12 curiosidades sobre o St. Patrick’s Day

12 curiosidades sobre o St. Patrick’s Day

Tarcisio Junior

1 mês atrás

Celebrado no dia 17 de março, o St. Patrick’s Day é o feriado mais importante da Irlanda, mas o quanto você sabe sobre essa data? Selecionamos alguns fatos curiosos sobre o dia de São Patrício!

1 – St. Patrick não era irlandês

Foto: Pixabay

St. Patrick’s Day é o feriado mais importante da Irlanda. Foto: Pixabay

Ele era, na verdade, do País de Gales.

2 – O trevo era originalmente uma ferramenta de ensino

Foto: Pixabay

A simbologia do St. Patrick’s Day está ligada ao trevo e a outros elementos. Foto: Pixabay

Dizem que Patrick utilizou a planta de três folhas para explicar a Santíssima Trindade (Pai, ​​Filho e Espírito Santo) aos irlandeses pagãos. Isso não é necessariamente verdade, mas não deixa de trazer uma simbologia interessante.

3 – O primeiro desfile de St. Patrick’s Day

Foto: Pixabay

Muitas pessoas se reúnem nessa data. Foto: Pixabay

O primeiro desfile do dia de São Patrício ocorreu nos EUA, na década de 1760.

4 – A cor era, na verdade, o azul

Foto: Wikimedia

Muitas mudanças aconteceram ao longo do tempo na forma de comemorar. Foto: Wikimedia

Durante muitos anos, o azul era a cor mais associada a St. Patrick. O verde era uma cor considerada azarenta. O azul de St. Patrick já foi considerado símbolo da Irlanda por muitos séculos, e o estandarte presidencial irlandês, inclusive, ainda é azul.

5 – Há mais de 200 anos em Sydney, na Austrália

Foto: Mike Young, Wikimedia Commons.

Outros países também comemoram a data. Foto: Mike Young, Wikimedia Commons.

Em Sydney, o dia de São Patrício foi comemorado pela primeira vez em 1810, quando Lachlan Macquarie, o governador de Nova Gales do Sul, proporcionou uma festa para trabalhadores irlandeses.

6 – O desfile mais curto do mundo

Por muitos anos, Dripsey, no condado de Cork, realizou o desfile mais curto do mundo, com apenas 25 metros de extensão — a distância entre dois pubs, The Weigh Inn e The Lee Valley. Atualmente, é a cidade de Hot Springs, no estado de Arkansas (EUA) que afirma ter o desfile mais curto.

7 – O rio verde de Chicago

Foto: Pixabay

O verde invade no dia de São Patrício. Foto: Pixabay

Em Chicago, todos os anos, a união local de encanadores realiza o tingimento do principal rio da cidade. O evento, que ocorre desde 1962, já tentou ser imitado por outras cidades, porém o material não-tóxico utilizado na coloração é uma formula secreta da cidade. O corante dura cerca de cinco horas.

8 – Trevos na Casa Branca

Foto: IrishCentral

A simbologia do trevo é de alcance internacional. Foto: IrishCentral

Tradicionalmente, todos os anos, o líder irlandês entrega uma tigela de cristal cheia de trevos ao presidente dos Estados Unidos. O trevo cultivado em Kerry é, porém, imediatamente destruído pelo Serviço Secreto após a cerimônia.

9 – Guinness no St. Patrick’s Day

Foto: Pixabay

A cerveja é outro símbolo do St. Patrick’s Day. Foto: Pixabay

As vendas da cerveja Guinness disparam no dia de São Patrício. Pesquisas recentes mostram que 5,5 milhões de pints são servidas em todo o mundo, todos os dias. No dia de São Patrício, esse número dobra.

10 – Greening

Foto: DFA

São muitos os países que se envolvem com o feriado de São Patrício. Foto: DFA

Tanto a Irlanda quanto diversos outros países aderem à cerimônia chamada Greening, que colore de verde desde comércios até monumentos e pontos turísticos.

11 – Acessórios

Foto: Pixabay

As pessoas se fantasiam com aspecto típico irlandês. Foto: Pixabay

Um mês antes do feriado, todas as lojas da Irlanda são tomadas por acessórios que remetem aos leprechauns e às cores da Irlanda. É supercomum ir ao mercado, trabalho ou mesmo andar pelas ruas e ver as pessoas vestindo trajes especiais.

12 – Consumo de cerveja

Temple Bar. Foto: Obvious

Temple Bar. Foto: Obvious

De acordo com o The Journal, mais de 10 km de barris de cerveja são usados no St. Patricks Day em Dublin. Não estranhe se você se deparar com os pubs se abastecendo de barris e mais barris de cerveja alguns dias antes, numa quantidade assustadora.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Tarcisio Junior
Tarcisio Junior, Formado em Design Gráfico, já trabalhou com publicidade, web e até moda. Vidrado em tecnologia, respira música e tem como vício aprender novos idiomas e coisas novas! Foi picado recentemente pelo "bichinho das viagens", morou em Dublin por alguns meses e se apaixonou pela Europa.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar