5 benefícios reais que o intercâmbio trará para sua vida

5 benefícios reais que o intercâmbio trará para sua vida

Colaborador E-Dublin

3 semanas atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Tomar a decisão de fazer intercâmbio é ter a certeza de que haverá uma grande mudança de vida, não só em questões profissionais, mas também pessoais. Não só aprender inglês, mas também auxiliar no amadurecimento.

Quem já tem em mente o que quer mudar durante o intercâmbio, seja a carreira ou o modo de pensar sobre a vida, pode colocar mais cinco benefícios bem realistas na sua listinha.

1. Você descobrirá todo o seu potencial

O intercâmbio potencializar os seus talentos. © Godfer | Dreamstime.com

O intercâmbio potencializa os seus talentos e o seu amadurecimento. Foto: Godfer/Dreamstime

Acredite! O amadurecimento começa no momento em que você decide realizar essa jornada. Afinal, tomar uma decisão já é difícil por natureza, pois ela geralmente vem acompanhada de renúncias, e não são poucas.

Você aprende que, se quiser fazer acontecer, precisará correr atrás, pois nada vai cair do céu. Passa a entender que depende de si mesmo para realizar o que deseja em sua vida e não mais dos seus pais e parentes.

Descobre que é capaz, sim, e passa a dar valor a isso, principalmente às ferramentas que já tem e percebe as que viabilizam a realização de seus sonhos (todas elas, desde o seu corpo perfeito até bens materiais).

Você aprende a valorizar apenas o que realmente importa, sem perder tempo com picuinhas ou coisas sem importância. Aprende a relativizar mais na sua vida. Desenvolve e aguça sua noção de custo-benefício e passa a fazer escolhas muito mais assertivas.

Esta publicação é um oferecimento da IE Intercâmbio

Há mais de 20 anos, a IE Intercâmbio orienta estudantes e profissionais na realização de intercâmbios pelo mundo. Com diversas agências espalhadas pelo Brasil e no exterior, é uma das mais tradicionais e premiadas agências do segmento.

Solicite um orçamento exclusivo com a IE para obter mais informações!

2. Sua visão de mundo será ampliada

dreamstime_s_2907801

Entre os benefícios do intercâmbio está a mudança clara sobre visão de mundo. Foto: Stefan Hermans/Dreamstime

É quase como se ganhasse a visão de raio-X do Super-homem. Você enxerga além do que está à sua frente, você vê e analisa a essência, o todo, o que há por trás da cortina, aquilo que, antes, parecia simples.

E isso tudo fazendo novos amigos e vivenciando experiências que vão formando seu novo eu, seu novo caráter, batendo de frente com ideias e comportamentos antes aparentemente imutáveis em sua vida.

Muito além do que passou na escola do sistema educacional convencional, você se desenvolve para a vida toda, em vez de apenas aprender Báskara e raiz quadrada.

No intercâmbio, você desenvolve a criatividade. Aprende a lidar com os percalços sem grandes dramas. Evolui na sua introspecção, assim como na sua compreensão de vida, das pessoas, do entorno.

Leia também: 6 dicas para controlar as finanças durante o intercâmbio

3. Você se tornará uma pessoa mais forte e resiliente

dreamstime_s_117071020

Força e resiliência estão entre os benefícios que o intercambista adquire durante o intercâmbio. Foto: 9dreamstudio/Dreamstime

Sua visão de vida se ampliará com os benefícios do intercâmbio. Você perceberá que se tornou uma pessoa mais forte, mais flexível, menos dramática. Vai saber lidar melhor com a saudade, com sentimentos, com o cuidar de uma casa, organizando sua vida e suas finanças. Sim, claro: as finanças.

Os perrengues, as renovações, o desejo pelas viagens tão mais acessíveis farão de você um empreendedor perspicaz. Você se acostumará a economizar para viajar, para realizar um novo sonho, terá metas diversas.

Você aprenderá a valorizar outros profissionais. Sabe a faxineira que você ostentava no Brasil? No modelo europeu, você perceberá que ela só é necessária em países onde as diferenças sociais são alimentadas por uma minoria abonada que não quer perder o status e o poder.

4. Você amadurecerá em velocidade recorde!

Quando se faz intercâmbio, amadurece-se como nunca. O amadurecimento, se é mais lento quando temos o conforto do lar, acontece de forma rápida. Isso porque são vários os fatores que fazem o intercambista ter que crescer, pessoalmente, profissionalmente, apaixonadamente.

Sem mais delongas, vamos listar o que o intercambista vai enfrentar e quais são os resultados dessas ações: 

•  Desenvolvimento da sua independência;
•  Aumento da capacidade de enfrentar desafios;
•  Constante superação de limites;
•  Aprimoramento de diversas habilidades pessoais e não só da língua escolhida;
•  Super fortalecimento da capacidade emocional;
•  Equilíbrio no desenvolvimento do raciocínio lógico;
•  Upgrade na capacidade de adaptação;
•  Desenvolvimento de novas habilidades, além de melhor entendimento das que já possui.

Leia também: Não se sinta culpado por querer voltar para casa

5. Você aprenderá a respeitar mais seu país de origem

dreamstime_s_91495965

O intercambista brasileiro, quando vive algum tempo fora de casa, passa a dar mais valor ao seu país. Foto: Dreamstime

Você descobrirá mais sobre seu próprio país, pois, agora, conhece um outro para comparar. Então, passará a entender o que é bom de verdade ou não na sua pátria.

Perceberá que, apesar da corrupção, da instabilidade econômica, dos políticos pouco confiáveis, somos um dos povos mais criativos do mundo.

Aprenderá a valorizar coisas que antes passavam despercebidas no seu dia a dia no Brasil e que, hoje, fazem muita falta no país alheio. O clima, a presença do sol, o calor humano que o brasileiro tem…

Vai se pegar dizendo: “Ah, porque se fosse no Brasil…” E, aí, perceberá que, sim, a nossa pátria amada também tem muito a ofertar, mesmo com todas as suas mazelas.

E para fechar, só mais uma pergunta! Quanto você pagaria num curso (caso este existisse) para desenvolver todas essas habilidades? Quanto tempo levaria esse curso?

É muito provável que um curso assim levaria uma vida inteira. Mas, para a alegria da nação, surge o intercâmbio, uma espécie de minicurso, uma minivida que acontece em um prazo que varia de 1 mês a 1 ano ou mais, dependendo da sua escolha.

Leia também: 5 altos e baixos que você vai vivenciar no intercâmbio

Justamente pela característica de oferecer amadurecimento em velocidade recorde, essa experiência permite acelerar o desenvolvimento e aprimoramento de todas as outras áreas.

Quanto você pagaria por isso? Com qual custo arcaria? Percebeu o tamanho do benefício?

E é bem isso. Toda vez que você pensar no custo-benefício do seu intercâmbio, lembre-se dessas 5 vantagens e de tantos outras que a experiência trará.

Agora é contigo.

Veja também

Como preparar as malas para o Intercâmbio?

Marcus Moraes,

Aquariano, já fez intercâmbio para EUA e Canadá e hoje mora na Irlanda. Super entusiasta do mundo das finanças e organiza muito bem as suas próprias economias. Se considera um investidor de perfil moderado-arrojado. Formado em Direito, autor do blog Intercâmbio & Finanças que também possui a Fanpage e canal no YouTube “Irlanda Sem Edição“.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar