8 curiosidades sobre a Irlanda que você não escuta por aí

8 curiosidades sobre a Irlanda que você não escuta por aí

Ávany França

3 anos atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Você já deve ter escutado por aí que o irlandês é bom de copo, que a Guinness é a paixão nacional e que chove praticamente todo dia na Ilha Esmeralda. No entanto, a terra do cantor Bono reserva muito mais curiosidades além dessas que escutamos corriqueiramente. Quer conhecer algumas delas? Vamos lá!

1. Origem da palavra “boicote”

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Você já boicotou alguém? Sendo sim ou não a sua resposta, saiba que essa palavra tem ligação direta com um personagem bem mercenário por aqui, chamado Charles Boycott. O dito cujo foi um landlord inglês que utilizava-se de métodos nada ortodoxos para explorar seus inquilinos irlandeses. Mas, foi boicotado pelo líder Charles Parnell, que orquestrou uma série de ações para impedir os abusos de Boycott. O inglês acabou sendo hostilizado pela população, desaparecendo sem jamais se ter notícia dele – exceto pelo nome!

2. Arthur Guinness

Você talvez já tenha escutado muito sobre a cerveja mais famosa da Irlanda, a Guinness, e para selar a sua chegada à Ilha Esmeralda, certamente você visitará algum pub para degustá-la. Porém, o que você com certeza não sabe é que Arthur Guinness, o inventor da Guinness, além de fazer cerveja boa também era especialista em fazer filhos. Pois é, nosso célebre Arthur foi responsável por trazer ao mundo nada menos que 21 herdeiros!

3. Pernas de pau

shutterstock_89847898

Crédito: Shutterstock

Tudo bem que futebol não é o esporte mais aclamado na Irlanda, mas levar de 13 x 0 já é demais. O placar aconteceu no primeiro jogo entre Irlanda e Inglaterra, no ano de 1882. O pior é que de lá pra cá, nossos amigos irlandeses melhoraram muito pouco!

3. Cidades com nomes compridos

Litoral de Muckanaghederdauhaulia, Co. Galway.

Litoral de Muckanaghederdauhaulia, Co. Galway.

Tem gente que acha nomes de cidades da Irlanda como Cahersiveen ou Newtownshandrum estranhos, mas isso não é nada perto de uma cidadezinha do condado de Galway, chamada Muckanaghederdauhaulia. Conseguiu pronunciar? Bom, nem eu.

4. Chickens!

Foto: Shutterstock

Foto: Shutterstock

Você já cruzou com alguma galinha dando sopa pelas ruas de alguma cidade da Irlanda? Reza a lenda que nos limites da Ilha Esmeralda existem aproximadamente 13 milhões de galinhas. Praticamente três vezes a população irlandesa!

5. Enxaqueca

Shutterstock

Foto: Shutterstock

Se você sofre desse mal e mora na Ilha, anote na sua agenda uma data muito importante: a Sexta-feira Santa (em inglês, conhecida como Good Friday). Segundo uma superstição local, se você cortar o cabelo neste dia, não terá dores de cabeça pelo resto do ano.

6. Bally… Bally… Bally…

Você já ouviu falar em Ballycolla? E Ballyduff? Ou até mesmo a cidade de Ballysaggart? Se não, saiba você que na Irlanda existem 64 cidades iniciadas com Bally. É tanto Bally que você pode correr o risco de ir para o norte do país para uma Bally da vida, achando que está indo para a Bally da parte sul.

7. Carros x vacas

shutterstock_329534339

Crédito: Shutterstock

Você sabe quantos carros existem por habitante na Irlanda? Eu também não faço a mínima ideia, mas se você perguntar lá pelo condado de Laois, em carros será difícil informar, mas em vacas fica fácil. São exatas quatro cows por habitante! Moo!

Esta publicação é um oferecimento da CI – Intercâmbio e Viagem.

Criada em 1988, a CI já tem mais de 27 anos de história, com mais de 100 lojas no Brasil e também no exterior. Ao longo da sua história, a empresa foi responsável pelo embarque de mais de meio milhão de clientes para o exterior. A CI trabalha com experiências internacionais únicas, seja para estudo, trabalho ou lazer. Eleita cinco vezes, pela Revista Viagem e Turismo, como a melhor empresa de intercâmbio do Brasil, a CI acaba de inaugurar seu primeiro escritório em Dublin, para suporte local e um atendimento exclusivo na Irlanda.

Revisado por Tarcísio Junior
Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Avatar
Ávany França, Jornalista por profissão, já passou por editorias de moda, gastronomia, história e turismo. Uma vida sem desafios não foi desenhada para essa baiana de Salvador. Amante das viagens, coleciona mais de 80 destinos no passaporte. Quer saber mais? Corre porque até você terminar de ler esse perfil já terei alguma novidade.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar