4 clínicas de saúde da mulher em Dublin

4 clínicas de saúde da mulher em Dublin

Larissa Fontes

4 semanas atrás

A saúde feminina é um assunto que sempre gera dúvidas e receios, ainda mais quando não estamos no nosso país de origem. É preciso se sentir segura e confortável durante uma consulta tão íntima, como é o caso de um atendimento ginecológico. 

Saúde feminina é um assunto que não deve ser negligenciado no intercâmbio. Imagem: Pixabay

Aqui na Irlanda, esse tópico ganhou muita visibilidade nos últimos anos por conta de um escândalo envolvendo o Cervical Check, o exame que detecta o câncer de colo de útero, conhecido como papanicolau. 

Também conhecido como Smear Test, o exame é oferecido de forma gratuita pelo governo irlandês. Basta ser registrado no site do HSE, Health Service Executive, o sistema de saúde público da Ilha, e marcar um horário em algum dos centros cadastrados no programa.

Porém, nos últimos anos, milhares de mulheres que se utilizaram do serviço têm descoberto que receberam um diagnóstico incorreto. O erro, de acordo com as últimas investigações do caso, deve-se ao fato de o material coletado ter sido enviado para 12 laboratórios diferentes nos Estados Unidos e na Inglaterra. Alguns atrasaram a entrega dos resultados, outros erraram o diagnóstico e uns até fecharam as portas. 

Falha do sistema público de saúde gerou graves consequências para milhares de mulheres na Irlanda. Imagem: Pixabay

O escândalo veio à tona quando uma irlandesa do condado de Limerick, chamada Vicky Phelan, recebeu seu resultado negativo em 2011 e, anos depois, descobriu que tinha câncer em fase terminal. 

Vicky, além de ter vencido o governo irlandês nos tribunais, recebendo uma quantia de aproximadamente 2 milhões e meio de euros, alertou milhares de outras mulheres que passavam pela mesma situação.

Recentemente, o Taoiseach (primeiro ministro irlandês), Leo Varadkar, pediu desculpas para mais de mil mulheres em todo o país por terem tido suas vidas afetadas devido ao erro do sistema de saúde da Irlanda. Muitas delas, infelizmente, já faleceram. 

Portanto, a saúde e o bem-estar da mulher não podem ser deixados de lado no intercâmbio. Preparamos uma lista de centros especializados em cuidar delas aqui em Dublin. Confira:

Dublin Well Woman Centre

Clínica oferece desconto para estudantes em consulta ginecológica. Imagem: Pixabay

O Dublin Well Woman Centre oferece todos os serviços necessários para garantir a saúde da mulher, incluindo planejamento familiar e aconselhamento em casos de gravidez. A clínica tem um time de profissionais qualificados que atendem em 5 idiomas diferentes e, além disso, oferece desconto para estudantes nas consultas.

Endereço: 25 Capel Street, Dublin 1

Preços: A consulta é 60 euros, mas sai por 50 euros com a apresentação do Leap Card.

Women’s Health Clinic

A Women’s Health Clinic, localizada no Norte de Dublin, promete um atendimento humanizado e diferenciado para as pacientes. Além dos exames papanicolau e todos os outros necessários para verificar e garantir a saúde feminina, a clínica oferece tratamentos de fertilização para mulheres com dificuldades de engravidar.

Endereço: 81 Upper George Street, Dun Laoghaire

Preços: A consulta geral com uma enfermeira custa 35 euros. Com um médico o valor é de 120 para a primeira consulta e 60 para as seguintes. 

Dame Street Medical Centre

A clínica Dame Street Medical Centre, localizada na região central de Dublin, oferece tratamentos para doenças sexualmente transmissíveis, acompanhamento pré-natal e pós-maternidade, métodos de contracepção de emergência, entre outros serviços. Lembrando que, aqui na Irlanda, a venda de pílula anticoncepcional é feita somente com prescrição médica.

Endereço: 16 Dame Street, Dublin 2

Preços: Uma consulta básica custa 60 euros

É preciso receita médica de um clínico geral ou médico especialista para comprar pílula anticoncepcional na Irlanda. Imagem: Pixabay

Charter Medical Women’s Health Clinic

De acordo com informações da Charter Medical Women’s Health Clinic, os profissionais estão preparados para oferecer um tratamento humanizado e sem julgamentos para garantir que a mulher se sinta confortável durante a consulta. O centro também oferece vacina contra o vírus HPV, entre outros serviços, exames e tratamentos. 

Endereço: Smithfield Market, Dublin 7

Preço: Os valores variam de acordo com os serviços, e você pode encontrar todos no site, além de ter a facilidade marcar a consulta online.

Outras organizações que ajudam mulheres na Ilha:

BreastCheck

O programa do governo oferece, de forma gratuita, o teste de diagnóstico de câncer de mama e convida mulheres entre 50 e 68 anos a realizarem a mamografia a cada 2 anos. O objetivo do programa é reduzir o número de mortes por câncer de mama, descobrindo e tratando nos primeiros estágios da doença.

Leia também: Como fazer mamografia na Irlanda

Eating Disorder Association

Acredita-se que transtornos alimentares afetam mais mulheres do que homens ao redor do mundo. Aqui na Irlanda, duas associações têm como objetivo principal ajudar e orientar pessoas que sofrem com esses distúrbios. São elas: Eating Disorder Association of Ireland e a Eating Disorder Resource Centre in Ireland.

Crisis Pregnancy Counselling

A instituição orienta e apresenta todas as informações para casos de gravidez não planejada. 

Ouça também o episódio 39 E-Dublincast: Cuidados femininos na Irlanda

Veja também

Tudo sobre as regiões da Irlanda

Larissa Fontes,

Jornalista, geminiana e curiosa. Dona de uma mente inquieta num corpo semi-sedentário de 20 e poucos anos. Sobrevive à base de café, música alta e papos de boteco. (@larifontes_)

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar