5 destinos para curtir o carnaval pela Europa
2 anos atrás
Seguro Viagem
Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?
Não precisa gostar de samba e nem estar no Brasil pra curtir o Carnaval. Mas se você é um “bom sujeito”, como diria Caymmi, aí sim, precisa estar pronto pra festa, mesmo estando na Europa. Há diversas festas ou festivais que duram semanas em comemoração ao Carnaval. Portanto, prepare-se para a folia, pois com ou sem fantasia, o negócio é se divertir.
Veja alguns destinos interessantes para comemorar a data, que não é feriado por aqui, pela Europa:
Santa Cruz de Tenerife, Espanha

Tenerife tem concurso de fantasias que elege a rainha do Carnaval. Crédito: Dreamstime
Santa Cruz de Tenerife, ou simplesmente Tenerife, como é carinhosamente chamada a maior das Ilhas Canárias, celebra o carnaval por dias e o período costuma ir de meados de janeiro até meados de fevereiro. Por lá, assim como nas demais ilhas, as pessoas costumam se fantasiar e dançar pelas ruas e os festejos iniciam após a eleição da rainha da festa, cujas fantasias chegam a pesar 200 quilos.
Embora o ritmo local não seja o samba, passistas e ‘escolas de samba’ também fazem parte da festa, cujo ápice acontece com o Mogollones, uma celebração que é um grande encontro de pessoas, um ‘mogollón’, ou seja, um montão de gente num ginásio ou estádio local, com direito a coreografias que embalam a multidão e cenários super coloridos – tudo, porém, ao som de ritmos latinos, que ainda costumam contar com a presença de celebridades nas comemorações.
Dunquerque, França
Desde o século 17, os franceses de Dunquerque (Dunkirk), região portuária ao norte da França, fronteira com a Bélgica, celebram o carnaval como homenagem aos pescadores com uma grande festa, sendo uma das mais antigas e tradicionais do país.
Com um dialeto particular e muita influência da cultura flamenca, a população sai às ruas fantasiada de soldados ou pescadores e realiza diversos festejos, que incluem carros e bonecos gigantes paramentados, além de bailes pela cidade e desfiles.
Quando os participantes chegam ao centro da cidade, diz a tradição que o prefeito deve receber o povo com centenas de quilos de arenque. Portanto, aí começa a lambança!
Düsseldorf, Alemanha

Em Düsseldorf, na Alemanha, quando cansar de seguir os foliões, vale brindar. Crédito: Dreamstime
Em Düsseldorf, acontece um dos mais divertidos carnavais da Alemanha, juntamente com Colônia. Por lá, não se trata apenas de uma comemoração que marca um período religioso, mas também o fim do inverno.
Celebrado desde a Idade Média, tornou-se mais tradicional a partir do século 17, quando os foliões passaram a lotar as ruas fantasiados, acompanhando carros alegóricos ou cavalos adornados.
E se você se cansar da multidão, não se preocupe, pois a tradição alemã dos bares persiste também no carnaval. Proust!
Viareggio, Itália
Não é só em Veneza que há um Carnaval imperdível na Itália. Em meio às paisagens da bela Toscana, na província de Lucca, há uma pequena cidade famosa pelo seu carnaval. Essa é Viareggio, que durante cerca de um mês, realiza uma série de desfiles repletos de carros alegóricos e fantasias.
Os festejos começaram por volta do século 19, quando parte da população saía fantasiada com máscaras e trajes irônicos a fim de satirizar os políticos locais.
Até hoje a população não deixa por menos e adere à comemoração fantasiada, também, sempre com uma vertente política. Os desfiles ainda seguem um tom irônico e acontecem num grande parque – que cobra pela experiência. É possível assistir da arquibancada ou, para os foliões mais preparados, seguir atrás do ‘trio’.
Ivrea, Itália
Uma verdadeira batalha laranja. Assim é o carnaval de Ivrea, na região do Piemonte, na Itália. Diz a lenda que há mais de 200 anos uma jovem rebelou-se contra a tradição da época, cujos casamentos eram arranjados, dando origem a uma grande batalha entre nobres e plebeus.
Assim, para representar essa revolta, durante os três dias do carnaval a população faz uma verdadeira guerra de laranjas – que são oferecidas pelos organizadores locais.
Embora a batalha seja questionada por muitos pelo desperdício de frutas e pela sujeira na cidade, Ivrea tem celebrações paralelas que, mesmo sem atacar laranjas, promete muita diversão ao folião!
Escolha sua fantasia e pé na estrada!
Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]
Veja também
Curiosidades sobre a Irlanda
Este artigo foi útil?
Você tem alguma sugestão para a gente?
Obrigado pelo feedback! 👋
O que ver em seguida
-
Destinos de Intercâmbio
Como evitar perrengues viajando para o exterior durante a pandemia
Para quem já tem permissão de residência na Irlanda, é possível, sim,...
4 dias atrás
-
Destinos pela Europa
10 dicas para economizar em viagens pela Europa
Quem não gosta de passear por aí, não é mesmo? Mas que tal conhecer lugares...
4 semanas atrás