12 curiosidades sobre o St. Patrick’s Day

12 curiosidades sobre o St. Patrick’s Day

Tarcisio Junior

1 mês atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O St. Patrick’s Day, o Dia de São Patrício, é o feriado mais importante da Irlanda. Comemorado no dia 17 de março, ele é considerado o “Carnaval dos irlandeses”. Isso porque é um dia de festa, em que tradicionalmente o país realiza festivais, paradas e muitos eventos que celebram o padroeiro da Ilha.

Em 2021, assim como no ano passado, as atividades vão ficar no mundo virtual, por conta da pandemia da Covid-19. De qualquer modo, há motivos para celebrar, mesmo em casa.

Mas o quanto você sabe sobre sobre o St. Patrick’s Day?

Selecionamos alguns fatos curiosos sobre o dia de São Patrício!

1 – St. Patrick não era irlandês

Foto: Pixabay

St. Patrick’s Day — o Dia de São Patrício — é o feriado mais importante da Irlanda. Foto: Pixabay

São Patrício nasceu em uma Grã-Bretanha sob o domínio romano, no final do século 4, não se sabe exatamente que data foi, entre 373 e 390 d.C. Também não é certo o local de seu nascimento. Alguns dizem Escócia, mas outros acreditam ser no País de Gales.

Seu nome também nada tinha a ver com Patrício (ou melhor, Patrick). Historiadores acreditam que ele se chamava Maewyn Succat, filho de Calpornius, um oficial do exército romano-britânico e diácono.

Você pode ler tudo sobre São Patrício neste artigo aqui.

2 – O trevo era originalmente uma ferramenta de ensino

Foto: Pixabay

A simbologia do St. Patrick’s Day está ligada ao trevo e a outros elementos. Foto: Pixabay

Dizem que St. Patrick utilizou a planta de três folhas para explicar a Santíssima Trindade (Pai, ​​Filho e Espírito Santo) aos irlandeses pagãos. Isso não é necessariamente verdade, mas não deixa de trazer uma simbologia interessante.

Aliás, o trevo em inglês é chamado de shamrock. O nome vem do gaélico “seamróg”, diminutivo de “seamair óg”, que significa “trevo jovem”.

O trevo, inclusive, é um dos símbolos favoritos para fantasias para curtir o St. Patrick’s Day.

3 – O primeiro desfile de St. Patrick’s Day

Foto: Pixabay

Muitas pessoas se reúnem durante o St. Patrick’s Day. A data é celebrada no mundo todo, mas começou nos Estados Unidos, lá no século 18. Foto: Pixabay

De acordo com o History Channel, o primeiro desfile em homenagem a São Patrício, o santo padroeiro da Irlanda, foi realizado em Saint Augustine, cidade da Flórida, nos Estados Unidos.

Os registros mostram que ele aconteceu em 17 de março de 1601 em uma colônia espanhola sob a direção do vigário irlandês da colônia, Ricardo Artur. Mas foi em 1737, em Boston, e 1762, em Nova York, que soldados irlandeses fizeram uma passeata para celebrar sua terra natal.

4 – A cor era, na verdade, o azul

Foto: Wikimedia

Muitas mudanças aconteceram ao longo do tempo na forma de comemorar o St. Patrick’s Day. Foto: Wikimedia

Durante muitos anos, o azul era a cor mais associada a St. Patrick. O verde era uma cor considerada azarenta. O azul de St. Patrick já foi considerado símbolo da Irlanda por muitos séculos, e o estandarte presidencial irlandês, inclusive, ainda é azul.

Mas agora, como todos sabem, o verde predomina.

5 – Sydney, na Austrália, celebrou seu primeiro St. Patrick’s Day há mais de 200 anos

Foto: Mike Young, Wikimedia Commons.

Sidney celebrou, pela primeira vez, o St. Patrick’s em 1810, mas outros países também comemoram a data. Foto: Mike Young, Wikimedia Commons.

Em Sydney, o dia de São Patrício foi comemorado, pela primeira vez, em 1810, quando Lachlan Macquarie, o governador de Nova Gales do Sul, proporcionou uma festa para trabalhadores irlandeses.

Hoje em dia, praticamente todos os países ocidentais celebram o St. Patrick’s Day.

6 – O desfile mais curto do mundo

Por muitos anos, Dripsey, no condado de Cork, realizou o desfile mais curto do mundo, com apenas 25 metros de extensão — a distância entre dois pubs, The Weigh Inn e The Lee Valley.

Atualmente, a cidade de Hot Springs, no estado de Arkansas (EUA), afirma ter o desfile mais curto.

7 – O rio verde de Chicago

Foto: Pixabay

O verde invade o St. Patrick’s Day em um rio de Chicago, acontecimento que celebra a data desde 1962. Foto: Pixabay

Em Chicago, todos os anos, a união local de encanadores realiza o tingimento do principal rio da cidade. O evento, que ocorre desde 1962, já tentou ser imitado por outras cidades, porém o material não-tóxico utilizado na coloração é uma fórmula secreta da cidade. O corante dura cerca de cinco horas.

8 – Trevos na Casa Branca

Foto: IrishCentral

A simbologia do trevo (shamrock) é de alcance internacional e, tradicionalmente, é entregue pelo governo irlandês ao líder do executivo estadunidense. Foto: IrishCentral

Tradicionalmente, todos os anos, o líder irlandês entrega uma tigela de cristal cheia de trevos ao presidente dos Estados Unidos.

De acordo com o site Irish Central, tudo começou em 1952, quando o embaixador da Irlanda nos Estados Unidos, John Hearne, enviou uma pequena caixa de trevos ao presidente dos EUA, Harry Truman, criando, sem saber, uma tradição.

O último presidente a receber o trevo foi Donald Trump. Espera-se que, em 2021, Joe Biden, que tem descendência irlandesa, receba a planta com bastante festa.

9 – Guinness, símbolo irlandês no St. Patrick’s Day

Foto: Pixabay

A cerveja Guinness é símbolo do St. Patrick’s Day por ser a cerveja mais famosa da Irlanda no mundo. Foto: Pixabay

As vendas da cerveja Guinness disparam no dia de São Patrício. Pesquisas recentes mostram que 5,5 milhões de pints são servidas em todo o mundo, todos os dias. No dia de São Patrício, esse número dobra.

10 – Greening: colorindo o mundo de verde

Foto: DFA

São muitos os países que se envolvem com o feriado de São Patrício, colorindo seus monumentos com a luz verde. Foto: DFA

Tanto a Irlanda quanto diversos outros países aderem à cerimônia chamada “Greening”, que colore de verde desde comércios até monumentos e pontos turísticos com uma luz verde.

Em 2021, são 440 países participantes, entre eles, o Brasil. A Catedral de Pedra, em Canela (RS) está confirmada na lista de locais que aderiram à ideia. 

11 – Acessórios: de chapéu verdes a maquiagem facial

Foto: Pixabay

As pessoas se fantasiam com aspecto típico irlandês durante o St. Patrick’s Day. Foto: Pixabay

Um mês antes do feriado de St. Patrick’s, as lojas da Irlanda são tomadas por acessórios que remetem aos “leprechauns” e às cores da Irlanda.

É supercomum ir ao mercado, trabalho ou, mesmo, andar pelas ruas e ver as pessoas vestindo trajes especiais.

12 – Cerveja: a bebida oficial do St. Patrick’s Day

Temple Bar. Foto: Obvious

O Temple Bar fica abarrotado de barris de cerveja nos dias anteriores ao St. Patrick’s Day. Foto: Obvious

Mais de 10 km de barris de cerveja são usados no St. Patricks Day, em Dublin. Pouco antes de 17 de março, em dias normais, não é estranho se deparar com pubs se abastecendo de barris e mais barris de cerveja, numa quantidade assustadora. Acredite! Eles serão consumidos.

Veja também

Tudo o que você precisa saber sobre os Pubs na Irlanda

Tarcisio Junior
Tarcisio Junior, Formado em Design Gráfico, já trabalhou com publicidade, web e até moda. Vidrado em tecnologia, respira música e tem como vício aprender novos idiomas e coisas novas! Foi picado recentemente pelo "bichinho das viagens", morou em Dublin por alguns meses e se apaixonou pela Europa.

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar