E-Dublin - O maior site de dicas de Intercâmbio na Irlanda, Trabalhar e Estudar na Irlanda, Trabalhar e Estudar na Europa, vistos para morar na Irlanda e Europa. Dicas de intercâmbio, trabalho no exterior, cursos de idiomas no exterior, trabalho na Irlanda, cultura irlandesa e vistos de trabalho

E-Dublin Sports

Especial Esportes – futebol gaélico, hurling, rugby e futebol

Com os Jogos Olímpicos 2012, em Londres começando daqui a alguns dias, a gente entra na onda e até a partida final, dia 12 de agosto, vamos explorar os esportes mais populares da Irlanda e porque não dizer da Europa. Porque mesmo não estando em Londres a gente da um jeitinho de sentar na arquibancada e conhecer um pouco mais sobre esportes, cultura dos jogos olímpicos e o que anda fazendo o europeu vibrar de emoção!!!

Você já viu alguém jogar futebol com as mãos? Correr pelo campo abraçado com a bola? Não, não estou falando de futebol americano ou de rugby. Estou falando de futebol gaélico, um dos esportes mais queridos pelos irlandeses. E que tal um jogador correndo pelo campo equilibrando uma bolinha num taco de hóquei, como na brincadeira de carregar o ovo na colher? É o hurling, outro esporte tradicionalmente irlandês.

O futebol gaélico, o hurling, o rugby e o futebol tradicional (o nosso futebol) estão entre os quatro esportes mais praticados e assistidos na Irlanda (a corrida de cavalos também é bem popular por aqui). Os dois primeiros são amadores, ou seja, os jogadores têm outra profissão, jogam e treinam nos horários livres. Em comum os esportes gaélicos têm muito contato físico, um empurra-empurra danado entre os jogadores! Quer saber mais?

Bola de Gaelic Football - Imagem site GAA

Futebol Gaélico

Para quem está acostumado com o “nosso” futebol chega a ser engraçado assistir a uma partida da modalidade irlandesa. O esporte é uma mistura de rugby com futebol e tem 15 jogadores em cada time. A bola é um pouquinho menor que a de futebol, só que mais pesada. As costuras lembram uma bola de vôlei. Ela pode ser carregada nas mãos por até quatro passos, depois disso é preciso quicar ou passar a bola para outro jogador.

A trave tem o formato da letra H. Os gols valem um ponto por cima do travessão e três pontos por baixo (podem ser marcados com os pés ou com as mãos). O campo é maior do que o de futebol tradicional e as partidas duram uma hora, em dois tempos de 30 minutos.

Para entender melhor como é uma partida veja o vídeo abaixo, que mostra a final do Campeonato Nacional (Gaa All Ireland Senior Football Championship) em setembro de 2011, entre os times de Dubin e Kerry.

 

Hurling

Segundo o site da GAA, o Hurling é considerado o esporte de campo mais antigo do mundo, jogado pelos irlandeses há 2000 anos. Lembra o hóquei, esporte que é jogado com tacos e uma bola ou disco pequeno, mas é muito mais ágil e há quem diga, violento.

Garotos treinando hurling em Dublin Foto: Elaine Nunes Wzorek

Ao contrário do hóquei, o hurling permite ao jogador pegar a bola com as mãos. Outra regra que torna as partidas de hurling mais emocionantes é que o jogador pode correr o quanto quiser (e conseguir) com a bola equilibrada na ponta do hurley.

Muitas regras são similares ao futebol gaélico, como a pontuação nas traves em formato de H, o limite de quatro passos com a bola nas mãos e o número de jogadores em cada time (15).

Se você quer assistir ao vivo uma partida de hurling ou de futebol gaélico, o lugar ideal é o Croke Park, principal estádio de Dublin e quarto maior da Europa. O Croke é a casa da GAA (Associação de Esportes Gaélicos) e sedia boa parte das competições em Dublin.

Posts relacionados

Resultado do jogo Brasil x Irlanda: Vitória dos E-Dubliners!
E-Dublin na Copa: Brasil x Coréia do Norte hoje no Bar Odeon
E-Dublin News! #137 - Brasil nas Olimpíadas de Londres
Brasil e Irlanda: Calendário de jogos em 2013

por Elaine Wzorek em 24/07/2012

fullbanner_orcamento
Flower beauty_edublin2