5 atitudes assertivas para o seu projeto de intercâmbio

5 atitudes assertivas para o seu projeto de intercâmbio

Colaborador E-Dublin

1 ano atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Hoje, para ajudar você a ser ainda mais assertivo na elaboração do seu plano estratégico, vou apresentar uma ferramenta de Coaching que se chama “Campo de Batalhas”.

O Campo de Batalhas nada mais é que uma estratégia que ajuda a preparar o mindset do “guerreiro”, tendo como base 5 pilares: tempo, dinheiro, conhecimento, relacionamentos e equilíbrio emocional. Mas como isso funciona na prática?

Adote a postura do guerreiro! Crédito: Shutterstock

Responda para você mesmo todas as perguntas abaixo com muita clareza e honestidade e você dará um grande passo para a realização da sua meta:

Tempo

Em quanto tempo pretendo me mudar para o exterior? Quanto tempo preciso para me organizar financeiramente, sair do trabalho/terminar a faculdade/escola? Durante quanto tempo pretendo morar no exterior? Quanto tempo preciso para pesquisar todos os detalhes sobre morar no exterior?

Dinheiro

Quanto custa o intercâmbio no país onde eu pretendo morar? Quais os requisitos para o visto? Quanto é o custo de vida mensal? Quanto preciso economizar mensalmente para realizar esse sonho? Quais são as minhas fontes de renda (salário, vender o carro, poupança), etc.

Relacionamentos

Quem pode me ajudar na realização dessa meta? (Nesse ponto, não precisam ser apenas as pessoas que você conhece pessoalmente. Valem as pesquisas online — atualmente, temos muitos blogs, canais do YouTube, grupos e páginas no Facebook, Instagram, consultores e especialistas na área de intercâmbio, como o E-Dublin, etc.). Além disso, pense nos amigos que já moram ou moraram no exterior e que poderão dizer mais sobre a realidade do país. Liste também se você poderá contar com o apoio dos seus pais, amigos, namorado(a) e como eles poderão ajudar. Acredite: todo apoio é bem-vindo e fará muita diferença.

Conhecimento

Pesquise, pesquise e pesquise! Prepare-se para investir muitas horas pesquisando sobre o seu país de destino. Quanto mais detalhes você souber, melhor: cultura, clima, custo de vida, burocracia para visto, qualidade de vida, como é a comunidade brasileira no país, quais as dificuldades, etc. Além disso, algo que sempre falo para os meus clientes que queiram morar no exterior é: comece a estudar o idioma ainda no Brasil! Principalmente se você pretende trabalhar durante o intercâmbio.

Não existe fórmula mágica e você não vai aprender o idioma da noite para o dia. Então, na minha experiência de mais de dois anos morando no exterior e convivendo com centenas de brasileiros, afirmo com confiança que é fundamental ter muita disciplina no estudo do idioma e, no mínimo, um conhecimento básico antes de se mudar para o exterior, para que você tenha uma adaptação mais amena.

Equilíbrio emocional

Não é puxando sardinha, porque é área na qual eu atuo, mas esse, sem dúvida, é o ponto mais importante de todo o seu planejamento, que influenciará diretamente o sucesso do seu intercâmbio ou não.

Digamos que o tempo, dinheiro, conhecimento e relacionamentos sejam os pneus do seu carro, que são fundamentais para que você esteja apto a sair do lugar. Contudo, o equilíbrio emocional é o combustível que faz entrar em movimento. O seu foco, a maneira como você vai lidar com as suas ansiedades, expectativas, medos e frustrações farão 100% de diferença na realização do seu sonho. Como já disse, programe o seu mindset, tenha clareza de todas as conquistas que você terá ao realizar a sua meta e, então, seja impulsionado pelos sonhos.

Espero que este artigo ajude a entrar em ação.

Precisando de orçamento para o seu intercâmbio na Irlanda? Comece por aqui!

Veja também

Quanto custa e como pagar por um intercâmbio

Lilian Sousa ,

É uma psicóloga e coach, sempre em busca de novos desafios. Em 2015, trocou a carreira de executiva no Brasil para realizar o seu sonho de conhecer pessoas, descobrir novos destinos ao redor do mundo e explorar o seu Dom de Ser Livre. Atualmente, atua como empreendedora e ajuda brasileiros expatriados a se autoconhecerem e se transformarem na sua melhor versão.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • O que significa intercâmbio?

    Planeje seu Intercâmbio

    O que significa intercâmbio?

    Com certeza, você já deve ter pensado em sair do Brasil para estudar ou...

    Ana Carolina Brunelli

    10 horas atrás

    O que significa intercâmbio?
  • Como conseguir uma boa nota no IELTS?

    Dicas Profissionais

    Como conseguir uma boa nota no IELTS?

    Depois de dedicar meses ou  anos estudando inglês, uma boa maneira de atestar...

    Elizabeth Gonçalves

    1 semana atrás

    Como conseguir uma boa nota no IELTS?

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar