5 idiomas que farão diferença no futuro

5 idiomas que farão diferença no futuro

Rubinho Vitti

6 meses atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Ok, você fez intercâmbio na Irlanda para aprender inglês e já está craque. Mas o “bichinho” do aprendizado de idiomas picou você e já quer partir para outra língua. Por que não? Mas afinal, qual outro idioma pode ser útil para a carreira e para o futuro de alguém depois que o inglês já é dominado?

Essa pergunta pode ter várias respostas e elas dependem do tipo de trabalho que a pessoa exerce, preferências pessoais e até as previsões para o futuro sobre o crescimento dos idiomas no mundo, já que estamos falando de um planeta onde se fala mais de 7 mil línguas. O E-Dublin listou, por ordem de importância, cinco idiomas, além do inglês, que poderá fazer a diferença no futuro.

Querer aprender um novo idioma pode ter vários motivos como trabalho, estudo, carreira e conhecimento pessoal. Foto: Pxhere

Espanhol

Mais de 400 milhões de pessoas são nativos em espanhol no mundo. Além disso, idioma é encontrado como língua oficial de 20 países, mas também é o segundo idioma de muitos outros, como nos Estados Unidos. Quem fala espanhol, além de poder visitar e até morar em um desses territórios — como Europa e América do Sul, por exemplo — pode ter ainda uma oportunidade melhor de trabalho já que, depois do inglês, muitas empresas optam por candidatos que sejam fluentes também em espanhol.

Mandarim (chinês)

É claro que não é fácil aprender mandarim, mas as previsões é que no futuro será mais importante aprender a língua até mesmo que o inglês. A economia chinesa é a segunda maior do mundo e não para de crescer. As perspectivas são que até 2050 o país se torne o primeiro mais importante do planeta, o que torna seu idioma ainda mais essencial. Em número de falantes, o mandarim é campeão, com 982 milhões de nativos no idioma. Embora a grande maioria das pessoas o use na China, o país é tão poderoso em todo o mundo que esse idioma certamente merece um lugar entre os idiomas mais importantes.

Alemão

Segundo a economia que domina a Europa há décadas, o alemão também tem um número enorme de nativos no idioma, 105 milhões de pessoas. Outros 80 milhões o tem como segunda língua. Além da Alemanha, Suíça e Áustria possuem o alemão como uma das línguas oficiais. Sua importância vai além, tendo o mercado um grande interesse em quem sabe alemão. Basta procurar vagas de emprego no exterior e ver a quantidade voltada aos falantes do idioma.

Leia também: Já é fluente em inglês? Está na hora de apostar no próximo idioma

Russo

É dificílimo aprender, mas o russo é importante hoje e será no futuro, já que muitos países europeus e da Eurásia falam o idioma, muito além da Rússia. São 150 milhões de nativos falantes, além de 110 milhões que entendem e falam a língua. Russo também tem o status de idioma oficial em 38 territórios e é um dos seis idiomas oficiais das Nações Unidas.

Árabe

Existem mais de 205 milhões de pessoas em 22 países que falam árabe. Outros 100 milhões de falantes estão espalhados pelo mundo. Além disso, é o idioma que influencia 1,5 bilhão de muçulmanos. Por isso, está na lista dos idiomas mais importantes do planeta e é cada vez mais necessária em um mundo globalizado e corporativo.

Veja também

Roteiro de Intercâmbio na Irlanda por quem o viveu

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar