8 instituições de auxílio psicológico na Irlanda

8 instituições de auxílio psicológico na Irlanda

Rubinho Vitti

2 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

A vida de intercambista é marcada por altos e baixos. Falta de rotina, clima diferente, saudades da família e dos amigos, estresse no trabalho e na escola, mudanças na alimentação, amizades instantâneas, relacionamentos que não dão certo e mais uma infinidade de questões podem tirar a pessoa do rumo.

Para auxiliar nesse processo de mudanças, saiba que a Irlanda possui diversas linhas de acesso para ajudar você a encontrar uma saída para momentos de instabilidade emocional.

Aconselhamento para casais

Foto: Andcurrent/Dreamstime

A Accord oferece ajuda a baixo custo para casais. Foto: Andcurrent/Dreamstime

Com 55 centros em toda a Irlanda, o Accord — serviço católico de cuidado com o casamento — oferece um grupo profissional que auxilia casais e indivíduos na reflexão e no trabalho para resolver situações diversas.

Entre os problemas mais comuns, estão dificuldades em manter viva a relação, comunicação entre os dois, intimidade, problemas sexuais, infidelidade, conflitos domésticos, abusos, saúde familiar e financeira.

Organização combate crises e conflitos mentais

Foto: Retrocoloring/Dreamstime

The Samaritans oferece aconselhamento e sigilo total aos assistidos. Foto: Retrocoloring/Dreamstime

Com atendimento gratuito todos os dias, o The Samaritans é uma organização sem fins lucrativos que surgiu na cidade de Londres, em 1953.

O canal de comunicação tem como objetivo prevenir transtornos mentais, automutilação e violência contra o próprio corpo.

A instituição, que também está presente na Irlanda, trabalha com a média de um atendimento a cada seis segundos e já auxiliou milhares de pessoas com ajuda via telefone e pessoal.

Depressão e bipolaridade

Na Aware o suporte vai além a vítima. Familiares e amigos também recebem ajuda. Foto: Retrocoloring/Dreamstime

Na Aware, o suporte vai além a vítima. Familiares e amigos também recebem ajuda. Foto: Retrocoloring/Dreamstime

Focada na depressão e na bipolaridade, a Aware é uma instituição que promove o diálogo por meio de linha telefônica, e-mail e grupos de suporte. Criada em 1985, a organização ainda oferece programas educacionais, cursos on-line, auxílio para parentes e amigos de pessoas depressivas, entre outras atividades e eventos.

Terapia como prevenção

Focada no suicídio e no autoflagelo, a Pieta House já atendeu cerca de 30 mil pessoas desde 2006, quando foi fundada em Lucan, na Irlanda.

Com 270 terapeutas, a instituição oferece, além do atendimento, workshops sobre como lidar com uma pessoa em crise emocional.

Grupos on-line ajudam a desabafar

Anonimato dos que pedem ajuda é sempre garantido. Foto: Retrocoloring/Dreamstime

Anonimato dos que pedem ajuda é sempre garantido. Foto: Retrocoloring/Dreamstime

Outra organização sem fins lucrativos é a Turn2Me, especializada em aconselhar pessoas que se sentem ansiosas, sozinhas e tristes.

No website da organização, é possível criar uma conta completamente segura e anônima para seguir três fases de aconselhamento: autoajuda, grupo de apoio e consulta profissional.

Saúde mental como foco

Foto: Retrocoloring/Dreamstime

Foto: Retrocoloring/Dreamstime

Fundada na Austrália em 1957, a organização Grow tem hoje 130 grupos trabalhando na Irlanda. A ideia é auxiliar qualquer um que esteja passando por qualquer problema relacionado à mente, seja emocional ou patológico.

Distúrbios alimentares

A Associação de Distúrbios Alimentares da Irlanda visa ajudar pessoas que possuem problemas relacionados a esse tema.

Anorexia, bulimia, compulsão alimentar, entre outros problemas relacionados à alimentação podem ser tratados. Além de atender as pessoas, a organização luta contra o preconceito e pelo direito dos que sofrem com o distúrbio se tratarem.

Linha direta com a comunidade LGBT

Apoio emocional com foco nos homossexuais também é uma realidade na Irlanda. Foto: Atthameeni/Dreamstime

Apoio emocional com foco nos homossexuais também é uma realidade na Irlanda. Foto: Atthameeni/Dreamstime

O site LGBT.ie oferece diversas formas de apoio aos homossexuais e transexuais que precisam de algum tipo de ajuda, com atendimento via telefone, internet e presencial.

O site ainda possui vídeos e textos informativos que auxiliam e motivam a comunidade LGBT.

Imagens via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar