17 nomes irlandeses para batizar um bebê

17 nomes irlandeses para batizar um bebê

Rubinho Vitti

5 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Quem está esperando um bebê — ou planeja ter um — pode ter dificuldades em encontrar o nome certo para batizá-lo. Seus problemas acabaram! Nomes irlandeses estão em alta nos Estados Unidos. Sim, o país onde há uma grande porcentagem de imigrantes da Irlanda já absorveu parte da cultura da ilha e — por que não? — os nomes irlandeses.

Até então incomuns nos Estados Unidos, nomes irlandeses estão se tornando cada vez mais populares. Foto: Pxhere

O Buzzfeed USA mostrou que 17 nomes irlandeses estão na lista dos que serão mais populares nos cartórios norte-americanos nos próximos anos. Embora não seja incomum ver nomes familiares irlandeses como Brady e O’Connor aparecendo em todos os Estados Unidos, ainda há outros um pouco mais raros.

Vamos à lista:

1. Quinn
Forma no inglês de Ó Coinn, esse sobrenome significa “descendente de Conn”. Popular nos condados de Clare, Longford e Mayo.

2. Nessa
Na mitologia irlandesa, Nessa era a mãe poderosa e ambiciosa de Conchobar (Conor) MacNessa, rei de Ulster.

3. Colm
Essa é a variação gaélica do latim “columba”, que significa pomba.

4. Siobhan
Siobhan é outra forma do nome “Joan” e significa “Deus foi gracioso” ou “graça de Deus”. Também pode significar “cheio de charme”.

5. Sinead
Essa é a forma irlandesa do nome “Jane” ou “Jeannette” e significa “Deus é gracioso”.

6. Bradan
Vem da palavra “bradan”, que significa “salmão” em irlandês. Além disso, relembra a lenda Bradan Feasa, “the Salmon of Knowledge”, dos contos de Fionn MacCool.

7. Bartley
O nome de um dos doze apóstolos, na forma irlandesa do nome hebreu Bartholemew. Em português, Bartolomeu.

8. Finn
Finn é a versão inglês de Fionn, que significa justo, loiro ou “pequeno soldado loiro”.

9. Tierney
Tierney é um sobrenome irlandês derivado do gaélico O’Tighearnaigh. O nome vem de “tighearna”, que significa senhor ou mestre. Consequentemente, O’ighighna significa o filho ou descendente masculino de Tighearnach.

10. Ashling
Significa “sonho” ou “visão”. Referindo-se a um aisling, um gênero poético da língua irlandesa, que se desenvolveu durante o final do século XVII e XVIII.

11. Cliona
Significa “bem-feito” e remonta à lenda de Cliodhna, que tinha três aves mágicas que podiam cantar aos doentes para dormir e curá-los.

12. Regan
“Re” significa “soberano e rei” e “gan” vem de “o filho do rei”. Regan pode ser usado para um menino ou uma menina.

13. Caiomhe
Nome feminino derivado do irlandês Caomh, que significa “caro ou nobre”, da mesma raiz que o nome masculino Caoimhín (no inglês, Kevin).

14. Killian
Forma em inglês do nome masculino irlandês Cillian, que significa “igreja, mosteiro”, emparelhado com o diminutivo “an”, sendo “pequena igreja” ou “associada à igreja”.

15. Ronan
Rón significa o “selo” (animal) e án sendo o sufixo diminutivo. Foi o nome dado de doze santos ao longo da história, incluindo St Ronan de Locronan , St Ronan de Iveagh, St Ronan de Iona, St Ronan de Ulster e St Ronan Finn.

16. Niamh
Nome feminino irlandês, que significa “brilhante” ou “radiante”. Também significa neve.

17. Vaughn
Vaughan deriva da palavra galesa bychan, que significa “pequeno”.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar