Vistos 2

Renovando seu visto na Irlanda! Como fazer?

Edu Giansante postou em 13 jul 2009

Eis que chega o dia, na verdade, não exatamente o dia, mas o mês em que seu visto vai expirar. E, mesmo antes, as preocupações já se iniciam: Como eu faço? Será que renovo e gasto mais uma grana com um novo cursoSerá que terei algum problema?

Bom, como já  renovei o meu visto  vou contar para vocês como as coisas funcionam. Assim você não se ilude e nem sofre com preocupações desnecessárias.

Primeiramente, o que você precisa:

1-  Attendance (presença), pelo menos 80% de presença em aula;

2 – Bank statement (extrato bancário) dos últimos três  meses;

3 – Carta da escola comprovando o pagamento do novo curso;

4 – Insurance (Seguro saúde).

5 – Passaporte

6 –  GNIB antigo

Sobre o item 1: 80% de presença

Edu! Fodeu, eu só tenho 63% de presença.” Teoricamente fodeu mesmo, amigão. Você deveria ter faltado menos. Mas não se preocupe! Você pode pagar um 1 mês de aula extra, para completar seus 80%, e ficar ajustar ou melhorar a sua attendance! Ufa! Problema  resolvido.

Sobre o item 2 – o bank statement. Quanto ter na conta?
O que dizem por ai é que é bom ter entre 1000 e 1500 euros na conta. Porém, na verdade no site do governo eles afirmam não exigir comprovação de fundo, apenas se por algum motivo especial o oficial achar necessário (veja abaixo).

nao-prova1renovacao

Confira informação clicando na imagem.

Documentos necessários nas mãos vamos aos passos:

Passo 1 – Na escola escolhida, você pecisa pagar a renovação do curso. Feito o pagamento, o coordenador ou responsável enviará a carta diretamente à imigração. A única coisa que você recebe da escola neste momento é o comprovante de renovação de curso, já que, a sua cópia da carta ficará pronta em alguns dias, no meu caso, a espera foi de dois dias, quando o coordenador ligou para avisar que eu poderia retirá-la.

Passo 2 – Vá até o escritório da imigração, aquele mesmo onde você fez seu GNIB. Lembra? Pois é, lá o processo é o mesmo: pega-se a senha e espera. Espera, espera… Chegando a sua vez apresente a cópia da carta, seu extrato e obviamente sua carteirinha da Garda (GNIB).

Apresentando tudo é hora de pagar pelo GNIB agora são 300 euros. Sim, mané, paga de novo! Para pagar, já sabe: cartão de crédito ou de débito!  E para finalizar o oficial tirará outra foto sua, dessa vez com menos cara de perdido. :)

“Blz Edu, japagay, e agora?”
Agora senta e espera mais um pouquinho, até ser chamado para retirar a carteirinha. “Sr. Fulano de Tal!” Opa, sua vez!

Seja bem-vindo de volta a terra verde.

homereduchegando

 

Atualização: Este texto foi revisado e atualizado em 13/01/2013 por Mayara Lira.”

Sobre o Autor


Edu Giansante

Fundador e CEO do E-Dublin, Edu chegou na Irlanda em 2008, no ano pré-crise, pegou a nevasca de 2010 e comeu cérebro de cabra em Marrakesh. O Edu também é baterista da banda Irlandesa Medz.

comments powered by Disqus