5 eventos para celebrar o Dia Internacional da Mulher

5 eventos para celebrar o Dia Internacional da Mulher

Rubinho Vitti

4 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Neste domingo, 8 de março, é celebrado o Dia Internacional da Mulher. Como o próprio nome já diz, é uma data reconhecida ao redor do mundo. Por isso mesmo, Dublin não fica fora da comemoração e recebe muitos eventos no fim de semana. A capital irlandesa, cheia de histórias para contar, tem atividades em museus, cinemas, mercados e, claro, protesto para melhorar a condição delas no cotidiano irlandês. Separamos cinco destes eventos para você se programar.

Tour no Irish Emigration Museum

O Irish Emigration Museum realiza um tour especial explorando as histórias de mulheres emigrantes irlandesas inspiradoras. Descubra as histórias das mulheres irlandesas pioneiras que moldaram o mundo com esta excursão. De Mother Jones, que lutou pelos direitos dos trabalhadores nos séculos XIX e XX em Nova York, a Mary Lee, uma das principais ativistas do sufrágio feminino na Austrália. A Herstory: Ireland’s Epic Women Rebels and Revolutionaries Tours faz parte de uma programação especial da RTÉ sobre a importância das mulheres irlandesas mundo afora. As tours acontecem no sábado, 8 de março, às 11h, 13h e 15h.

Protesto reivindica melhorias para mulheres

O Dia Internacional da Mulher não é só para lembrar delas com uma flor ou um abraço. É também de luta. Por isso, um protesto está organizado para acontecer no domingo, 8 de março, às 14h, em um dos pontos principais do centro de Dublin, o Spire (na O’Connel Street). A ideia é “condenar a violência sistêmica e a discriminação que as mulheres sofrem em todo o mundo”. “Vamos levantar nossas vozes para todas as vítimas de violência sexual que foram ignoradas e maltratadas por nosso sistema de justiça patriarcal”, diz o texto de chamamento para a manifestação.

Leia também: Entrevista: Gal Costa fala sobre sua estreia na Irlanda em abril

Erin Brockovich no Lighthouse Cinema

Erin Brockovich será exibido no Dia Internacional da Mulher, em Dublin. Foto: Divulgação

Um dos filmes mais marcantes da carreira de Julia Roberts, Erin Brockovich volta às telonas em sessão especial no dia 9 de março, às 19h, no Lighthouse Cinema. A programação é da Irish Women Lawyers Association! Erin Brockovich é um filme biográfico americano de 2000, dirigido por Steven Soderbergh e escrito por Susannah Grant. O filme é uma dramatização da verdadeira história de Erin Brockovich, interpretada por Julia Roberts, que lutou contra uma empresa de energia. Ela trabalhava em um pequeno escritório de advocacia quando descobre que a água de uma cidade no deserto está sendo contaminada e espalhando doenças entre seus habitantes.

Galeria a céu aberto

A Meath Street, em Dublin 8, se transforma em uma galeria de arte a céu aberto no dia 8 de março. As persianas de lojas em toda a rua histórica estão sendo transformadas em telas para homenagear as mulheres irlandesas do passado e presente. A exposição ficará à vista durante todo o mês.

Mercadinho das mulheres

Os mercadinhos (ou markets) são famosos na Irlanda e a cada mês eles surgem com diferentes temas, seja mercadinhos de Natal ou do Dia dos Pais, Halloween. E claro, no Dia das Mulheres não ia ficar de fora. O Women’s day market é organizado pelo Glasnevin Indoor Market e Hungry Hungarian e acontece no domingo, das 11h às 17h, com muito artesanato e produções independentes.

Veja também

Calendário de eventos e festivais na Irlanda

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar