10 séries irlandesas para assistir de graça na RTÉ

10 séries irlandesas para assistir de graça na RTÉ

Rubinho Vitti

1 semana atrás

A RTÉ disponibilizou 10 séries clássicas irlandesas em seu sistema de exibição em streaming, o RTÉ Player. São séries que vão de dramas a comédias, reunindo atores que saíram da ilha para brilhar em Hollywood. O melhor: dá para ver online e de graça se você estiver morando na ilha.

Vamos a elas:

The Irish R.M.

Sucesso em 1983, série The Irish R.M. foi baseada nos livros de Somerville e Ross. Foto: PXhere

Baseado nos livros das feministas anglo-irlandesas Somerville e Ross, essa série conta a história de um oficial do exército inglês que renuncia sua comissão para se tornar um magistrado residente no oeste da Irlanda. Foi um enorme sucesso quando foi ao ar em 1983. As três temporadas estão disponíveis até o final de julho. Assista aqui!

Falling for a Dancer

Ator irlandês Colin Farrell fez seu debut na série Falling for a Dancer, de 1998. Foto: Pxhere

Adaptação de 1998 do romance best-seller de Deirdre Purcell. Ela apresenta dois atores que iriam para a fama internacional: Colin Farrell e Liam Cunningham. É a história de uma jovem que tem um relacionamento com um dançarino e fica grávida. Para evitar ser colocada em uma lavanderia de Madalena, ela se casa com um viúvo mais velho. Assista aqui!

Bachelor’s Walk

A série foi uma revelação quando foi ao ar em 2001. É uma representação engraçada e realista da vida em uma Dublin que estava começando a se transformar. Assista todas as três temporadas aqui.

Into the West

Drama inesquecível sobre um par de jovens garotos viajantes que partem para o oeste de Dublin e o cavalo deles é roubado. É estrelado por Gabriel Byrne como o pai dos meninos. Está disponível no Player até o final de julho.

The Lilac Bus

The Lilac Bus faz um passeio pela Irlanda do final de 1980. Foto: Pxhere

Tem como base a coleção de contos de Maeve Binchy sobre um grupo de passageiros que viajam no mesmo ônibus de ida e volta para Dublin todas as semanas. Vale a pena observar a filmagem nostálgica do final dos anos 1980, na Irlanda. Também está disponível no RTÉ Player até o final de julho.

The Clinic

A série foi muito popular de 2003 a 2009 e acabou por ser um trampolim para o sucesso de muitos atores irlandeses. Situada em uma clínica em Dublin 4, deu a Saoirse Ronan um de seus primeiros papéis no cinema e também nela estrelaram Amy Huberman, Aidan Turner e Chris O’Dowd. Assista aqui!

Paths to Freedom

Paths to Freedom, de 2011, narra a história de dois prisioneiros. Foto: Pxhere

Essa série marcou um momento inovador na comédia irlandesa de TV. Escrito e estrelado por Michael McElhatton (agora internacionalmente famoso como o brutal Roose Bolton, em Game of Thrones), segue dois prisioneiros libertados recentemente, o médico Jeremy e o assaltante Rats, enquanto eles tentam lidar com a vida no lado de fora. Assista aqui.

Dan and Becs

Contando histórias em curtos episódios de dez minutos, essa comédia (que foi ao ar em 2007) segue a relação do cineasta desempregado Dan e sua namorada modelo Becs por meio de seus diários de vídeo. Assista às duas temporadas aqui.

A Love Divided

Baseado em uma história verdadeira, A Love Divided é a história de conflitos sectários em uma pequena cidade de Wexford. Liam Cunningham é Sean, um fazendeiro católico, e Orla Brady é sua esposa protestante Sheila, cujo relacionamento estremece quando Sheila se recusa a mandar seus filhos para uma escola católica. Assista aqui!

Pure Mule

Nessa série, de 2005, jovens em uma cidade do interior do Reino Unido ofereceram um olhar duro sobre a Irlanda. Cada episódio segue um personagem individual. Charlene McKenna interpreta Jennifer, enquanto o falecido Tom Murphy estrelou como Shamie. Assista aqui!

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar