8% da população da UE vive fora de seu país de origem

8% da população da UE vive fora de seu país de origem

Rubinho Vitti

3 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Entre as 512 mil pessoas que vivem na União Europeia, 7,8% não têm a nacionalidade do seu país de origem, seja ele de parte da UE ou de fora dela. Além disso, 1,3 milhões de europeus vivem em um país, mas trabalham em outro, e 1,7 milhões europeus estudam no exterior. Todos esses dados foram coletados pelo Eurostat — instituto de estatísticas do bloco — na pesquisa Pessoas em Movimento, realizada em 2018.

Entre as 500 mil pessoas que vivem na União Europeia, 7,8% moram fora do país de origem. Foto: Pxhere

Tal “movimento” que nomeia a pesquisa mostra que a população que vive na UE está em constante mutação por conta da migração, educação, trabalho ou turismo. Entre os 7,8% das pessoas que vivem fora de seu país de origem na UE, 3,4% têm cidadania de outro estado-membro da UE e 4,4%, de um Estado não membro da UE.

Em 2018, Luxemburgo detinha a maior quota de cidadãos de outro estado-membro da UE (41% da população), seguido por Chipre (13%) e Irlanda (9%). As maiores proporções de cidadãos originários de fora da UE foram encontradas na Estônia, na Letônia (ambos com 14%) e na Áustria (8%).

Mais de três quartos (77%) das pessoas que vivem em outros países na UE estão em idade de trabalhar, em idade ativa (15 a 64 anos). As maiores quotas foram observadas na República Checa (86%), na Estônia e na Romênia (ambas com 85%), enquanto figuram na Polônia e na Romênia (88%) e Irlanda (87%).

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar