Conheça Dublin por meio de cinco monumentos

Conheça Dublin por meio de cinco monumentos

Colaborador E-Dublin

7 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Você mora aqui, passa todos os dias por eles nas ruas da cidade, mas nunca soube o que representam. Dublin é repleta de estátuas e monumentos que fazem alusão à história irlandesa e nós já contamos a história de alguns famosos como a Molly Mallone, o Charles Parnell e o James Larkin. Como a lista é extensa, selecionamos cinco monumentos que certamente você já viu e que representam grandes períodos da cidade. Vamos à lista!

O’Connell Monument

shutterstock_322065548

Monumento de Daniel O’Connell no coração de Dublin. Crédito: Shutterstock

Daniel O’Connell foi um dos políticos mais importantes da Irlanda, tanto é que uma das principais ruas de Dublin leva seu nome, onde, por sinal, está sua estátua. Ele foi o primeiro prefeito católico da capital irlandesa e lutou muito para que os cristãos de sua religião pudessem ter os mesmos direitos dos protestantes. Por isso, ficou conhecido como “The Libertator” (O Libertador).

O monumento em sua homenagem foi inaugurado em 1882 e esculpido por John Foley, levando 19 anos para ficar pronto. Na estátua, O’Connell é rodeado por quatro mulheres com asas. Elas representam sua coragem, fidelidade, retórica e seu patriotismo.

Thomas Davis Memorial

No início da Dame Street, entre a Trinity College e o Bank of Ireland, há esta fonte histórica que costuma estar coberta de espuma, seja por protestos ou vandalismo. O monumento é uma homenagem ao poeta Thomas Davis e ao poema “A Nation Once Again”, que representa a luta pela independência da Irlanda.

Davis está retratado na frente da fonte e os quatro trompetistas do chafariz simbolizam as Quatro Províncias irlandesas. A escultura é do artista irlandês Edward Delaney.

Famine Memorial

shutterstock_486808363

Essa cena tocante relembra uma época de muita dor e tristeza para a Irlanda: a Grande Fome (The Great Famine). Entre 1845 e 1849 mais de um milhão de homens, mulheres e crianças morreram por conta de uma praga que destruiu as plantações de batata da época. Sem sua principal fonte de alimento, as pessoas ficaram desnutridas e a criminalidade aumentou muito.

As estátuas que representam esse período estão expostas na Custom House Quay, em Docklands. Elas são do escultor Rowan Gillespie e foram inauguradas em 1997.

The Steine

Este pequeno monumento pode passar despercebido, mas já foi uma importante referência para os vikings. Por volta do século X, esse marco foi erguido com 4 metros de altura para delimitar o ponto onde as margens do rio Liffey ficavam rasas a fim de impedir o encalhamento dos barcos. Hoje o local é uma ilha onde as ruas D’olier Street, Townsend Street e Pearse Street se juntam.

O monumento atual simboliza a pedra original, que foi utilizada por mais de 800 anos e removida antes de 1750. Na nova escultura, inaugurada em 1986, o escultor Clíodna Cussen retratou a face de Ivar, um líder viking do século IX.

Chariot of Life

A “Carrugagem da Vida” fica entre a Talbot Street e a Abbey Street em frente ao conjunto comercial Irish Life. A estátua é obra de Oisin Kelly e está exposta desde 7 de julho de 1982, ano da morte do artista. Ele se inspirou no personagem da mitologia irlandesa Aengus, Deus da Juventude, Amor e Inspiração Poética para criar o monumento. A imagem representa o equilíbrio entre a razão e a emoção, simbolizado pela tensão do homem sobre a carruagem invisível e os cavalos.

Os irlandeses apelidaram a obra como “The Mad Milkman of Abbey Street” (O Leiteiro Maluco da Abbey Street). Provavelmente porque o homem poderia estar carregando garrafas de leite!

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do edublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no edublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email