Leprechaun: símbolo do folclore da Irlanda

Leprechaun: símbolo do folclore da Irlanda

Rubinho Vitti

3 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Na Irlanda, o famoso duende verde, conhecido como Leprechaun, é um dos principais símbolos do país. Minúsculo, essa criatura de chapéu preto, com um trevo de quatro folhas espetado na aba, barba gigante e sorriso bobo está estampada pelos quatro cantos da ilha. Desde camisetas e canecas até ímãs de geladeira e guarda-chuvas, vários itens levam a marca desse simpático ser místico.

Mas a lenda do Leprechaun vai muito além do comércio. Simpático e travesso, esse pequeno notável surgiu em histórias que são contadas há vários séculos.

Boneco de um leprechaun com moedas

Leprechaun é um dos símbolos mais fortes da Irlanda. Foto: Pxhere

Leprechaun existe há mais de mil anos

De acordo com o livro The Element Encyclopedia of Magical Creatures (A Enciclopédia dos Elementos das Criaturas Mágicas), de John e Caitlin Matthews, a lenda do Leprechaun está presente no folclore irlandês por meio de contos datados do século VIII, no livro Saga of Fergus mac Léti.

Na história, “duendes aquáticos” chamados “lúchorpáin” tentam arrastar Fergus para o mar enquanto ele está dormindo, mas a água fria o acorda e ele consegue escapar.

Do gaélico, “luchorpán” significa “corpo pequeno”, e a palavra teve modificações até chegar a Leprechaun. Alguns pesquisadores afirmam também que “bhrogan”, que significa sapateiro, principal vocação do duende, pode ter originado o nome.

Os três desejos do Leprechaun

Estátua de um Leprechaun em uma floresta

Como os duendes, o Leprechaun é encontrado em diversas versões na Irlanda. Foto: Pxhere

De acordo com a lenda, se você se deparar com o Leprechaun, não se esqueça de segurá-lo e fazer três pedidos. Para os irlandeses, pessoas com sorte suficiente para capturar o duende verde podem exigir que ele realize três desejos antes de ser liberto.

Mas cuidado, o Leprechaun, segundo contam as histórias, é terrivelmente esperto e muito pouco confiável.

A folclorista Carol Rose, autora de Spirits, Fairies, Leprechauns and Goblins: An Encyclopedia — enciclopédia sobre espíritos, fadas, Leprechauns e duendes — narra diversas histórias sobre esses seres mágicos que estão na memória e na crença, principalmente dos europeus.

No livro, uma das histórias resgatadas é a de um homem que mostrou ao Leprechaun onde seu tesouro estava localizado, em meio a um arbusto no campo onde havia uma mancha vermelha.

O mesmo homem foi buscar uma pá para resgatar seu tesouro e, quando voltou, descobriu que todas as numerosas árvores no campo estavam pintadas de vermelho.

Leia também: 5 fantasias para curtir o St. Patrick’s Day

Leprechaun tem som próprio e é solitário

Leprechaun feito como um duende de jardim

O Leprechaun ultrapassou a barreira do folclore, tornando-se figura comum entre as pessoas na Irlanda. Foto: Pxhere

Como a maioria das fadas, o Leprechaun tem um som distinto associado a ele, reconhecido pelo toque de um minúsculo martelo de sapateiro, que anuncia que ele está perto.

No livro de 1825, “Fairy Legends“, o Leprechaun parece ser sempre do sexo masculino e solitário. Ele é frequentemente descrito como velho e com longa barba ruiva. Veste verde e usa sapatos com fivelas, além de ter em mãos seu instrumento de trabalho, o martelo. Às vezes, ele usa um chapéu pontudo ou achatado e pode fumar um cachimbo.

Arco-íris e o pote de ouro

desenho de um leprechaun, pote de ouro e arco-íris feito por Brian Froud

Desenho de Brian Froud, um dos pioneiros a ilustrar fadas e Leprechauns. Imagem: reprodução

O Leprechaun é visto, quase sempre, com outros símbolos, como o arco-íris e o pote de ouro. O ilustrador de figuras mágicas Brian Froud afirma que ele sempre está escondido junto a tesouros secretos, como potes de ouro, encontrados além do horizonte, na ponta de um arco-íris.

O ouro, segundo algumas versões de histórias irlandesas, era escondido pelos Vikings, quando estes saqueavam tribos inteiras e escondiam os tesouros embaixo da terra.

Quando eles deixaram a Irlanda, o Leprechaun encontrou os potes de ouro e voltou a enterrá-los em locais seguros, onde só podem ser encontrados onde um arco-íris termina.

‘Lucky the Leprechaun’: o duende da sorte

imagem da caixa de cereal lucky charms, com um desenho de um leprechaun

Cereal matinal Lucky the Leprechaun é uma utilização moderna da figura do duende. Foto: Divulgação

Um dos tipos de Leprechaun mais conhecidos da cultura popular é o Lucky the Leprechaun, o mascote do cereal matinal da General Mills Lucky Charms. Do outro lado do espectro da cultura pop, você tem o homicida Lubdan, da série de filmes de terror e comédia “Leprechaun“.

O verde, aliás, é a cor da sorte, mas os duendes nem sempre estiveram vestidos de verde no folclore celta. Os primeiros contos das criaturas relataram roupas vermelhas, iguais às do Papai Noel.

Outra curiosidade sobre as histórias do Leprechaun é que elas sempre falam sobre moralidade. A lenda adverte contra a ganância e a loucura de tentar enriquecer rapidamente. Por isso, potes de ouro e trapalhadas são relatados o tempo todo.

Leia também: 5 símbolos irlandeses para você levar na mala

Poema para um Leprechaun

desenho de um leprechaun, o duende irlandês

Figura do Leprechaun é sempre vista próxima a um pote de ouro. Foto: Pixabay

Um poema do século XVIII, de William Allingham, intitulado “The Lepracaun; Or, Fairy Shoemaker”, descreve o som da batida do duende. “Você não percebe o pequeno clamor da agitada batida do martelo élfico, a voz do Leprechaun cantando estridente enquanto ele alegremente dedica seu ofício?”

Lay your ear close to the hill.
Do you not catch the tiny clamour,
Busy click of an elfin hammer,
Voice of the Lepracaun singing shrill
As he merrily plies his trade?

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Imagem de capa: Freepik

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar