Empresas que mais contratam estrangeiros na Irlanda

Empresas que mais contratam estrangeiros na Irlanda

Colaborador E-Dublin

7 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Ano a ano, os rankings de empregabilidade na Irlanda são atualizados e, com eles, emergem também, os números de contratações de profissionais estrangeiros. A boa notícia é que, em 2019, a emissão de vistos de trabalho para profissionais não europeus continuou a aumentar.

Enhenharia está entre os setores que mais precisam de profissionais estrangeiros na Irlanda. © Khwaneigq | Dreamstime.com

Um dos setores mais promissores em 2019 e que deve continuar crescendo em 2020 é o setor de Engenharia. Mais de 40% dos engenheiros contratados na Irlanda, atualmente, são estrangeiros não europeus. Brasil, Polônia, Índia, África o Sul e Portugal são os países que exportam mais profissionais para a Irlanda.

Segundo o departamento de Enterprise and Innovation, Engenharias Mecânica, Civil e Elétrica são as áreas com mais necessidade de profissionais estrangeiros. O número de contratações em 2019 ultrapassou 16 mil, incluindo uma gama considerável de brasileiros. A perspectiva de contratação do setor é de 5000 para o ano de 2020, de acordo com o Engineers Ireland.

Gastronomia! Até 2018, as oportunidades para chefes de cozinha eram praticamente inexistentes no mercado irlandês. Felizmente, isso mudou e, desde então, observou-se a necessidade alarmante de mão de obra profissional proveniente de outros países fora do bloco europeu. Mas as oportunidades não surgiram sozinhas. O governo irlandês revisou o processo de contratação e criou várias brechas para possibilitar a contratação desses profissionais de forma mais ágil. E essas mudanças se estenderam a todos os setores que atualmente encontram-se na lista de Critical Skills Employment Permit.

Outra menção que veio junto ao acesso ao mercado de trabalho irlandês foi a extensão do visto e trabalho, para companheiros e filhos de profissionais contratados. Uma medida que antes era muito mais restritiva, já que companheiros de profissionais contratados podiam entrar no país como acompanhantes, mas não podiam trabalhar. Isso também mudou.

Como trabalhar na Irlanda no setor de saúde. © Hongqi Zhang (aka Michael Zhang) | Dreamstime.com

Setor de Saúde! Até pouco tempo atrás, profissionais estrangeiros da área de saúde, mesmo com graduação e experiência, só poderiam aplicar para vagas com um pacote de benefícios limitado. Desde que o setor entrou na lista de área em demanda, a Critical Skills Employment Permit, a coisa mudou — e muito!

No final do ano passado, pelo menos 1300 vagas para enfermeiros estavam abertas nos hospitais irlandeses. No setor de cuidadores, principalmente de idosos e pessoas com deficiência, os números de vagas também só aumentam. Na Irlanda, as agências de recrutamento oferecem o caminho mais eficiente para encontrar uma vaga na área de saúde.

Agora que você já sabe que o mercado está aberto para estrangeiros na Irlanda, listamos algumas empresas que mais empregam não europeus na Irlanda e Europa.

1. HSE: profissionais da área de saúde

O Departamento de Saúde irlandês ocupa o topo da lista, com a contratação de 1027 profissionais de fora da Europa de janeiro a junho de 2016. O motivo se deve à constante falta de profissionais da área de saúde no país, já que muitos médicos irlandeses buscam oportunidades em países como Austrália, Canadá e Reino Unido após se graduarem.

2. Agências recrutadoras de profissionais de enfermagem na Irlanda

3. Engineering jobs

Para os profissionais do setor de engenharia, o site engineeringjobs.ie é uma boa forma de acessar as empresas que atualmente estão contratando na Irlanda. Outro canal importantíssimo para fazer networking, conectar-se com recrutadores e se informar sobre as oportunidades na área é, claro, o LinkedIn.

4. Google

A gigante companhia americana desponta no ranking como uma das queridinhas entre profissionais brasileiros, com contratações acontecendo mesmo do Brasil.

5. Accenture

Mais uma grande empresa de tecnologia no ranking. A Accenture, considerada a maior empresa de consultoria e gestão tecnológica do mundo, contratou 158 profissionais estrangeiros para a sua base na Irlanda. Entre as principais vagas, está a contratação de engenheiros.

6. Amazon Web Services

Para os engenheiros da área elétrica, a Amazon é uma das grandes apostas e que está constantemente buscando profissionais engenheiros para completar a demanda crescente.

7. Intel

Na Irlanda desde 1989, a Intel é outro destaque quando se trata de um ambiente corporativo multicultural. A empresa destaca-se no ranking de contratações. Por exemplo, a Intel já foi responsável pela solicitação de 153 pedidos de visto de trabalho para a imigração irlandesa.

Intel Foto: Shutterstock

Intel contratou 153 profissionais de fora da Europa. Foto: Shutterstock

8. Infosys

A multinacional indiana com filial em Dublin ocupa a quinta posição, sendo que, apenas em um semestre, contratou 127 profissionais de fora da Europa.

9. BMS

A BMS é uma empresa focada em biofarma e uma das líderes em contratações de engenheiros. Vale muito se conectar com a empresa em seus canais para receber as ofertas de recrutamento.

10. EirGrid

EirGrid gerencia boa parte das operações do país, em atividades como operações, planejamento e inovação, infraestrutura e está contratando talentos com conhecimento em engenharia.

Outras empresas que se destacaram pela contratação de profissionais estrangeiros na Irlanda são: Amazon, HCL, Ernst&Young, Facebook e IBM.

Veja também

Como é o Regime Trabalhista na Irlanda?

Colaborador E-Dublin
Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do E-Dublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no E-Dublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • 5 sites para procurar emprego na Irlanda

    Trabalho na Irlanda

    5 sites para procurar emprego na Irlanda

    Uma das formas mais fáceis e acessíveis para procurar um trabalho na Irlanda...

    Edu Giansante

    5 dias atrás

    5 sites para procurar emprego na Irlanda
  • Como validar o seu diploma na Irlanda

    Dicas Profissionais

    Como validar o seu diploma na Irlanda

    Provavelmente, você já pensou em trabalhar na Irlanda na sua área de...

    Elizabeth Gonçalves

    3 semanas atrás

    Como validar o seu diploma na Irlanda

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar