8 curiosidades e invenções irlandesas que muitos desconhecem

8 curiosidades e invenções irlandesas que muitos desconhecem

Deby Pimentel

2 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Descobrir de onde viemos… A curiosidade sempre permeou o imaginário humano e foi ela que, na maioria das vezes, levou a humanidade a grandes descobertas. Por isso, relatamos aqui algumas delas — invenções e curiosidades que a Irlanda e seus cidadãos trouxeram ao mundo.

O Duty Free é uma invenção irlandesa

Viajar é preciso — e durante a viagem, comprar, também! Foram os irlandeses que trouxeram ao mundo a tentação dos free shops, as lojas localizadas no interior de salas de embarque e desembarque de aeroportos e na zona internacional de portos e em navios de passageiros e balsas com destino internacional, onde produtos são vendidos com isenção ou redução de impostos.

A primeira delas foi instalada no Shannon Airport, no oeste da Irlanda, por Brendan O’Regan, em 1974 — e segue aberta até hoje. No mundo todo, existem mais de 44 mil aeroportos, e somente a Dufry, líder mundial do segmento, atualmente, tem 2.200 lojas, em 63 países, sendo 380 cidades diferentes.

Criação tentadora: os free shops foram inventados pelos irlandeses. Reprodução site Dufry

Criação tentadora: os free shops foram inventados pelos irlandeses. Reprodução: Dufry

Guinness, cerveja e os recordes

Os irlandeses não inventaram a bebida alcoólica em si, mas criaram a Guinness, uma das cervejas mais conhecidas no mundo. No entanto, uma curiosidade sobre a Guinness não é a cerveja em si, mas a invenção do Guinness Book, ou Livro dos Recordes.

Isso porque, em novembro de 1951, Sir Hugh Beaver, diretor administrativo da cervejaria, participou de uma caçada que o levou à discussão sobre qual seria a ave de caça mais veloz da Europa. Tal curiosidade motivou a criação de um livro que respondesse essa e outras perguntas do tipo. A primeira edição foi publicada em agosto de 1955. Em dezembro do mesmo ano, ficou entre os livros mais vendidos do Reino Unido.

o Sean’s Bar, o bar mais antigo da Europa, foi criado no ano de 900, em Athlone. Reprodução site Sean’s Bar.

O Sean’s Bar, o bar mais antigo da Europa, foi criado no ano de 900, em Athlone. Reprodução: Sean’s Bar.

Aliás, por falar em cerveja, os irlandeses estão entre os maiores consumidores do mundo: são mais de 130 litros da bebida por pessoa/ano. Ainda no quesito etílico, também fica na Irlanda, em Athlone, o pub mais antigo, o Sean’s Bar, cujos primeiros registros datam do ano de 900.

Adivinha quem inventou o pênalti?

Talvez uma das maiores controvérsias esportivas não só em sua existência, já que foram os ingleses que inventaram o futebol. No entanto, rivalidades à parte e história à vista, foram nas regras que os irlandeses deram sua contribuição ao inventar o pênalti.

Isso aconteceu em 1891, durante a Copa da Inglaterra, pelo goleiro e empresário irlandês William McCrum. À época, a confusão foi grande entre os times até que, somente em 1905, a International Board (uma espécie de Fifa) incluiu a regra oficialmente no futebol.

A eterna controvérsia no futebol, o pênalti, foi inventada pelos irlandeses. Crédito: Depositphotos/aremafoto

A eterna controvérsia no futebol: um goleiro irlandês criou o pênalti. Crédito: Depositphotos/ aremafoto

Guerra e paz

Não, não estamos falando sobre um dos romances mais volumosos da história, pois esse foi escrito pelo russo Tolstói. Porém, apesar de os irlandeses somarem cinco entre os ganhadores do Nobel da Paz, com Sean McBride (1974), Mairead Corrigan e Betty Williams (1976), John Hume e David Trimble (1998), eles também estão entre os maiores criadores de instrumentos utilizados na guerra, como o tanque, inventado em 1911 na cidade de Dublin, utilizado em 1916 pelos ingleses durante a Primeira Guerra Mundial.

Já Louis Brennan, natural de Castlebar, na Irlanda, foi o inventor do torpedo (míssil guiado), utilizado como mecanismo de defesa costeira. Outra invenção do tipo é o submarino criado por John Philip Holland, em 1877, utilizado pelas forças armadas dos EUA (1900), Grã-Bretanha (1901) e Japão (1904).

O primeiro tanque de guerra foi inventado em 1911 na cidade de Dublin. Crédito Depositphotos/ boggy22

O primeiro tanque de guerra foi inventado em 1911, na cidade de Dublin. Crédito Depositphotos/ boggy22

A fotografia também tem um pé aqui na Irlanda

A fotografia, uma das atividades mais presentes no dia a dia das pessoas, principalmente em tempos de selfies e redes sociais — e cuja história remonta desde Leonardo da Vinci, entre os séculos XV e XVI — teve seu primeiro retrato mais próximo ao que conhecemos hoje em 1826, pelo francês Joseph Nicéphore Niépce. Depois dele, muitas foram as alterações. Porém, foi o irlandês John Joly que, em 1894, criou o primeiro processo de fotografia colorida chamado Joly Colour Process — aliás, encontrado entre os filtros dos apps nos celulares atuais.

O Halloween não nasceu nos Estados Unidos

Se você é daqueles que assiste a filmes ou pratica em casa no dia 31/10 o tema Gostosuras ou Travessuras, tão difundido pelo cinema americano, saiba que não são eles os criadores! A antiga tradição vem da Irlanda, há mais de dois mil anos, quando povos celtas festejavam o fim do verão, o começo do novo ano e as colheitas, comemorando, também, o Dia das Almas, devido à proximidade com o Dia de Todos os Santos (1/11). Eles acreditavam que, nesse dia, também acontecia o encontro entre o mundo espiritual e o material.

Doces ou travessuras, a festa do Halloween teve origem na Irlanda.

A festa do Halloween teve origem na Irlanda. Crédito Depositphotos/poznyakov

Quando o sol vira patrimônio

O Newgrange, uma construção com mais de 5 mil anos no Condado de Meath, é considerada o observatório solar mais antigo do mundo, Patrimônio Mundial da Unesco. É anterior à construção de Stonehenge (Inglaterra) e, até mesmo, às Pirâmides do Egito.

Newgrange, uma construção com mais de 5 mil anos no Condado de Meath, é considerada o observatório solar mais antigo do mundo, Patrimônio Mundial da Unesco, é mais antigo que Stonehenge (Inglaterra) e as Pirâmides do Egito. Crédito: Depositphotos/Aitormmfoto

Newgrange, no Condado de Meath, é o observatório solar mais antigo do mundo, Patrimônio Mundial da Unesco. Crédito: Depositphotos/ Aitormmfoto

Dublin, capital dos bebês

O Rotunda, em Dublin, é o hospital-maternidade mais antigo do mundo em operação. Fundado em 1745, já trouxe ao mundo mais de 300 mil bebês.

Mais de 300 mil bebês nasceram no Hospital Rotunda, em Dublin. Crédito Depositphotos/monkeybusiness

Mais de 300 mil bebês nasceram no Hospital Rotunda, em Dublin. Crédito Depositphotos/ monkeybusiness

Imagens via Depositphotos
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Deby Pimentel
Deby Pimentel, Jornalista com MBA em Marketing e Empreendedorismo e uma paulistana apaixonada por fotografia, gastronomia e tecnologia. Uma virginiana que adora novas culturas e desafios. Acredita que a informação é sempre a melhor maneira de transformar sonhos em possibilidades.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

  • Como fazer mamografia na Irlanda

    Curiosidades

    Como fazer mamografia na Irlanda

    A mamografia é um exame essencial para identificar a existência de sinais...

    Elizabeth Gonçalves

    3 dias atrás

    Como fazer mamografia na Irlanda
  • Famosa loja da Irlanda inicia vendas de Natal

    Curiosidades

    Famosa loja da Irlanda inicia vendas de Natal

    Não há como negar que a Irlanda fica linda no Natal, e a gente mal espera...

    Rubinho Vitti

    7 dias atrás

    Famosa loja da Irlanda inicia vendas de Natal

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar