8 vantagens de se fazer um intercâmbio na Irlanda (2020)

8 vantagens de se fazer um intercâmbio na Irlanda (2020)

Tarcisio Junior

5 dias atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Entre os diversos destinos pelo mundo para um intercâmbio, de curto ou longo prazo, muita gente escolhe a Irlanda como opção. Dublin, a capital da Irlanda, hoje é o destino mais procurado pelos brasileiros que desejam estudar na Ilha. Com aproximadamente 1,3 milhões de habitantes, Dublin é a área mais urbanizada e turística do país.

Mas quais os motivos para os brasileiros escolherem a Irlanda? Listamos aqui os oito pontos principais.

1. Custo do intercâmbio na Irlanda

Foto: Shutterstock

Irlanda está entre os destinos mais baratos para se fazer intercâmbio. Foto: Shutterstock

Esse, com certeza, é um dos principais motivos que atraem estrangeiros para estudar na Ilha Esmeralda. O maior gasto na parte burocrática é a comprovação dos 3.000 euros para a obtenção do visto de estudante (Stamp 2) — dinheiro esse que, na verdade, tem o objetivo de mantê-lo no país durante o período do intercâmbio.

Entre os diversos destinos, a Irlanda também se destaca por oferecer programas de estudos com custos mais acessíveis e de duração variada, o que facilita a vida tanto daqueles que pretendem passar 6 meses estudando, quanto para outros que dispõem, por exemplo, de apenas um mês de férias.

Leia também: Custo de vida na Irlanda: descubra quanto custa viver em Dublin

2. Aprender inglês na Irlanda

Foto: Shutterstock

Irlanda é destino popular para se aprender inglês. Foto: Shutterstock

Se seu objetivo é aprender inglês, melhor ainda. O idioma, que é oficial no país, segue o padrão britânico nas escolas irlandesas. São dezenas delas em todo o país. E se você busca uma imersão maior, com menos fluxo de brasileiros e mais contato com os locais, existem também muitas opções no interior da Irlanda, como Limerick, Cork, Dun Laoghaire ou Galway.

3. Riqueza cultural histórica da Irlanda

Trinity College Library. Foto: Shutterstock

Trinity College Library. Foto: Shutterstock

Transitar pela Irlanda é voltar em milhares de anos no tempo. Muita gente chega ao país e nem imagina tudo que já aconteceu nessa ilha. Mas os diversos museus, bibliotecas históricas — como a da Trinity College —, castelos e construções medievais… ou construções ainda mais antigas, algumas com mais de 4.000 anos o farão viajar no tempo e perceber o mundo de um jeito diferente.

Leia também: 10 museus para você visitar na Irlanda

4. Possibilidade de trabalho durante os estudos na Irlanda

É possível trabalhar durante o intercâmbio. Foto: Shutterstock

É possível trabalhar durante o intercâmbio. Foto: Shutterstock

A Irlanda é um dos poucos destinos onde se é possível trabalhar com um visto de estudante. De acordo com as regras atuais, o intercambista que tem o visto Stamp 2 (válido por 8 meses) pode trabalhar em vagas de meio período (20 horas semanais), e nos meses oficiais de férias do país (maio a agosto e dezembro) pode trabalhar em período integral (40 horas semanais).

O salário costuma ajudar bastante nas despesas do dia a dia, como aluguel, mercado ou quando você quiser sair pra conhecer os diversos pubs espalhados pelo país (são quase 7.000).

5. Hospitalidade: tradição irlandesa

Foto: Shutterstock

O irlandês é um dos povos mais amigáveis do mundo. Foto: Shutterstock

O povo irlandês é conhecido por sua hospitalidade. Muita gente até compara os irlandeses com os brasileiros nesse quesito, pois eles podem ser tão calorosos como nós. Só não se esqueça de que, como nós estamos no país deles, precisamos nos adaptar aos costumes locais (não é comum beijar a pessoa no rosto, por exemplo). Eles também valorizam bastante a força de vontade dos brasileiros, principalmente quando o assunto é trabalho.

6. Belezas naturais da Irlanda

Cliffs of Moher. Foto: Shutterstock

Cliffs of Moher, na Irlanda. Foto: Shutterstock

O apelido de Ilha Esmeralda, como é carinhosamente chamada, não é por acaso. O interior do país tem paisagens de tirar o fôlego. São vales, colinas e planícies com uma infinidade de tons de verde.

Entre as atrações mais famosas, está o Ring of Kerry, ao sul do país, que é um trajeto em forma de anel, onde você encontrará vários castelos, pequenas vilas perdidas no tempo, ovelhas e paisagens cinematográficas; e também os Cliffs of Moher, as falésias que ficam localizadas no condado de Clare, lugar que atrai mais de 1 milhão de visitantes todo ano.

O local já foi, até, cenário para um dos filmes da saga Harry Potter e já concorreu ao posto de uma das 7 maravilhas naturais do mundo.

7. Diversidade cultural na capital Dublin

Temple Bar. Foto: Shutterstock

Temple Bar, em Dublin. Foto: Shutterstock

Ao sair nas ruas do centro de Dublin, não estranhe ouvir os mais variados idiomas. Por ser extremamente cosmopolita, Dublin atrai não só intercambistas, mas turistas do mundo todo.

Durante o tempo em que estiver no país, certamente fará amigos não só irlandeses, mas também outros brasileiros, franceses, coreanos, mexicanos, americanos e de tantos outros lugares. Essa troca de costumes e culturas é uma experiência única e enriquecedora durante o intercâmbio.

Leia também: 13 pubs que você precisa visitar em Dublin | 2020

8. Irlanda e a proximidade com outros países europeus

Ryanair é a rainha dos preços baixos! Foto: Shutterstock

Ryanair é a rainha dos preços baixos! Foto: Shutterstock

Essa é uma das melhores vantagens! Como a Irlanda faz parte da União Europeia, é muito fácil viajar para os mais variados destinos no continente. Dessa forma, não será problema entrar e sair do país enquanto seu visto estiver válido.

Por sorte, também estamos pertinho de uma das principais companhias aéreas de baixo custo, a irlandesa RyanAir, que tem seu hub central em Dublin. Isso significa voos com preços impressionantes (muitas vezes, por menos de 15 euros) para destinos como Liverpool, Londres, Paris, Bruxelas e tantos outros. Seu passaporte vai ganhar muitos carimbos novos!

Leia também: Dicas de como viajar barato durante o intercâmbio

Solicite seu orçamento de intercâmbio na Irlanda com os parceiros do E-Dublin!

Veja também

Melhores destinos de intercâmbio

Tarcisio Junior
Tarcisio Junior, Formado em Design Gráfico, já trabalhou com publicidade, web e até moda. Vidrado em tecnologia, respira música e tem como vício aprender novos idiomas e coisas novas! Foi picado recentemente pelo "bichinho das viagens", morou em Dublin por alguns meses e se apaixonou pela Europa.

Imagens via Shutterstock
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar