6 formas de encontrar itens perdidos em Dublin

6 formas de encontrar itens perdidos em Dublin

Larissa Fontes

1 semana atrás

Essa vai para os distraídos, para os que vivem na correria, para os dorminhocos de transporte público. Se você nunca perdeu nada aqui na Dublin, certamente já pensou que tivesse perdido ou, pelo menos, conhece alguém que perdeu.

Na capital irlandesa há alguns pontos de “Achados e Perdidos”, ou Lost and Found, que funcionam muito bem e onde você tem grandes chances de recuperar seu item de volta. Reunimos os principais deles aqui para você saber como e onde procurar:

Dublin Airport

O aeroporto de Dublin registra dezenas de itens encontrados nos terminais todos os dias. © Lukasz Kasperek | Dreamstime

Aeroporto é um lugar clássico para botar a mão no bolso e pensar “cadê meu celular?”. O Dublin Airport registra dezenas de pertences encontrados ou deixados para trás pelos donos todos os dias. Você pode acessar a lista Achados e Perdidos deles online, com a data, o local exato de onde o item foi localizado e uma breve descrição.

Somente no ano passado, de acordo com informações divulgadas pelo próprio Aeroporto, mais de 29 milhões de pessoas terminaram ou começaram a sua jornada aqui em Dublin. Essa galera toda passou pelo controle de passaporte, de segurança, banheiros, lojas, estacionamento.

E no meio desse “bota casaco, tira casaco”, milhares de documentos, aparelhos telefônicos, óculos entre tantos outros pertences ficaram para trás. O Maltron Hotel Dublin Airport, o hotel mais próximo do aeroporto, fez um levantamento dos itens mais comuns na lista de Achados e Perdidos de lá. Jóias, relógios e eletrônicos lideram o ranking.

Os itens ficam retidos por um período de 2 meses pelo Airport Police Public Office, que fica localizado na Airport Police Station, no andar das Chegadas (Arrivals). O setor fica aberto das 7 até as 22 horas.

É exigida a apresentação de um documento de identidade com foto além de uma descrição detalhada do objeto perdido. Além disso, também é cobrado um valor de 6 euros para cada item recuperado. Se você já estiver longe e sem condições de retornar ao aeroporto, eles enviam pelos correios por um custo adicional.

Dublin Bus

No caminho da escola pro trabalho e do trabalho para casa também é bem comum esquecer algum pertence. De acordo com Dublin Bus, milhares de objetos são encontrados todos os anos nos bancos dos ônibus amarelinhos. Caso um dia aconteça com você, não se desespere. Os motoristas são instruídos a enviarem tudo para o Achados e Perdidos.

Onde ele fica? No Earl Place, Dublin 01. Antes de ir até lá, é preciso enviar um e-mail para [email protected] respondendo os seguintes detalhes:

  • Nome, número de contato e endereço
  • Descrição mais detalhada o possível do item perdido
  • Data que você perdeu
  • A linha de ônibus e o sentido em que você estava viajando
  • A parada onde você desceu do ônibus
  • O horário no qual você entrou no veículo e saiu

O Achados e Perdidos do Dublin Bus funciona de segunda a quinta, das 14h30 às 17. Se você perdeu algo entre sexta e domingo, só será entregue na unidade na segunda-feira seguinte. Todos os objetos perdidos ficam retidos na unidade por um período de 2 anos e é cobrada uma taxa de 2 euros para a devolução.

Dart e Luas

Na correria do dia a dia, muitas pessoas esquecem os pertences dentro do transporte público.  © Zbynek Pospisil – Dreamstime

Se você esqueceu algum artigo pessoal dentro dos vagões do Dart ou do Luas, não se preocupe. Ainda há uma esperança de recuperar. Os transportes também são checados todos os dias pelos funcionários e os itens devolvidos aos respectivos Achados e Perdidos.

Para recuperar algo deixado no Dart, o caminho é entrar em contato com a estação na qual você viajou. Você encontra todas as formas de contato de cada estação no site do Dart. O Lost Properties da Heuston Station funciona das 9h às 17h, enquanto a da Connolly Station abre às 10h e fecha às 13h. Ambas de segunda à sexta. Você pode também enviar um e-mail para [email protected]

Já o Luas disponibiliza o telefone 1850 300604 para que você reporte o seu item perdido. Uma vez encontrado, basta ir até uma das 3 estações:

Red Cow
Funciona de segunda a sexta, das 9h às 17h (fechada entre 13h e 14h)

Sandyford
Funciona de segunda a quinta, das 9h às 17h (fechada entre 13h e 14h)

Boombridge
Funciona de segunda a sexta, das 8h às 16h (fechada entre 13h e 14h)

Táxi

Não é novidade que muitos passageiros deixam guarda-chuva, luvas, celulares nos bancos de táxi por aí. Talvez você seja um deles. Depois que bater o desespero inevitável, veja o que você pode fazer a respeito aqui em Dublin.

Se você pediu o táxi por algum serviço de booking, entre em contato com operador o mais rápido possível . É possível que o motorista tenha encontrado e guardado. Se ele não conseguir devolver, geralmente entrega para a estação da Garda mais próxima, são elas:

Store Street: 01 – 6668000
Irishtown: 01 – 6669600
Finglas: 01 – 6667500
Shankill: 01 – 6665900
Tallaght: 01 – 666600

Classificados Dublin

Nos grupos de brasileiros no Facebook é possível encontrar diversas postagens de itens perdidos e encontrados pela cidade. © Victor Koldunov | Dreamstime

Um dos melhores amigos do intercambista é, definitivamente, o famoso Classificados Dublin. Os grupos de Facebook que reúnem milhares de brasileiros que moram na Ilha não funciona apenas para encontrar acomodação ou para a venda e compra de produtos. É também uma ferramenta super útil para buscar alguma coisa que você perdeu.

É muito comum rolar o feed e se deparar com anúncios de Leap Cards perdidos, assim como carteiras, documentos e, até mesmo, passaportes. A comunidade brasileira é muito unida aqui na Irlanda e todo mundo se ajuda constantemente.

Basta entrar no maior número de grupos possível, buscar pela palavra-chave e torcer para que alguém tenha encontrado. Vale também fazer um post com a descrição rica em detalhes e dar aquele “Up” na publicação para que ela fique sempre visível. Boa sorte!

Lost.ie

O site é considerado a maior plataforma online de Achados e Perdidos da Irlanda. O Lost.ie tem parcerias com as maiores empresas de comunicação do país, como a RTE, o Metro Herald, o News Talk e a Today FM, por exemplo. Lá, são postados diariamente anúncios de itens encontrados pelas ruas da Ilha. Até cachorrinhos perdidos são postados lá para que encontrem seus donos. Vale a pena conferir.

Veja também

Como comprar um carro na Irlanda?

Larissa Fontes
Larissa Fontes, Jornalista, geminiana e curiosa. Dona de uma mente inquieta num corpo semi-sedentário de 20 e poucos anos. Sobrevive à base de café, música alta e papos de boteco. Acompanhe ela em @larifontes no Instagram.

Stock Photos via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar