E-Dublin - O maior site de dicas de Intercâmbio na Irlanda, Trabalhar e Estudar na Irlanda, Trabalhar e Estudar na Europa, vistos para morar na Irlanda e Europa. Dicas de intercâmbio, trabalho no exterior, cursos de idiomas no exterior, trabalho na Irlanda, cultura irlandesa e vistos de trabalho

documentos

Procuração – Por que fazer?

procurac3a7c3a3o

Não é obrigatório, mas é importante deixar alguém para tratar qualquer pendência ou assunto relacionado aos seus interesses durante sua viagem de intercâmbio para a Irlanda. Para isso, temos as procurações que servem para darmos esse poder a outra pessoa.

Como a responsabilidade é muita, pois dependendo do tipo de procuração você passa poderes plenos, é bom nomear uma pessoa bem próxima e de extrema confiança: seus pais, irmãos ou um parente próximo. Em alguns casos, o advogado da família. Aí vai de acordo com o que você precisa e de acordo com as suas relações.

A procuração pode servir para várias coisas diferentes, por isso é bom saber o que você quer para que essas informações constem de forma clara e não haja quaisquer problemas para quem vai te representar. Vou explicar dois modelos para facilitar um pouco:

Procuração Simples

É uma procuração com firma reconhecida (particular) ou lavrada em cartório (pública). Esse tipo vai dar poderes para te representar em algum órgão, civil ou comercial. Nela, o seu indicado pode te representar ou administrar os assuntos que nela constarão. Porém, o representante não poderá tomar decisões ou falar por você.

Procuração Plenos Poderes

É mais genérica e pode incluir vários interesses, inclusive judiciais. O que evita ter que fazer muitos tipos de procurações. Existem apenas algumas exceções  de atividades que não podem ser incluídas nem nessa nem em nenhum tipo de procuração, como o voto.

As procurações podem ser públicas ou particulares:

Procuração Pública

Deve ser lavrada em tabelionato de notas. É preciso indicar os poderes, gerais ou específicos. Quando gerais, podem não ser aceitas por não detalhar exatamente a representação.

Procuração Particular

É redigida pelo próprio outorgante (quem será representado, no caso, você) e reconhecida em cartório. Assim como a pública, você vai indicar os poderes ao seu outorgado (seu representante).

Independentemente do tipo de procuração, é importante deixar bem claro quais dos seus interesses serão tratados pelo seu representante para que não haja rejeição dos órgãos quando as procurações forem apresentadas.

Lembrando que alguns bancos exigem uma procuração específica. Então, se você vai deixar contas em aberto, é bom falar com o seu gerente sobre isso. Para o Detran e Receita Federal, existem modelos que devem ser seguidos de acordo com especificações desses órgãos. Clique nos links com os nomes dos órgãos para abri-los.

Como existem vários tipos de procuração, você deve buscar aquela que seja adequada para o que você precisa. Dá pra pegar alguns modelos no Google ou o próprio cartório pode te fornecer.

Este texto foi originalmente dia 2/5/2011 e revisado por Camilla Gómez em junho de 2013.

Posts relacionados

Primeiro dia de aula em Dublin / Irlanda
O poder do passaporte vermelho
Cuidados legais na hora da contratação de uma agência de intercâmbio. PARTE I
Perdi o GNIB, o que fazer?

por edublin em 26/05/2013

fullbanner_orcamento
Flower beauty_edublin2
  • http://go-irlanda.blogspot.com/ Evandro

    Olá,
    Muito obrigado por esse post, sanei várias duvidas com ele… Mesmo pesquisando vários dias internet sobre procurações as dúvidas ainda persistiam.

    Porém ainda tenho um questionamento:
    No meu caso já verifiquei que a melhor opção e a “Procuração com plenos poderes” … Porém achei vários modelos e ainda não sei ao certo “o que colocar” na procuração.

    Será que você pode disponibilizar algum modelo?
    Obriagdo

  • Alex Fancio

    Olá pessoal.. sei que o comentario abaixo nao tem muita relação com a materia, mas eu tentei enviar pelo Contato do site e deu problema =/

    Entao to usando esse canal de comentarios para sugerir algumas ideias de materias.

    Olá pessoal do E-Dublin! Parabens pelo site. Acompanho vocês semanalmente. Embarco para Dublin em janeiro/2012 mas tenho tirado muitas dúvidas nesse site incrível o/

    Tenho algumas sugestões para vocês sobre matérias que podem ser úteis pra quem acompanha o site.

    1)O amor em Dublin: Materia sobre como sao os irlandeses e irlandesas na paquera e histórias entre brasileiros que se apaixonaram na Ilha Esmeralda (boa pedida para o dia dos namorados, que no Brasil é em junho #fikdik)

    2)CouchSurfing: Como é a rede na irlanda? E na Europa. Dicas para quem quer viajar sem pagar hotel, ou hostels. Além disso o Couch tem vários encontros (pelo menos no Brasil). Certeza que tem ae.

    3)Fazendo as contas: Quanto custa se alimentar em Dublin? Quanto custa uma lista básica de itens para se passar 1 semana em Dublin?

    4)Trabalho Voluntário / Ongs: Exemplo de Brasileiros que se dedicam e trabalham com voluntariado na Irlanda. Como é? A experiência?

    5) Shows: Quais shows acontecerão na Irlanda esse ano? Quanto custara?

    6)Planos de Celuar: Quanto custa? Vale a pena pos pago ou pré pago?

    Bom acho que é isso =)

    Espero ter contribuido.

    Abs e sucessos pra vcs!

  • Franklin Guerra

    Bom dia Marie..gostei da materia porem fiquei com uma duvida ,

    Quando é necessario a procuração? Para que faz cursos de 1 mes, 3 meses ou 6 meses + férias? Poderia responder por gentileza.

  • Marie Barreto

    Franklin:
    A procuração serve pra qualquer “pendência” que fique no seu nome quando vc estiver fora. Por exemplo: vc deixou alguns cheques, contas em aberto etc… através da procuração, seu representante pode resolver pequenos problemas relacionados a isso. Se um cheque voltar, se o banco fizer alguma cobrança indevida…
    Pra quem vai ficar pouco tempo fora, ou não deixou nada pra trás, não é necessário fazer a procuração.

    Evandro:
    O conteúdo da procuração de plenos poderes abrange muitas coisas, inclusive na parte judicial. Vc pode pegar um dos modelos que existem na internet e verificar se ele inclui aquilo que vc precisa. Ou solicitar ao próprio tabelião que insira o que vc quer e que não consta naquele modelo.

    Até!

  • Marcelo Capovilla

    Só pra ajudar no post!!!! Estarei indo para Dublin no começo de agosto e chequei no cartório como fazer a procuração. Em geral, eles redigem o texto com seus intuitos específicos. Claro, existem aqueles genéricos, tais como: representação em qualquer  órgão público, compra e venda de imóveis, automóveis e etc. É bom ter os motivos principais em mente para que o tabelião possa acrescentar no texto.

    Na minha cidade (interior de SP), a procuração pode ficar pronta no dia se houver urgência, mas o ideal é de 3 a 4 dias. No caso de pessoas solteiras, basta levar a cópia do RG e CPF de quem é a procuração e os mesmos documentos (só o número já basta) das pessoas em que vc irá ceder os “poderes” legais.
    Fica em 151 dinheiros!!!!!!!!

  • Aroldo Drigues2

    Por que para o detran uma PROCURAÇAO tem valor..vendi um carro e passei a dita, ele [comprador]substabeleseu para outro e outro para outro, em fim o veiculo passou de mim para outros 
     tres outros donos ninguem tranferiu..resultado multas e impostos sem 
    pagar  TUDO EM MEU NOME fui bloquear o veiculo., para o detran a PROCURAÇAO NAO TEM VALOR somente o dut (DOCTO DE TRASFERENCIA AQUELE VERDINHO) pois não posso bloquear o carro e as dividas nen passa-las para quem eu vendi….  para bloquear ou tirar ele do meu nome tenho que PAGAR TUDO *REGULARISAR* para o cara se dar de bem…………é so tres mil

  • Adileiamelo

    estou colocando na justica um banco por me cobrar um cartao que nunca tirei ja fui no banco e consta o cartao e estar desbloqueado,semana passada fui fazer compra em um certo supermecado e fui acusada de estar roubando a bolsa que pertence ao o meu filho chamei a policia fiz todos os procedimentos e o meu ex marido tomou a frente de procurar um advogado so que ele quer que eu lhe der uma procuracao em seu nome quero saber se ele poder ficar com o dinheiro que eu receber ou nao estou em duvida

  • suelia

    no detran da esse formulario?

  • http://www.facebook.com/vilmo.zanchet Vilmo Luiz Zanchet

    oi sou VilmoLuiz Zanchet sou brasileiro e sao 20 que vivo na italia , preciso pedir a cidadania italiana . queria saber que documentos me serve pra fazer uma procuraçao pra alguem fazer documentos pra mim no Brasil….minha mail é [email protected] atenciosamente vilmo luiz zanchet. muito obrigado ..

  • odair

    minha tia vai voltar para a cidade dela e vai deixar sua filha sobre minha responsabilidade que orgão eu procurar

  • Sebastian Bieberle

    Ola,
    vou passar 2 anos fazendo pós graduação na europa. Estou correndo atrás da procuração de plenos poderes, fui ao cartório e lá me informaram que para fazer lá com eles teria que pagar R$ 303! Perguntei se havia a possibilidade de redigir o documento em casa (já vi vários modelos com diversos tipos de poderes especificados), e depois somente autenticar (bem mais barato).
    O amigo então me disse que este documento não teria nenhum valor.
    Isso procede?

    Obrigado pelo seu tempo.

    Sebastian Bieberle

  • ana

    quero saber o valor de uma procuração publica

  • Marisa Saraiva

    Olá,
    O meu caso ficarei um ano, mais deixarei o meu carro à venda e manterei conta aberta.
    A simples registrada em cartório já serve? ”URGENTE”

    • Ávany Franca

      OI Marisa…como o próprio nome diz, a Simples é mais limitada…como é caso de venda, possivel transferëncia de nomes, etc…melhor fazer uma mais completa náo é?

  • Rafael Guimarães

    Vcs poderia detalhar mais esse post, como por exemplo colocar modelos tanto da procuração simples e completa e/ou sites onde podemos fazer?

  • Ricardo Morais

    Para qualquer dúvida relacionada a Procuração procure um cartório próximo de sua residência, ninguém melhor que o escrevente para tirar suas dúvidas.

    Att.

    Ricardo
    escrevente

  • Thais Lopes

    Olá, tenho uma dúvida. Uma pessoa pode fazer 2 procurações para 2 pessoas diferentes, de plenos poderes? Se essa pessoa for cancelar uma procuração, esse cancelamento só poderá ser realizado no cartório que foi feito a procuração, ou qualquer outro cartório pode destituir?