6 destinos imperdíveis para visitar em Portugal

6 destinos imperdíveis para visitar em Portugal

Rubinho Vitti

7 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Passear por Portugal pode render diversas surpresas. Se as visitas tradicionais já são um espetáculo, como Lisboa, Porto e a região do Algarve, imagina encontrar locais menos populares mas não menos incríveis para se visitar.

Se os seus planos de viagem para Portugal incluem aventura e a vontade de conhecer belas paisagens, basta seguir o instinto e visitar a região mais central do país e o litoral que banha o oeste português

Selecionamos seis destinos para você se inspirar na hora de montar seu roteiro de viagem para Portugal.

1- Aveiro é a ‘Veneza portuguesa’

Passeio de moliceiro é uma das atrações obrigatórias para se fazer em Aveiro. Foto: Rubinho Vitti

Localizado a 70 km de Porto, a cidadezinha de 80 mil habitantes é mágica. A ria, canal do mar que cruza a cidade, é o ponto turístico mais forte de Aveiro. Tal estrutura deu o apelido de Veneza Portuguesa ao local. O passeio de moliceiro (barco típico de pesca) é o principal afazer turístico do local. O segundo principal são os ovos moles de Aveiro. Não tem como visitar a cidade e não provar essa deliciosa iguaria.

Na lista ainda está o Museu de Art Nouveau, já que os prédios da cidade foram criados nesse estilo de arte. O Museu de Aveiro também é interessantíssimo pela quantidade de arte sacra e é onde fica o túmulo de Santa Joana.

Próximo ao centro da cidade, a Costa de Aveiro também é imperdível. Apesar da praia ter muito vento e ser de água gelada, a vista é linda. A atração turística mais famosa do local são as casinhas coloridas de madeira que beiram toda a avenida principal.

2- Nazaré teve onda recorde de 30 metros de altura

Nazaré tem vista incrível do litoral português e é destino famoso entre surfistas. Foto: Rubinho Vitti

Um pedacinho do litoral da região central de Portugal é conhecido por ser um lar para surfistas de todo mundo. Suas águas foram responsáveis por formar a maior onda já surfada, com 30 metros de altura em 2011. Depois disso, os maiores campeonatos de surf passaram a acontecer no local.

Apesar de ser pequena, a cidade de dez mil habitantes multiplica na época de verão.
A cidade oferece um visual litorâneo incrível. Sua baía abrigava a frota pesqueira. Ruas de paralelepípedos à beira-mar são um charme e as antigas casas dos pescadores hoje são resorts.

3- Serra de Lousã abriga as aldeias de xisto

Aldeias de Xisto, na Serra de Lousã, um dos pontos mais altos de Portugal. Foto: Rubinho Vitti

Uma das mais belas serras do centro de Portugal, a Serra de Lousã é abrigo para as chamadas Aldeias de Xisto. São pequenas vilas com casinhas feitas de xisto (rochas laminadas). São 12 no total, sendo que as mais famosas são Candal, Chiqueiro, Pena e Talasnal.

Leia também: Como se candidatar a uma universidade em Portugal

Um passeio pelas aldeias já vale a viagem, mas é possível ir além como conhecer as enormes torres eólicas que transformam vento em energia e chegar até o Alto de Trevim, o ponto mais alto da Serra da Lousã, onde fica o Baloiço de Lousã, um balanço nas alturas com uma vista deslumbrante. Há ainda o Castelo de Lousã, um castelo medieval construído na segunda metade do século XI, na margem direita do rio Arouce.

4- Figueira da Foz tem praia urbana mais extensa da Europa

Outro trechinho do belo litoral da região central de Portugal é Figueira da Foz. O nome se dá pela cidade se encontrar na foz do rio Mondego. A praia de Figueira é considerada a maior praia urbana da Europa, com animada vida diurna e noturna.

Local de visual incrível, com praias desertas e paradisíacas, a cidade também tem um forte teor cultural, com o renomado Festival Internacional de Cinema da Figueira da Foz, que acontece desde 1972. Também há algumas das zonas mais importantes de escavação de Portugal.

5- Foz do Ouro é passeio romântico à beira-mar

Pérgola da Foz foi feita em 1930 com inspiração em uma idêntica de Nice. Foto: Rubinho Vitti

A Foz do Ouro é um litorais mais belos da região central de Portugal e também um dos mais românticos. O pôr-do-sol é espetacular com praias limpas e ecologicamente corretas. O calçadão é espaço de prática de esporte como corrida e ciclismo.

A “Pergola da Foz”, construída na década de 1930, foi inspirada na “Promenade des Anglais”, da cidade francesa de Nice. No farol de Felgueiras é possível ver o encontro do Rio Douro com o Oceano Atlântico.

6- Praia do Senhor da Pedra tem capela em pleno mar

Capela do Senhor da Pedra, na areia da praia de mesmo nome, em Miramar. Foto: Rubinho Vitti

A Praia do Senhor da Pedra é uma das melhores praias próximas ao Porto e é famosa pela pequena capela situada em plena areia. Ela fica na cidade de Miramar, um destino discreto, com cafés, restaurantes e lojas, no extremo norte da Costa de Prata. Só a imagem da Capela do Senhor da Pedra já vale a visita.

Leia também: Português de Portugal é mesmo parecido com o do Brasil?

No pôr do sol, a vista é deslumbrante, com as águas do mar batendo nas imensas pedras que sustentam a construção religiosa. Todos os anos, os católicos fazem uma romaria até o local, que é o mais antigo ponto de devoção da região.

Veja também

Onde morar na Irlanda? Capital ou no Interior

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar