5 atitudes assertivas para o seu projeto de intercâmbio

5 atitudes assertivas para o seu projeto de intercâmbio

Colaborador E-Dublin

2 semanas atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Hoje, para ajudar você a ser ainda mais assertivo na elaboração do seu plano estratégico, vou apresentar uma ferramenta de Coaching que se chama “Campo de Batalhas”.

O Campo de Batalhas nada mais é que uma estratégia que ajuda a preparar o mindset do “guerreiro”, tendo como base 5 pilares: tempo, dinheiro, conhecimento, relacionamentos e equilíbrio emocional. Mas como isso funciona na prática?

Adote a postura do guerreiro! Crédito: Shutterstock

Responda para você mesmo todas as perguntas abaixo com muita clareza e honestidade e você dará um grande passo para a realização da sua meta:

Tempo

Em quanto tempo pretendo me mudar para o exterior? Quanto tempo preciso para me organizar financeiramente, sair do trabalho/terminar a faculdade/escola? Durante quanto tempo pretendo morar no exterior? Quanto tempo preciso para pesquisar todos os detalhes sobre morar no exterior?

Dinheiro

Quanto custa o intercâmbio no país onde eu pretendo morar? Quais os requisitos para o visto? Quanto é o custo de vida mensal? Quanto preciso economizar mensalmente para realizar esse sonho? Quais são as minhas fontes de renda (salário, vender o carro, poupança), etc.

Relacionamentos

Quem pode me ajudar na realização dessa meta? (Nesse ponto, não precisam ser apenas as pessoas que você conhece pessoalmente. Valem as pesquisas online — atualmente, temos muitos blogs, canais do YouTube, grupos e páginas no Facebook, Instagram, consultores e especialistas na área de intercâmbio, como o E-Dublin, etc.). Além disso, pense nos amigos que já moram ou moraram no exterior e que poderão dizer mais sobre a realidade do país. Liste também se você poderá contar com o apoio dos seus pais, amigos, namorado(a) e como eles poderão ajudar. Acredite: todo apoio é bem-vindo e fará muita diferença.

Conhecimento

Pesquise, pesquise e pesquise! Prepare-se para investir muitas horas pesquisando sobre o seu país de destino. Quanto mais detalhes você souber, melhor: cultura, clima, custo de vida, burocracia para visto, qualidade de vida, como é a comunidade brasileira no país, quais as dificuldades, etc. Além disso, algo que sempre falo para os meus clientes que queiram morar no exterior é: comece a estudar o idioma ainda no Brasil! Principalmente se você pretende trabalhar durante o intercâmbio.

Não existe fórmula mágica e você não vai aprender o idioma da noite para o dia. Então, na minha experiência de mais de dois anos morando no exterior e convivendo com centenas de brasileiros, afirmo com confiança que é fundamental ter muita disciplina no estudo do idioma e, no mínimo, um conhecimento básico antes de se mudar para o exterior, para que você tenha uma adaptação mais amena.

Equilíbrio emocional

Não é puxando sardinha, porque é área na qual eu atuo, mas esse, sem dúvida, é o ponto mais importante de todo o seu planejamento, que influenciará diretamente o sucesso do seu intercâmbio ou não.

Digamos que o tempo, dinheiro, conhecimento e relacionamentos sejam os pneus do seu carro, que são fundamentais para que você esteja apto a sair do lugar. Contudo, o equilíbrio emocional é o combustível que faz entrar em movimento. O seu foco, a maneira como você vai lidar com as suas ansiedades, expectativas, medos e frustrações farão 100% de diferença na realização do seu sonho. Como já disse, programe o seu mindset, tenha clareza de todas as conquistas que você terá ao realizar a sua meta e, então, seja impulsionado pelos sonhos.

Espero que este artigo ajude a entrar em ação.

Precisando de orçamento para o seu intercâmbio na Irlanda? Comece por aqui!

Lilian Sousa ,

É uma psicóloga e coach, sempre em busca de novos desafios. Em 2015, trocou a carreira de executiva no Brasil para realizar o seu sonho de conhecer pessoas, descobrir novos destinos ao redor do mundo e explorar o seu Dom de Ser Livre. Atualmente, atua como empreendedora e ajuda brasileiros expatriados a se autoconhecerem e se transformarem na sua melhor versão.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • 5 formas de boicotar o seu intercâmbio

    Planeje seu Intercâmbio

    5 formas de boicotar o seu intercâmbio

    É muito mais comum ouvir dicas sobre o que fazer no seu intercâmbio do que...

    Colaborador E-Dublin

    1 semana atrás

    5 formas de boicotar o seu intercâmbio
  • Qual intercâmbio cabe no seu bolso?

    Destaques

    Qual intercâmbio cabe no seu bolso?

    Fazer intercâmbio e ter uma vivência no exterior é, sem dúvida, uma...

    Publicidade E-Dublin

    2 semanas atrás

    Qual intercâmbio cabe no seu bolso?

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar