15 brechós incríveis em Dublin para quem quer gastar pouco

15 brechós incríveis em Dublin para quem quer gastar pouco

Júlia Paniz

2 anos atrás

Para um brasileiro intercambista, promoção (ou SALE em inglês, como costumamos ver muito pelas lojas da Irlanda) é uma palavra que faz os olhos brilharem. Economiza daqui, compra no reduced dali, se rende às tentações da Penney’s e muitas vezes sonha com algumas das famosas marcas que a capital ou outras cidades irlandesas tem a oferecer.

Mas a palavra economia não é exclusividade apenas para os brasileiros. Há diversas formas de garantir uma boa pechincha na Irlanda e uma das opções está em algo que, principalmente as luluzinhas adoram fazer: comprar roupas.

shutterstock_204877840

Foto: Shutterstock

Por aqui, a cultura das roupas de segunda mão (e isso pode se estender para livros e objetos) é bem comum. Dublin, apesar de não ser nem de longe do tamanho de metrópoles do Brasil, é uma cidade totalmente multicultural, onde se encontra absolutamente tudo que é gente, de todos os estilos.

As chamadas Second Hands (famosos brechós ou lojas de segunda mão), podem ser encontradas por toda a cidade. Há para todos os gostos, desde as mais baratas até as mais chiques. A grande maioria delas apoia alguma causa social, como luta contra o câncer, pobreza, pessoas desabrigadas, etc.

charityshopmap-740x507

Ilustração de Sarah Cunningham mostra o roteiro dos melhores brechós da cidade.

O roteiro sugerido por Sarah inicia em Rathmines e vai até o centro da cidade. Pelo meio do caminho encontramos outros e adicionamos na listinha abaixo.

1 – St. Vincent, Rathmines

A sociedade St. Vincent de Paul existe na Irlanda desde 1844 e luta contra a pobreza. Com mais de 20 lojas espalhadas só por Dublin, esta é uma filial pequena. Entre os vários tipos de roupas lá é possível encontrar vestidos de gala e para ocasiões especiais.

2 – Barnardos, Rathmines

shutterstock_206222977

Nos brechós é possível encontrar de tudo, de roupas a peças para decoração. Fonte: Shutterstock

O trabalho desta Charity Shop (loja de caridade) é voltado para arrecadar fundos para as crianças em vulnerabilidade social. Lá é possível encontrar bons vestidos e também casacos com bons preços.

3 – Oxfam, Rathmines

A instituição de luta contra a pobreza possui várias lojas. A filial de Rathmines costuma receber, também, doações de lojas, o que acaba deixando o brechó com uma quantidade considerável de itens repetidos.

4 – Irish Cancer Society, Rathmines

A loja é bem organizada e é reabastecida frequentemente com boas peças. São mais de 20 pelo país e todo o dinheiro arrecadado é destinado à luta contra o câncer. Lá é possível encontrar uma boa variedade de livros e itens infantis, além de artigos para a casa.

5 – Simon Community, Camden Street

Os brechós são ótimos também para comprar casados pesados de invernos que você certamente não usará no Brasil. Imagem: Shutterstock

Os brechós são ótimos também para comprar casacos pesados de invernos que você certamente não usará no Brasil. Imagem: Shutterstock

Também com boas opções de vestidos e casacos para mulheres. A causa em defesa aqui são as pessoas desabrigadas, sem um teto. A renda da loja vai para a compra de alimentos e bebidas que são distribuídas diariamente nas ruas da Irlanda.

6 – Age Action, Camden Street

Com uma seção variada de roupas vintage e bons preços, a loja é conhecida por fazer promoções colocando peças a 2 euros. A organização atua em defesa da melhoria de vida e serviços para pessoas idosas.

7 – Irish Cancer Society, Camden Street

Irish Cancer Society

Foto: Foto: dublin.ratemyarea.com

Como já falamos, algumas das Charity Shops possuem filiais por toda a cidade ou país. Essa é uma delas. Lá é possível encontrar mais objetos e acessórios ou “bugigangas”.

8 – Debra, Camden Street

Esta loja defende uma causa delicada: pessoas com epidermólise bolhosa, doença do tecido conjuntivo que causa a formação de bolhas na pele, deixando a pele sensível e frágil. Como a quantidade de Charity da instituição não é muito grande, há abundância de estoque, com peças bem selecionadas.

9 – Wa Wa, Aungier Street

Foto: dublin.ratemyarea.com

Foto: dublin.ratemyarea.com

Desde 1974 lutando contra a violência doméstica e defendendo as mulheres, a loja possui itens mais femininos, com um estilo um pouco mais diferente e moderno.

10 – Vincent’s, Aungier Street

Rica em conteúdo, é possível encontrar tudo nesta loja, desde roupas para o dia a dia até mais sofisticadas.

11 – Enable Ireland, George’s Street

Com uma grande demanda de vendas, por estar já localizada no centro da cidade, é uma das lojas que recebe novidades com frequência, mas para quem quer achar algo legal é preciso procurar com certa constância.

12 – St. Vincent’s, George’s Street

shutterstock_197574791

Achadinhos vintages espalhados pela loja. Imagem: shutterstock

Com dois andares de loja, lá também é possível encontrar peças vintage e peças para homens.

13 – Oxfam, George’s Street

Com uma seção vintage um pouco mais cara, é possível encontrar boas peças. A loja conta com uma seção especial para noivas, onde é preciso de reserva para acessar, mas vale a visita.

14 – Second Abbey, Abbey Street Lower

Foto: Facebook Second Abbey

Foto: Facebook Second Abbey

Esta é uma daquelas lojas que possui de tudo: bugigangas, itens de decoração, livros, sapatos, roupas e tudo que a sua imaginação permitir. Basta um pouco de sorte e paciência para garimpar os melhores itens.

15 – Gorta, Enable Ireland, Irish Cancer Society, Capel Street

A Capel Street, localizada no lado ímpar do rio, também possui uma boa variedade de brechós e Charity Shops. Nem sempre é possível encontrar peças perfeitas, mas é o velho ditado que está em questão: quem procura, acha.

Via Hunt and Gather

Júlia Paniz
Júlia Paniz, Formada em Jornalismo desde 2012. Trabalhou com assessoria de imprensa, mídias sociais e telejornalismo. Saiu de Blumenau, Santa Catarina, para estudar inglês em Dublin, na Irlanda, mas descobriu que aprenderia muito mais que apenas um novo idioma. É apaixonada por fotografia, livros, viagens e novas culturas.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar