10 curiosidades sobre os Leprechauns

10 curiosidades sobre os Leprechauns

Rubinho Vitti

1 semana atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Os famosos duendes verdes da Irlanda, os chamados Leprechauns, estão em todos os cantos da ilha, pelo menos em produtos como camisetas, canecas e ímãs de geladeira. Mas a lenda desses seres mágicos vai muito além do comércio com sua imagem. Simpáticos e travessos, esses pequenos notáveis surgiram como lendas desde o século VIII.

O site Irish Central listou 10 curiosidades sobre essas criaturas, que resumimos aqui para vocês.

Leprechaun é um dos símbolos mais fortes de sorte na Irlanda. Foto: Pxhere

1. Lenda do século VIII

De acordo com o livro The Element Encyclopedia of Magical Creatures (A Enciclopédia dos Elementos das Criaturas Mágicas), de John e Caitlin Matthews, a lenda do Leprechaun está em contos de espíritos da água do século VIII. Seu nome vem do gaélico “luchorpán”, que significa corpo pequeno.

2. Duendes sapateiros

Alguns pesquisadores afirmam que a palavra Leprechaun veio do “bhrogan”, que significa sapateiro, que é a principal vocação dos elfos.

3. Três desejos

Se você se deparar com um Leprechaun, não se esqueça de segurá-lo. De acordo com lendas irlandesas, pessoas com sorte suficiente para capturar um duende podem permutar sua liberdade por três desejos.

4. Figura trapaceira e não confiável

A folclorista Carol Rose conta em seu livro que um homem mostrou a um duende o arbusto no campo onde seu tesouro estava localizado com uma mancha vermelha. O mesmo homem foi buscar uma pá para resgatar seu tesouro e quando voltou descobriu que todas as numerosas árvores no campo estavam pintadas de vermelho.

5. Leprechauns têm som próprio

Como a maioria das fadas, os Leprechauns têm um som distinto associado a eles. Os duendes são reconhecidos pelo toque de um minúsculo martelo de sapateiro, enfiando pregos em sapatos, que anunciam que estão perto.

6. Duendes são sempre do sexo masculino

No livro de 1825, “Fairy Legends”, os Leprechauns parecem ser inteiramente masculinos e solitários. Eles são frequentemente descritos como “velhos barbados vestidos de verde e usando sapatos com fivelas”. Às vezes, eles usam um boné ou chapéu pontudo e podem fumar um cachimbo.

7. Verde nem sempre é a cor de um duende

Os duendes nem sempre estavam vestidos de verde. Os primeiros contos das criaturas relataram roupas vermelhas, igual às do Papai Noel, mas duendes.

8. Poema para um Leprechaun

Um poema do século XVIII, de William Allingham, intitulado “The Lepracaun; Or, Fairy Shoemaker”, descreve o som da batida do duende:

Lay your ear close to the hill.
Do you not catch the tiny clamour,
Busy click of an elfin hammer,
Voice of the Lepracaun singing shrill
As he merrily plies his trade?

9. Lucky the Leprechaun

Um dos Leprechauns mais conhecidos da cultura popular é o Lucky the Leprechaun, o mascote do cereal matinal da General Mills Lucky Charms. Do outro lado do espectro da cultura pop, você tem o homicida Lubdan, da série de filmes de terror e comédia “Leprechaun”.

10. Figuras de cunho moral

As histórias de Leprechaun sempre falam sobre moralidades. A lenda adverte contra a ganância e a loucura de tentar enriquecer rapidamente. Por isso, potes de ouro e trapalhadas são relatados o tempo todo.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar