E-Dublin - O maior site de dicas de Intercâmbio na Irlanda, Trabalhar e Estudar na Irlanda, Trabalhar e Estudar na Europa, vistos para morar na Irlanda e Europa. Dicas de intercâmbio, trabalho no exterior, cursos de idiomas no exterior, trabalho na Irlanda, cultura irlandesa e vistos de trabalho

documentos, Vistos 2

O poder do passaporte vermelho

 By Camila Freitas

Imagine vir para Dublin sem aquelas burocacracias que perseguem os brasileiros como: Provar verba de 3.000 euros, ter curso fechado e ainda esperar um mês para tirar o visto? Simples: Ter cidadania europeia!

Quer dizer, na realidade não é tão simples assim e nem todo mundo pode ter. (Infelizmente!)

Confira o que os sortudos de dupla cidadania devem fazer para adquirir o passaporte e quais as vantagens de ser cidadão europeu em Dublin!

Quem pode ter passaporte europeu?
Filhos, netos e bisnetos de ascendente europeu, em todas as gerações mantendo-se a linha paterna. Assim que um brasileiro se torna cidadão europeu seus filhos terão o mesmo direito.

As duplas cidadania mais comuns no Brasil são a italiana e a portuguesa. Mas, como todo caso tem sua exceção, existem também brasileiros com nacionalidade alemã, polonesa e por aí vai.

O que é necessário para adquirir o passaporte?
 
Como as etapas para reconhecer cidadania europeia são bastante burocráticas e diferenciam de acordo com o país, falarei sobre o básico para conquistar o tão desejado “passaporte vermelho”.

Primeiro é necessário ir até a Embaixada ou Consulado do país de sua segunda nacionalidade. Os documentos comuns exigidos são:

Do ascendente europeu: Certidão de nascimento ou Certidão de batismo, Certidão negativa de naturalização, Certidão de casamento, Certidão de óbito (se for o caso) .

Do requerente: Certidão de nascimento original do interessado ao reconhecimento da cidadania; toda a série de certidões de nascimento e casamento necessárias para comprovar a descendência do interessado; fotocópia autenticada da cédula de identidade brasileira do interessado.

Feita a entrega dos documentos o requerente deve aguardar a cidadania ser reconhecida no país de sua ascedência e o documento que comprove o reconhecimento, normalmente uma carta.

O tempo para cumprimento da cidadania é relativo, se os documentos requeridos estiverem de acordo, demora menos, no entanto se for preciso localizar os documentos necessários, pode demorar bem mais. De qualquer forma o andamento dos processos pode levar de 5 a 10 anos.

A boa notícia é que se você for direto no país de ascedência para reconhecer a cidadania o tempo dimunui consideravelmente, coisa de menos de 1 ano. A má notícia é que você terá que ir pra lá para acompanhar todo o andamento. Porém se você já tiver cidadania reconhecida, o processo para tirar o passaporte é normalmente igual a retirada do passaporte brasileiro. Preechimento de um formulário, pagamento da taxa e agendamento para retirar o documento. A diferença é que isso será feito no consulado do país referente a cidadania europeia que será adquirida.

Como já citado acima, algumas etapas diferem de país para país, por isso eu aconselho uma visita direto na embaixada ou consulado, segundo sua cidadania, para obter todas as informações necessárias.

Vantagens
 
Se me perguntarem quais as vantagens de ser cidadão europeu, respondo: TODAS!
Cidadão europeu não precisa tirar visto. Isso mesmo! Passaporte vermelho tem passe livre para entrar na Irlanda;
Como dito anterirmente, não é necessário comprovar verba de 3.000 euros;
Não é obrigatório vir com curso de inglês fechado;
Sem restrições de viagens pela Europa, apenas apresente seu passaporte e pronto;
Com relação a emprego o mercado de trabalho para cidadão europeu é bem mais amplo, tanto pela aceitação quando para encontrar oportunidades na área, uma vez que cidadão europeu tem o direito de trabalhar full-time.
Cidadão europeu também tem direito a plano de saúde governamental, no entanto compensa fechar um plano particular no Brasil, pois normalmente os Irlandeses pagam por consulta.

Portanto, se você que está lendo a matéria tem passaporte europeu+vontade de fazer intercambio pela Europa, apesar da recessão, vale a pena passar uma temporada aqui!

Alguns sites que podem ajudar:

http://www.cidadaniaitalia.com.br/

http://www.italiaoggi.com.br/migrazioni/migra_cidadania_geral.htm

http://www.embaixadadeportugal.org.br/

http://www.cidadaniaportuguesa.com/

 

Gostaria de agradecer ao Lucas  Cirigliano e Ricardo Martins, brasileiros com cidadania europeia, que me ajudaram com várias informações.

Posts relacionados

Imigração: Extensão do Time Out
Perdi meu passaporte e agora?
Contratando uma agência de intercâmbio – PARTE III
Visto de trabalho no Brasil: é fácil ou difícil?

por Ávany França em 23/04/2012

fullbanner_orcamento
LondonCon-pacotes-promocionais
  • Camila Freitasr

    Olá, Karine, tudo bem?

    Fico feliz que tenha curtido o post!
    Quanto a emprego depende muito da época.
    Por exemplo, em junho, no verão, com o mercado de turismo aquecido a conquista do emprego fica mais fácil. Vagas em pubs, hotéis e restaurantes aumentam bastante. No entanto, como dito, a possibilidade de cidadão europeu arrumar uma oportunidade na área é bem maior e, imagino, que independa da época. Ah, e a maioria dos empregos para part-time são para Intership (estagiários).
    Mas nada é rega e nem lei.Tem que dar as caras e procurar.

    Boa sorte!

  • Camila Freitas

    Olá, Yaskara!

    Fico feliz te ter ajudado!

    Referente ao retirada de documentos, é isso mesmo.
    Você tem apenas que requerir o PPS e aguardar chegar na sua casa. Demora, mais ou menos, uma semana.
    Depois imagino que você abrirá uma conta em algum banco da Irlanda. Mas isso se você quiser e-ou se começar a trabalhar.

    Mais dúvidas fico à disposição!

    Boa sorte!

  • Amanda

    Olá Camila, eu tenho o tal passaporte vermelho, nunca utilizei! Estou me programando para estreia-lo indo p/ Dublin no inicio de 2013. Vc sabe me informar se existe escolas de inglês gratuita para cidadãos europeus em Dublin? Ouvi dizer que sim, mas queria ter certeza.
    Obrigada.

    • Ávany França

      Oi amanda..tem sim…mas voce precisa de ligar nas datas, o cursos geralmente comecam ou em set ou em Abril de cada ano.

      • http://www.facebook.com/gabivommaro Gabriella Vommaro

        Avany vc poderia me dar mais informações sobre o curso gratuito para quem tem passaporte vermelho???

  • Amanda
  • Amanda
  • Cásio Lacerda

    Olá Camila, ótimos post.
    No processo da minha esposa ( dupla cidadania espanhola) ela teve que participar de uma entrevista com o Consul.

  • Cássio Lacerda

    Camila, tenho mais uma dúvida:

    Eu sou brasileiro, casado com uma Brasileira que tirou o passaporte vermelho em 2012.
    A entrada dela é garantida, conforme o post.
    A minha entrada, eu posso entrar como acompanhante dela?
    Nós dois iremos aprender inglês e trabalhar!!
    Pesei em entrar com o pedido de visto de trabalho ou acompanhante dela. Qual a sua opinião?

    • Avanyavany

      Cassio
      Antigamente a Irlanda concedia visto de Trabalho para a companhantes, mas isso mudou ja faz uns anos… Vale voces checarem junto a embaixada Irlandesa no Brasil antes de embarcar!

    • Paulo

      Opa Cássio. Tenho um conhecido brasileiro que chegou com a esposa peruana que possui cidadania italiana e conseguiu o stamp 4, que é o visto de trabalho! Pode vir e tentar na imigração que dá certo… abraço

    • Marina

      Cássio,

      Vc pode pedir averbação de casamento, entre em contato com o consulado para maiores detalhes.

  • http://twitter.com/Vi_EvansU2 Edge’s lover

    Para a minha sorte tenho a cidadania italiana. Estou planejando minha viagem para Dublin para setembro agora ou para o próximo ano. Estou morando na Europa, então é bem mais barato e fácil!

    • Avanyavany

      Isso mesmo Edge’s… alem do transito entre paises ser mais facil e barato voce leva vantagem na hora de procurar emprego, ja que a prioridade tem sido dada para quem possue cidadania europeia! Best Lucky

      • Grazygm

        Eh “possui”, com i.

        E “Best of Luck” nao tem y , flor.

        Fica mais uma dica…

  • Pabloniz

    minha bisa nasceu na alemanha sera que eu consigo

    • http://www.facebook.com/AvanyFranca Amelie Poulan

      Pablo

      Cada pais possui suas proprias regras….para alguns depende da geracao em que vc esta na familia. O melhor a fazer e entrar em contato com a embaixada Alema no Brasil e observar os criterios para solicitar a cidadania.

  • http://www.facebook.com/rickmartins21 Rick Martins

    Oi, agora que vi a matéria. SHOW de bola! Aliás, estou indo pra Dublin em janeiro…meu passaporte vermelhinho-turquesa já esta em minhas mãos. o/

    • Grazygm

      vermelho-turquesa? cor nova?

  • http://www.facebook.com/daygodoy.loira Daiana Godoy

    Bom meu pai é bisneto de Espanhol, ele pode tirar a cidadania? e se ele tirar eu posso ?

    • http://www.facebook.com/AvanyFranca Amelie Poulan

      Daiana

      Como nosso foco e Irlanda, fica dificil saber sobre outros paises, mas a Embaixada da Espanha no Brasil podera te esclarecer duvidas relacionados a cidadania. Boa sorte flor

    • http://www.facebook.com/profile.php?id=823452730 Camilla Trajano

       Ele pode tirar se o pai dele tiver a cidadania. Uma vez que ele tenha tirado, aí, sim, você poderá tirar. Sempre passando a gerações de forma direta, entende? Se alguma geração deixou de tirar, vocês já perdem o direito.

      • http://www.facebook.com/people/Patty-Beijo/1380953610 Patty Beijo

        Olá tirei a nacionalidade espanhola esse ano e netos de espanhois poderiam fazer o pedido da nacionalidade ate dezembro de 2011, agora mesmo que seu pai consiga a dupla nacionalidade espanhola você só poderá tirar se for menor de 18 anos…

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=823452730 Camilla Trajano

    Gente, tenho dupla cidadania, mas diferente do que li aqui, não encontrei nada com relação a não precisarmos comprovar os 3.000 euros para a entrada na Irlanda.
    Alguém saberia me dizer de onde essa informação foi extraída?

    • Olhosverdes738

      estou atras tbm da resposta rss qualquer coisa te falo poraqui bjs

    • Marina

      Camilla, com a dupla nacionalidade não é necessário os 3 mil euros.

    • Diego

      Oi camilla, vç não precisa declarar nenhum valor, porque vç é cidadã européia e isto te da direito a transito livre nos países da união, assim é como voltar para o Brasil, vç não precisa declarar nehum valor porque vç têm a nacionalidade, entendeu.

  • Gabivommaro

    Boa tarde.

    Estou vendo se vou pra Irlanda para fazer intercambio.Tenho o passaporte europeu.E a cidadania Italiana.Mas não tenho nenhum outro documento como Italiana tipo uma “identidade,cpf”.Não sei qual o procedimento de lá.Gostaria de saber se só com o passaporte eu poderia ficar lá sem problema algum.Se o proprio passaporte “vermelho” seria minha identidade na Irlanda???

  • Americo

    Gostaria de saber se tem alguem interessadoem dividr um quarto ,

  • Olhosverdes738

    sou casada no territorio frances com um frances a 1 ano, tenho residencia aki na frança, posso ir para irlande juntamente com meu marido para férias de 20 dias, ou por eu ser brasileira é preciso de um visto para entrar na irlande, cendo que eu tenho o visto em meu passporte para o territorio frances e legalizado pelo oficio de imigraçao disendo q posso transitar por toda europa, mas como irlande nao faz parte do espaço shenguem estou an duvida oq  devo fazer ou posso ficar tranquila ao apssar na duana?????

  • Joyaharo

    BOA NOITE MEU NOME É LUIZ EDUARDO EU TENHO DUPLA NACIONALIDADE MEU PASSAPORTE É VINHO TAMBÉM COMO O DE TODOS.EU QUERIA SABER O SEGUINTE PARA A IRLANDA  E INGLATERRA NÃO PRECISA DE VISTO,PQ É ESTRANHO PQ A INGLATERRA  AO MESMO TEMPO QUE ESTÁ NA (EU) PARECE QUE NÃO ESTÁ.OUTRA QUESTÃO É A SEGUINTE    OS CIDADÕES (EU)  TEM TRANSITO LIVRE NA SUIÇA, PARA FALAR A VERDADE EU ACHO QUE DEVERIAMOS PROCURAR PAISES PARA IR COMO A NORUEGA , ISLANDIA , AUSTRALIA , SUIÇA E NOVA ZELANDIA

    • Marina

      Joyaharo,

      Com o passaporte você têm trânsito livre por toda União Europeia, a Inglaterra são não adotou o euro como moeda, mas ainda faz parte da UE. Portanto você tem livre circulação.

  • Querol

    Ola meu noivo e brasileiro e foi naciolizado europeu ele moro em portugal 8 anos. e depois foi mora na holanda em amisterdam vai fazer 5 anos na holanda..ele e eu queriamos nos casa aki no brasil e mora com ele la na holanda pk ele trabalha la. eu posso ir com ele sem visto ou tenho que ter visto posso mora come ele la? sendo ele brasileiro mais naciolizado a 13 anos ao total.. e quanto tempo demora pra sair um visto pra holanda por favor me ajude estou desesperada??

  • eulenia

    ola gostaria de saber! vivi por 3 anos na italia tenho cidadania italiana por parte do meu marido e filhos vale por 5 anos ate 2016 mas nao tirei o passaporte vermelho mas estou querendo ir para irlanda inclusive meu passaporte brasileiro foi renovado na italia teria problema para entrar em dublin, ou tenho que tentar fazer meu passaporte europeu aqui no brasil…. muito obrigada ESTOU NO AGUARDO…

  • Dianne

    Pode parecer uma pergunta esquisita, mas o que seria “curso de inglês fechado”? Eu também tenho o passaporte da UE, e já estou me integrando dos beneficios. Muito interessante esse post. Tem pessoas que possuem essa oportunidade de ter dupla nacionalidade e não sabem os benefícios que tem. Aliás, para entrada nos EUA também não é necessário aquele tenebroso visto! Eu vi isso no site sobre cidadania espanhola (que é a minha).

  • guiga

    tenho dupla cidadania italiana, qual o procedimento para fazermeu passaporte italiano? alguem pode meajudar obrigado

    • Gabivommaro

      Se vc já tiver mesmo retirado a dupla cidadania e não apenas ter o direito,é só vc ir no consulado e dar entrada.É como se fosse tirar o brasileiro,só que vc tem q ir no consulado Italiano e fica pronto rapidinho tambem!!

    • http://www.minhasaga.org/ Fabio Barbiero

      Voce vive no Brasil, na Italia ou em outro pais? Explique certinho onde voce mora, que eu te oriento sobre como solicitar o seu passaporte.

  • the_irish_guy

    hoje em dia os processos de cidadania italiana estao muito mais rapidos, gracas a uma lei italiana.
    meu processo demorou menos de 2 meses para a cidadania e mais 2 para eu ir ao brasil pegar o passaporte.

    • http://www.minhasaga.org/ Fabio Barbiero

      Ola Irish_guy, realizando o processo aqui na Italia nao è necessàrio ir ao Brasil fazer o passaporto vermelho – é mais ràpido e fàcil fazer tudo por aqui

      • http://www.facebook.com/edilza.andriola Edilza Andriola

        ola fabio, tenho lutado pra tirar a cidadania, mais parou por uma data errada dos meus avos, vc conhece um organismo ou alguem que possa finalizar este processo, grata desde ja

  • Lucas

    Se eu me casar com quem tem cidadania européia eu também vou poder retirar?

    • avany

      OI Lucas…sim. mas cada pais tem um sistema diferente do outro…vale checar junto ao pais da sua futura esposa para saber qual o processo. Mas, vale lembrar, que na Irlanda, o casamento nao te assegura o pasaporte imediato. Vc precisa de 5 anos para conseguir a naturalizacao!

    • Grazygm

      cidadania nao se “retira”…fica a dica numero 1

  • Camila

    Oi, pessoal
    Afinal, precisamos ou não levar os tais 3 mil euros tendo o passaporte europeu? E outra coisa, os cursos de 25 semanas de estudo + 25 semanas de férias são para os europeus também ou temos que nos matricular como brasileiros?
    Fora isso, o que temos que fazer depois de entrar (finalmente) na Irlanda com o passaporte? O GNIB é necessário? Temos que pedir algum tipo de “visto” depois de algum tempo?
    S.O.S hahahah

    • Marina

      Camilla,

      Vc precisa levar os 3 mil euros é também não precisa de visto, o passaporte lhe dá livre circulação por toda União Européia.Você pode comprar quantas semanas de curso quiser é poderá trabalhar 40hs semanais. Quando for entrar em contato com a escola peça os valores para membros da UE (UNIÃO EUROPÉIA), algumas escolas praticam preços menores. O Gnib tb não é necessário. Abraços.

      • Marina

        * Você NÃO precisa levar os 3 mil euros!

        • Camila

          Obrigada, Marina!!

  • Cynthia

    To tirando passaporte Húngaro…. Tá suuuuper rápido e fácil… Pra quem tem descendência vale a pena…. Inclusive pode ser mais distante do que bisavô…. E não precisa ser da linha paterna, pode ser da materna tbm…. Aproveitem, porque abriram as portas completamente… E parece que isto está acontecendo com vários países da Europa Oriental…

    • Pryscilla

      Oi Cynthia! Mas tu sabe falar o básico de húngaro?? Pois meu avô é húngaro e fui ver para tirar a cidadania e vi que precisa do básico da língua… Me passe algumas informações… Atenciosamente.

  • geraldo pereira marques

    sou brasileiro e tenho cidadania europeia preciso de visto para vizitar os estados unidos???

    • avany

      Geraldo querido..a Europa nao tem nada a ver com os EStados Unidos :(… Sendo assim, vc precisa checar junto a Embaixada Americana qual o processo de visto para a cidadania que vc aplicara para o Visto! Ambos precisam de visto!!!

      • Grazygm

        Avany, o que o Geraldo perguntou nao foi nada absurdo. Europeu NAO precisa de visto pra entrar nos EUA como turista. EUA e Europa tem sim “muito a ver” existem varios acordos politicos entre os EUA e paises Europeus,o Visa Waiver Program eh um deles.

    • http://www.minhasaga.org/ Fabio Barbiero

      Geraldo, de qual pais voce é cidadao? A Italia tem um acordo com os EUA que desobriga solicitar o visto, desde que voce tenha o passaporte com chip.

      • Grazygm

        nao precisa ser com chip

    • Marina

      O passaporte português precisa de visto para viajar a turismo para os Estados Unidos da América?
      R=> Os novos passaportes eletrônicos portugueses (PEP), que passou a ser emitido desde 28 de Agosto de 2006, com fotografia impressa a laser, contêm um chip com os dados do titular que pode ser lido nas fronteiras dos países, mas passaram a ser emitidos em Lisboa, o que faz com que leve em torno de 10 dias para que o utente os receba em casa.
      O modelo anterior tem leitura óptica e foto impressa, foi emitido entre Janeiro de 2001 e 28 de Agosto de 2006.
      Tanto este modelo (de leitura óptica) quanto o atual (PEP) continuam sendo aceites sem visto para turismo nos EUA. No entanto, é necessário preencher um formulário (“ESTA”) através do site https://esta.cbp.dhs.gov , sem o qual não poderá desembarcar nos EUA.
      Já o modelo anterior, que tem a foto colada, não é aceito sem visto para entrar nos EUA, apenas com visto.

      * Dados extraídos do site: http://www.dupla.cidadania.nom.br/port_duvidas.htm

    • Filipe Stappazzollo

      Nenhum cidadão da UE precisa de visto para entrar nos EUA. Você preenche apenas o formulário eletrônico de visita aos EUA. É tipo uma permissão eletrônica.

  • Jurandy

    Olá, gostaria de tirar uma duvida a respeito do passaporte europeu

    eu tendo uma irmão legitimo e de sangue com o passaporte europeu, eu passo a ter direito?

    • Diego

      Oi Jurandy, vç ja têm a cidadãnia, se sim, e só vç fazer o processo de requerimento do passaporte, entra em contato com o seu cosulado, que eles te dizem todo o processo.

    • Filipe Stappazzollo

      Sim, lógico. É até mais simples pois, seu irmão já fez o procedimento e pode lhe dar as dicas necessárias para pegar os documentos. Cidadania italiana é mais rápida na itália e alemã e portuguesa dá pra fazer pelo Brasil e é bem rápida, dependendo do estado que você mora.

  • joyaharo

    para quem tem o passaporte europeu,como se procede na irlanda outra questão,quando vai faze intercambio, a escola que tem que ser paga no brasil ou quando chegar,e quais são as escolas que oferecem cursos mas em conta para europeu

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=1620834597 Catarina de Oliveira

    Só para completar a informação, como cidadão europeu, só é preciso passaporte para embarcar no 1o voo mesmo. Ou seja para sair do Brasil. A partir do momento em que está no espaço europeu, pode circular pelos 27 países apenas com o Documento de Identificação Nacional (DNI Espanhol, BI Português, etc..).

    • Grazygm

      Catarina, voce NAO sai do Brasil nem entra com o passaporte Europeu…nunca…a nao ser que queira tomar um baita dum esporro do oficial, estando em solo brasileiro, eh o brasileiro que deve ser apresentado.

      • http://www.minhasaga.org/ Fabio Barbiero

        Grazygm eu sou cidadão brasileiro e italiano e há anos entro e saio apenas com o passaporte italiano, usando pra isso a fila de estrangeiros. Na primeira vez que precisei fazer isso, o meu passaporte brasileiro estava vencido e entrei em contato diretamente com a policia federal e eles me orientaram a utilizar o italiano – e jamais tive problemas seja ao entrar, seja ao sair do Brasil. Obviamente que recomendo aqueles que tem ambos os passaportes ainda válidos a sempre sair e entrar do Brasil com o brasileiro e entrar e sair de qualquer pais da Europa com o europeu. Porém é errado dizer que nunca se deve utilizar o europeu no Brasil. Abs

        • Grazygm

          O correto eh usar o Brasileiro em solo Brasileiro. Procure se informar. Pergunte diretamente ao oficial de imigraçao da proxima vez. Ou da um simples Google. Fora que vamos combinar que isso eh puro bom senso. Baita pagacao de pau entrar no Brasil fingindo ser extrangeiro ne…fala serio!!! Mico, vergonha alheia de ver brasileiro se passando de extrangeiro dentro do proprio pais.

          • Otário Anonimous

            Grazygm, totalmente equivocados os seus comentários.
            Sendo cidadão com dupla cidadania, pode optar entrar/sair do país conforme for mais conveniente, pois é direito do cidadão.

          • Grazygm

            Galera, todo mundo entrando no Brasil pela fila de estrangeiro na proxima tah? Porque eh muito chique fingir que nao eh brasileiro, SENDO brasileiro… nao esquecam a fantasia de coxinha.
            Boa viagem. (vergonha alheia nivel 1milhao desse povo)

          • Fabrizio

            Como você é ignorante! Se a pessoa tem dupla cidadania, ela pode entrar no Brasil como italiana porque é italiana!!! Que gente burra que existe hein!! Hahahaha

  • GAbriel

    Eu tenho somente a minha cidadania italiana, mas ainda nao fiz meu passaporte europeu, alguem sabe me dizer se é possivel viver em dublin só com a cidadania italiana?

    • Grazygm

      mano, como assim? tu tens o passaporte italiano, loooooogo tem o passaporte EUROPEU. Sabe assim?

      • Eduardo

        Nada haver, amigo! Eu tb só tenho a nacionalidade portuguesa e não tenho passaporte, do mesmo jeito que tem gente que tem a nacionalidade brasileira e nunca tirou passaporte, passaporte é opcional, é necessário para viajar, sair do país.

    • http://www.minhasaga.org/ Fabio Barbiero

      Olá Gabriel, o passaporte é apenas um documento de viagem, se você reconheceu sua cidadania aqui na Italia tem a carta d’identità e a certidão de nascimento italiana – com estes documentos você pode se inscrever no consulado italiano em Dublin e uma vez inscrito, pode solicitar seu passaporte ali mesmo. Se por outro lado sua cidadania foi realizada no Brasil (neste caso nenhum documento é emitido automaticamente), recomendo que você solicite seu passaporte diretamente no consulado e já venha a Europa com ele em mãos.

      Abraços

  • http://www.facebook.com/emersonzaga Emerson Silva Zaga

    Bom dia.
    A minha finada avó pelo lado materno era filha de Alemão nesse caso tenho direito a pleitear a 2º cidadania?

    • avany

      Emerson amado.. O ideal é entrar em contato com o consulado/ embaixada Alemã no Brasil e se informar. Não temos informações especificas. Sorry

    • http://www.facebook.com/eldersalinass Elder Salinas

      consulte o consulado, talvez seja possível, eu fui pedir a minha cidadania Espanhola, mas foi minha avó que veio, então não tive direito, mas até bisnetos era possível… =/

  • Tati

    olá. requeri minha cidadania alemã, e devo receber meu passaporte provisório em alguns dias e, em seguida pretendo ir para estudo em Dublin. Será q o passaporte provisório tem tanta validade quanto o permanente? no consulado alemão me disseram q entro na europa como alemã…

  • http://www.facebook.com/osvaldo.djata Osvaldo Djata
  • Mayra

    Oi Camila, tudo bem?
    Eu sou casada com um francês, porém, temos pouco tempo de casamento. E estamos no processo de tirar meu visto de familia de europeu para a Inglaterra. E quero saber como é isso na Irlanda.
    Como posso comprovar que sou familia de europeu e poder trabalhar legalmente por ai?
    Obrigada pela ajuda.

  • ale

    pretendo fazer um curso de ingles e sou cidadao espanhol ?? sabe se rola algum desconto ai na Irlanda sem ter que ser residente ?? pq na inglaterra me parece q vc só tem direito a desconto se comprovar que reside há pelo menos 3 anos no pais !! o q vc sabe a respeito disso ?? obrigado

  • Angela

    Já possuo a cidadania italiana… ela foi tirada no Brasil. Mas não consegui requerer o passaporte italiano lá, vc tem que marcar horário pela internet e sempre dava q todos os horários já estávam preenchidos. Agora estou morando em Dublin e gostaria de saber se é possível eu requerer esse passaporte aki… Não tenho nenhum documento que comprove a minha cidadania… o que eu posso fazer??

    • Diego

      Oi, vou tentar te responder, primeiro vá até o consulado italiano e tire esta dúvida, porque cada consulado têm sua burocracia, tenho cidadânia Polonesa, no meu caso, para pedir o passaporte precisei ter em mãos a Certidão de nascimento trasncrita, no teu caso vç tirou no Brasil, uma cópia deste documento foi para vç e outra ficou no consulado Brasileiro, é bem provavel que não tenha nenhuma certidão sua no consulado Italiano da Irlanda, então repito, vá até o consulado pergunte quais são os documentos e peça-os para alguém no Brasil.Boa sorte.

    • http://www.minhasaga.org/ Fabio Barbiero

      Olá Angela

      Quando efetuamos a cidadania italiana no Brasil, o consulado envia nossos documentos para que sejam transcritos na Italia, no comune (prefeitura) onde nasceu o nosso antenato italiano. Portanto no seu caso você deverá efetuar os seguintes passos:

      1 – Entrar em contato com este comune e solicitar que eles emitam a sua certidão de nascimento italiana em formato plurilingue (o documento em italiano se chama estratto per riassunto dell’atto di nascita).

      2 – Com este documento em mãos – que comprova que você é italiana – vá até o consulado italiano em Dublin e faça a sua inscrição consular, como residente italiana na Irlanda

      3 – Uma vez inscrita no consulado, você poderá solicitar seja o seu passaporte italiano, seja sua carta d’identità italiana também, ok?

      Abraços

    • Thiago

      Seguinte

      Faça a solicitação do passaporte junto ao consulado Italiano de Dublin (tem a ficha no site, preenche tudo)

      Você precisa saber qual o seu Comune AIRE (aonde foi registrado na Itália, normalmente a cidade do seu antepassado, o consulado no Brasil deve ter essa info), isso você preenche na ficha

      O consulado de Dublin vai pegar isso, vai pedir o Nulla Osta para o teu comune (demora 1 mês, talvez mais) daí tendo isso emitido eles te avisam e você faz teu passaporte lá

      Fiz exatamente desse jeito, o único porém é que o consulado não é muito “falante” então enquanto fica esperando ninguém fala nada

  • José

    Eu moro no Brasil, e meu irmão é cidadão português, agora ele voltou para o Brasil, alguém sabe se tem alguma forma de eu conseguir o visto através dele?

    • Filipe Stappazzollo

      Pega a cidadania através dele cara, cidadania portuguesa é super simples de pegar, perto da italiana é muito simples.

  • http://www.facebook.com/profile.php?id=610012204 Franz Brehme

    Vcs sabem se existe algum tipo de “benefício de seguridade social” na Irlanda para cidadãos alemães? Estou indo pra lá e pretendo ficar por lá.

    E mais: preciso ir com passagem de ida e volta?

  • Dr.Master

    Nada como ter passaporte Alemao ! Acima de media, outro nivel ! Vou aonde quero e sem fila nem nada. Creme de la creme. Alem do que moro no brasil e aproveito o melhor da banana republic.

  • André Guarini

    Olá pessoal,

    Bom gostaria de saber se o processo para tirar a cidadania italiana seria complicada no meu caso, meu pai é italiano, tenho todos os documentos necessarios, sabemos o numero da pasta do comune porém já tenho mais de 18 anos, onde abaixo dessa idade andei lendo que e mais facil solicitar aqui no brasil, sendo maior de 18 fica um pouco mais burocratico o tramite, bom eu solicitando aqui no brasil será que demora este periodo de 5 a 10 anos ? ou o processo no meu caso será um pouco mais rapido ? Alguem tem alguma ideia sobre esta situação.

  • Rogerio Gianconelli

    Se eu tenho passaporte Italiano, quando desembarcar em dublin eu recebo um carimbo? e depois o que eu faço preciso de PPS pra trabalhar?

  • Felipe Cavalcante

    Ola, me tire uma duvida por favor.

    Meu Bisavo era portugues (falecido) e nao foi passado a nacionalidade para meu avo (falecido tambem).

    O processo para passar a dupla cidadania seria passar do meu bisavo (falecido) para meu avo (falecido) depois para minha mae (viva) e posteriormente para mim?? isso é possivel mesmo com eles ja falecidos?

    é possivel estar passando a nacionalidade do meu bisavo para mim de alguma maneira?

    Obrigado!

    • Eduardo Patatas

      Oi sou luso brasileiro , tenho mas noticias p vc, no caso do seu avo ele deveria ter tirado vivo. No caso como ele faleceu sua mae tem direito a naturalização portuguesa mais não é transmissível a filhos maiores.

    • Daniel kaminski

      Não sei bem ao certo mas no texto dizia que a nacionalidade europeia teria que vir por parte de pai e não parte de mãe

  • Marilda Garrido

    Tenho o passaporte espanhol e estou indo fazer intercambio na California.Gostaria de saber quais procedimentos tomar.

    • Ávany França

      Olá Marilda

      O interessante seria você entrar no site americano e ver os procedimentos para vistos. Pelo menos na Irlanda, irlandeses precisam aplicar para o visto americano com todos os mortais. Vale salientar que as vantagens de possuir visto europeu limitam-se quase sempre ao relacionamento entre os países da UE.

  • rodrigo

    Ola galera

    Alguem sabe quais os documentos e lugar que eu preciso te e ir para casar em Dublin.
    No meu caso irei casar com uma garota da Lituania. Os lugares que eu fui nao me deram informacoes precisas.

    att.

    rodrigo

  • Kelly

    Errado , a cidadania pode demorar para ficar pronta entre 4 meses a anos …
    Meu pai nasceu em Portugal e a minha vó tambem , dei entrada no consulado com os documentos do meu pai . E o processo inteiro durou 4 meses , foi feito a transcrição do casamento da minha mãe e do meu pai e também a minha cidadania e o PEP . Geralmente processos complicados é melhor procurar um advogado que demora muito menos .

  • Bernardo

    Oi Pessoal,
    Fiz meu PPS quando me mudei pra Irlanda, mas esse ano consegui minha cidadania e passaporte italiano. Preciso fazer um novo PPS usando o documento italiano ou nao faz diferenca?

  • Dnys Gbs

    ola sou ascendente de espanhol ( Minha bisavó) isso facilita minha entrada no pais?

    • Washington Alarcon

      Oi, não sei vc obteve a informação mascaso não, eu sou hispano por parte de pai e não tenho direito por ser bisneto. A espanha só permite que no máximo netos de espanhóis tenham a cidadania, e um neto não pode repassar para os filhos no caso destes serem netos e bisnetos respectivamente. Ate dá mas vc tem que viver um ano na espanha sem trabalhar as custas do seu pai (cidadão espanhol) para poder requerer.
      Bom é mais ou menos isso. Até mais!

  • Dijst

    Caros, tenho dupla cidadania, estou indo para Dublin agora em março, e gostaria de saber se posso comprar passagem só de ida?

  • Camila

    Olá,
    Estou dando entrada no meu processo de para ter cidadania portuguesa.
    Se eu conseguir o passaporte vermelho mesmo, eu e meu namorado estamos pensando em nos mudar para Dublin (onde ele viveu 3 anos no passado estudando e trabalhando).
    Nós namoramos a mais de 2 anos. Não sei se nosso relacionamento pode ser considerado uma união estável. Ele mora aos fins de semana comigo, mas durante a semana na casa da mãe dele pois é muito mais próximo da onde ele trabalha. Não temos contas ou correspondências que comprovem isso. Pretendo ficar a vida inteira com ele, só não casamos por causa de dinheiro mesmo.
    A questão é que caso a gente se mude mesmo para a Irlanda, eu como cidadã e ele não, que garantias eu terei que ele não vai ser “expulso”, afinal eu só iria se ele fosse comigo. E caso eu realmente decida sair do Brasil, pretendo não voltar.
    Que tipo de comprovações são necessárias nesse caso, há algum tipo de visto/documento que ele possa obter para que seja permitido que ele permaneça lá comigo pelo tempo que eu quiser ficar? A gente teria que obrigatoriamente casar para isso?
    Obrigada

  • Adriana

    Olá,
    Tenho descendência polonesa, como faço para tirar a cidadania?
    Como faço para conseguir documento do meu bisavô/bisavó que nasceram na Polônia? Não faço idéia por onde começar…
    Obrigada!

  • daniel kaminski

    Uma pergunta, meu pai tem sangue puro polonês, ele ainda não fez a dupla nacionalidade dele, tem como eu fazer mesmo assim?

  • Ekaterine Machado

    Oi!

    Vou fazer o meu passaporte europeu em breve, mas no meu caso é por parte MATERNA (minha vó é grega, mãe da minha mãe). Mesmo assim posso ter a dupla cidadania e passaporte europeu?

  • Mario

    Alguém sabe de um advogado para tratar de Nacionalidade Húngara em Lisboa
    seria necessário os serviços de um advogado ou não ?

  • camila

    Olá, bom dia!!

    Gostaria de saber se posso morar na Irlanda com o permesso, enquanto espero minha cidadania Italiana?

  • hugo fernd

    Parece que a os Passaportes Portugueses sao paezinhos quentes que se
    podem distribuir ai por toda a gente so porque e mais facil entrar na
    Europa. Mas nao e esse o proposito da nacionalidade Portuguesa. A NP so
    pode ser transmitida a que tem direito senao acontece o que esta a
    acontecer; toda as mafias podem adquirir o nosso passaporte com os
    prejuizos dai inerentes para os Portugueses. Brasuca tem memo que fica no Brasiu memo ne.