Brasileiro realiza sonho de estudar teatro musical na Irlanda

Brasileiro realiza sonho de estudar teatro musical na Irlanda

Rubinho Vitti

5 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Com apenas 24 anos, Renan Teodoro de Barros, de Marília (SP), está na Irlanda realizando um grande sonho: estudar teatro musical. O desafio começou em agosto de 2016, quando chegou à ilha para estudar na American College, faculdade onde se iniciou o primeiro curso de Teatro Musical da Irlanda. Renan fará seu último ano letivo em setembro e nos contou como tem sido essa experiência incrível de estudar artes na Irlanda, além dos planos após terminar o curso.

Renan Teodoro está na primeira turma de teatro musical da American College, faculdade pioneira no curso na Irlanda. Foto: acervo pessoal

Persistência levou brasileiro à universidade irlandesa

Diferentemente da maioria dos intercambistas, Renan não tinha como objetivo ir à Irlanda estudar inglês. Ele chegou já com uma vaga certa para a universidade American College. O sonho de cantar e atuar que mora consigo desde pequeno foi o combustível para querer unir estudo com intercâmbio. “Conforme o tempo foi passando, eu realmente decidi que queria ser ator e queria colocar a música no meio disso. Me apaixonei por sapateado e teatro, meu mundo se tornou teatro musical”, afirmou.

Mas não foi fácil. Primeiramente, Renan decidiu estudar nos Estados Unidos. “Eu comecei a pesquisar cursos, mas não achei nenhum curso universitário no Brasil para teatro musical. Então, eu fui buscar em outros países e me inscrevi em várias universidades mundo afora. Decidi que estudaria nos EUA, passei em uma faculdade incrível e que me deu muito suporte. Porém, tive vários vistos de estudante negados e fui impossibilitado de ir pra faculdade onde havia planejado cursar inicialmente”, explicou.

Renan não desistiu e encontrou a American College, a faculdade que estava justamente iniciando um curso de teatro musical em Dublin, o primeiro na Irlanda. “Não pensei duas vezes e mandei a minha inscrição para a faculdade e recebi a notícia algumas semanas depois de que havia sido selecionado. Comprei minha passagem e vim.”

O sonho se tornou realidade

Curso de teatro musical é puxado, com aulas de canto, dança e interpretação em tempo integral. Foto: acervo pessoal

Quando teve diversos vistos negados para estudar nos Estados Unidos, Renan pensava em muitos momentos que nunca teria a oportunidade de estudar fora do Brasil. “Mas eu nunca desisti e tive apoio de muitos amigos e familiares. Quando temos um sonho, muitas vezes esquecemos que precisamos de muito mais do que vontade para fazê-lo acontecer, há muitos fatores que influenciam a realização desse sonho, mas nunca podemos desistir porque as coisas estão difíceis demais ou porque não saíram do jeito que planejamos”, disse.

E, mesmo sem ser de uma família rica, Renan conseguiu viajar e estudar. “Eu acredito que cada pessoa precisa de um objetivo na vida, algo que te força a levantar toda manhã e seguir lutando. No meu caso, meu sonho me fazia acordar todo dia e trabalhar e juntar dinheiro para poder comprar minha passagem de avião, juntar porque sabia que precisaria pagar minha faculdade e, ainda hoje, é o que me motiva a trabalhar aqui na Irlanda e ir pagando meus estudos, meus cursos, meus workshops”, disse.

Renan também acredita que as coisas não acontecem por acaso. “Para mim não foi nem um pouco fácil ter que mudar todos os meus planos e tentar achar uma saída para poder realizar o meu sonho e hoje eu vejo que, se não fosse pelos vistos negados, eu não estaria fazendo história como primeiro brasileiro na primeira faculdade de teatro musical da Irlanda”, disse.

Cotidiano de estudos é puxado

Quem pensa que atuar, cantar e dançar é fácil, está bem enganado. Renan conta que seu cotidiano é extremamente cansativo. “Eu tenho aulas de segunda a sexta, que começam geralmente às 9h30 e acabam às 17h. As aulas se baseiam em três conteúdos-base que são atuação, dança e canto. Desses conteúdos, temos preparamento físico, ballet, sapateado, jazz, técnica vocal, história do teatro, entre outros”, explicou.

Apesar de estudante, Renan já coleciona apresentações

Renan Teodoro durante a apresentação de A Chorus Line, uma das muitas que já realizou na Europa. Foto: acervo pessoal

A rotina de Renan só muda quando há apresentações. Ele já esteve em diversos teatros para cantar e dançar. Ele destaca ter participado da mais recente turnê do tenor britânico Russell Watson em Belfast, Dublin e Wexford. Ele também atuou no musical “Rodgers & Hammerstein’s A Grand Night For Singing” e em “A Chorus Line”. Também cantou ao lado de Phil Coulter em um arranjo especial de “Scorn Not His Simplicity”.

“No momento, estou me preparando para a première do mais novo musical composto por Brian Byrnes (nomeado ao Globo de Ouro por melhor canção original) chamado “Angel Of Broadway”, que será apresentado no National Concert Hall aqui em Dublin”, disse.

No futuro, o que importa é cantar, dançar e atuar

Renan segue para seu último ano da faculdade em setembro. Depois do fim do curso, ele tem planos de se mudar da Irlanda para a Inglaterra ou Estados Unidos, utilizando visto artístico. “O mercado do teatro musical é muito mais amplo lá do que aqui. Mas nunca se sabe o que pode acontecer. Eu simplesmente quero fazer o que eu amo. Cantar, dançar e atuar onde quer que eu esteja.”

Professora destaca talento do brasileiro

Professora de teatro musical de Renan, Aileen McCamley destacou que seu aluno tem talento suficiente para se tornar uma grande estrela do teatro musical. No entanto, ela acredita que ter talento não é o suficiente.

“É preciso ser apaixonado, otimista, incansável, afável e inteligente. Renan traz todas essas qualidades para a mesa. Ele sempre vai trabalhar mais e mais, e com um sorriso no rosto. Finalmente, ele tem carisma e integridade como ator e uma qualidade vocal que é única e universal. Ele é uma estrela em formação… e ele pode dizer que (como professora) eu não dou elogios à toa!”

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email