12 jardins imperdíveis na Irlanda para curtir a primavera

12 jardins imperdíveis na Irlanda para curtir a primavera

Rubinho Vitti

5 dias atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

A temporada de cores, flores e frutos está aberta! A primavera europeia chegou e, com ela, a promessa de dias mais quentes e longos.

Na Irlanda, por enquanto, as temperaturas devem permanecer frias, mas já é um motivo para sair em busca de um visual mais verde, visitando lugares onde a natureza desabrocha na estação mais florida do ano.

O E-Dublin listou 12 jardins imperdíveis para conhecer na ilha nesta época.

1. Powerscourt Gardens

Luke Schmidt

Jardim em Wicklow está entre os dez mais bonitos do mundo. Foto: Luke Schmidt/Dreamstime

Localizado em Wicklow, este local mantém alguns dos mais incríveis ambientes de biodiversidade da Irlanda. É o número três entre os dez melhores jardins, conforme ranking da revista National Geographic. São 19 mil hectares, com plantas, estátuas, terraços, lagos e trilhas para caminhar.

2. Iveagh Gardens

Localizado perto do St. Stephen’s Green Park, em Dublin, o local foi inaugurado em 1865, mas sua história data de 300 anos antes. Muito de seu aspecto original foi conservado, incluindo as fontes e o rosário. O Iveagh Gardens também é popularmente conhecido como o “jardim secreto de Dublin”.

3. Mount Congreve

Irimaxim

Jardim em Kilmeaden, Mount Congreve nos apresenta diversidade de plantas e flores. Foto: Irimaxim/Dreamstime

A casa foi construída por volta de 1760, em Kilmeaden, Waterford, a cerca de duas horas de Dublin. O significado real do nome Congreve — em irlandês, Bruachaille — é “limite do penhasco”. O local é considerado um dos mais sensacionais jardins do mundo.

4. Hunting Brook

Situado em Lamb Hill, no alto das montanhas de Wicklow, o jardim de Hunting Brook foi criado pelo horticulturista Jimi Blake, nos anos 1990. Famoso por ter idealizado outros belos jardins no país, o profissional se instalou onde hoje é sua casa e seu trabalho. O local é uma “coleção” de plantas exóticas, imperdível para quem aprecia a flora de todo o mundo.

5. Irish National Stud & Gardens

Daniel M. Cisilino

Pouco distante do centro de Dublin, o Irish National Stud tem jardim japonês criado em 1906. Foto: Daniel M. Cisilino/Dreamstime

Em 45 minutos, é possível chegar ao Irish National Stud, saindo do centro de Dublin. Lá, os visitantes encontram o Stud’s Japanese Gardens, criado entre 1906 e 1910. Árvores, plantas, lagos, pedras e todo o conceito de um jardim japonês estão dispostos no local.

6. Derreen Garden

Em Lauragh, na península de Beara, a 24 quilômetros de Kenmare, fica localizado o jardim Derreen, que tem 24 mil hectares e uma área arborizada com mais de 150 anos de idade, com uma incomparável vista do mar e das montanhas.

7. Jardim Botânico de Dublin

Aitor Muñoz Muñoz

Cartão postal de Dublin, o Botanic Garden é passeio imperdível na primavera. Foto: Aitor Muñoz Muñoz / Dreamstime

A capital irlandesa abriga um paraíso de cores e uma diversidade sem igual de plantas no National Botanic Gardens. São milhares de espécies de plantas diferentes. Estufas criam ambientes perfeitos para abrigar a flora de outros países. É possível, ainda, ver animais como esquilos e uma infinidade de pássaros no local.

8. Altamont Gardens

O local grande, belo, antigo e com uma combinação de belas plantas com um ambiente natural fica localizado perto de Ballon, a 90 km de Dublin, entre Tullow e Bunclody. O jardim tem uma profusão de rosas e árvores raras, além de um rio que corta sua área.

9. Glebe Gardens

Divulgação

Glebe Gardens, em Baltimore, possui uma área que cria um microambiente. Foto: Divulgação

Para quem gosta da Primavera além das flores, o Glebe Gardens, em Baltimore, nos mostra uma grande área ornamental de vegetais, ervas, frutas e frutos. O local cria um microambiente onde abelhas, borboletas e insetos encontraram um sistema de vida, tranquilidade e harmonia, misturando cores e sabores a um visual deslumbrante.

10. Blarney Castle

Muitos castelos têm belos jardins que, na Primavera, ficam ainda mais floridos. É o caso do Castelo de Blarney. Ele acumula 25 mil hectares de parque, incluindo jardins, avenidas, viveiro de plantas e quedas d’água. O castelo fica situado em Blarney Village, 8 quilômetros ao nordeste de Cork.

11. Malahide

Ariadna De Raadt

Passeio básico para quem está em Dublin, Malahide tem jardim com estufas, frutas e vegetais. Foto: Ariadna De Raadt / Dreamstime

Um dos castelos mais visitados pelos turistas que estão em Dublin, o Malahide, além do belíssimo jardim e da construção em si, tem um jardim que, originalmente, cultivava frutas e vegetais. Dividido em diferentes áreas, o local apresenta uma série de jardins secretos, sete estufas, entre outras atrações.

12. Knock Rose Garden

Situado 150 metros acima do nível do mar, na fronteira entre Dublin e Wicklow, este jardim único fica próximo a uma tradicional fazenda e uma antiga floresta mista. Lá é possível encontrar arbustos, árvores e uma diversidade de plantas. Jardineiros e apaixonados por botânica são o público-alvo, além dos amantes de um local belo, que inspira paz e tranquilidade.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar