10 curiosidades sobre o condado de Dublin

10 curiosidades sobre o condado de Dublin

Rubinho Vitti

3 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Muita gente conhece Dublin como a capital da Irlanda, mas quem não vive na ilha pode não saber que Dublin também é o nome do condado onde está a maior cidade do país. Muito além da capital, a área é que mais concentra pessoas e apresenta belas cidades em sua área costeira, com paisagens exuberantes e praias lindíssimas.

Vista da Baía de Dublin, na costa do condado. Foto: Pxhere

Vamos conhecer mais sobre o condado de Dublin? Mostramos 10 curiosidades que você precisa saber sobre essa região:

1. Terceiro menor condado da Irlanda

Dublin não é reconhecido por seu tamanho. Ele é o terceiro menor condado da ilha, com 921 km². Localizado na província de Leinster, região leste da ilha, porém, o condado é o mais populoso. Mais de um milhão de pessoas, no total, vivem nas cidades que compõem Dublin.

2. Lar da capital irlandesa

Como dito, Dublin é a capital da Irlanda, mas também o nome do condado onde está localizada. Segundo o governo irlandês, a cidade foi fundada no ano 988. Ou seja, ela possui mais de mil anos de fundação. O nome vem do gaélico “dubh linn”, que significa “piscina negra” e refere-se a uma piscina escura onde o River Poddle entrava no Liffey, próximo ao Dublin Castle.

3. Rio Liffey

Rio Liffey é uma das fontes de água para o sistema de distribuição da Irlanda. Foto: Depositphotos

O mais conhecido rio irlandês, o Liffey atravessa o condado de Dublin, dividindo-o em norte e sul, e cruzando o centro da cidade de Dublin. A palavra Liphe (ou vida) originalmente se referia ao nome da planície por onde o rio corria. O rio tem 75 quilômetros de comprimento e deságua na Baía de Dublin.

4. Condado foi lar de grandes escritores

Muitas grandes figuras literárias irlandesas como James Joyce, Oscar Wilde, George Bernard Shaw, Jonathan Swift, Bram Stocker e Sam Beckett nasceram ou viveram no condado de Dublin.

5. Howth

Howth é um dos pontos turísticos mais frequentados da Irlanda e também foi imortalizado na literatura irlandesa. Foto: Howth Express

No nordeste do condado de Dublin, encontra-se Howth, um destino popularmente turístico e imortalizado na literatura. Em “Ulysses”, de James Joyce, Howth Head é o lugar onde Leopold Bloom propõe Molly ao casamento. Joyce também menciona a localização em seu conto “Eveline”, de “Dubliners”.

6. Killiney Beach

Praia de Dún Laoghaire-Rathdown, é longa e pedregosa, mas oferece vistas deslumbrantes de Bray Head, Dalkey Island e Sorrento Terrace.

7. Dublin Castle

Fundado em 1204, sob as ordens do rei João da Inglaterra, o castelo ficou até 1922 como centro do domínio britânico na Irlanda. Hoje, é utilizado para importantes recepções do Estado e inaugurações presidenciais. Ele também abriga a Biblioteca Chester Beatty, que tem algumas das melhores coleções de arte oriental do mundo.

8. Trinity College

Fundado em 1592, é um dos centros de aprendizado mais antigos do condado. Sua biblioteca abriga o Book of Kells, um texto latino dos quatro evangelhos, com meticulosa obra de arte, criado no século IX.

9. Brazen Head

The Brazen Head é o pub mais antigo da Irlanda e foi inaugurado em 1198.© Josh Kroese | Dreamstime.com

The Brazen Head é o pub mais antigo da Irlanda e foi inaugurado em 1198. Foto: Josh Kroese | Dreamstime.com

Oficialmente, o pub mais antigo da Irlanda, o Brazen Head, localizado na cidade de Dublin e remonta a 1198.

10. Dublin Mountains Way

O local foi recentemente nomeado uma das rotas mais cênicas do mundo. A trilha de caminhada foi criada em 2009 e se estende por 40 km. Ela abrange trilhas de montanha, caminhos rurais e estradas rurais.

 

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar