBRE A MINHA QUESTÃO FINANCEIRA QUE ELE VAI ASSUMIR MINHAS DESPESAS PODE SER ASSIM OU REALMENTE SO ENTRO COM OS 3 MIL EUROS?