Bebidas irlandesas: a Irlanda não é só Guinness

Bebidas irlandesas: a Irlanda não é só Guinness

Colaborador E-Dublin

4 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Embora ela seja a cerveja mais famosa do país e uma das mais famosas do mundo, não pense, você, que essa é a única bebida irlandesa! Além da famosa “black stuff”, a Irlanda fabrica e exporta em grande quantidade cerveja vermelha (Red Ale), branca (Weiss), Lager, uísques e, até, cidra!

Para não ficar perdido na hora de consultar o menu de bebidas, vem com a gente aprender um pouquinho mais sobre as tradicionais bebidas irlandesas!

Whiskey irlandês é tradição no país

Você sabia que o nome “uísque” vem de uma palavra irlandesa que significa “água da vida”?
Apesar da versão escocesa da bebida também ser bem famosa, temos vários tipos de uísques na Irlanda.

Bushmills

Foto: DSS

Bushmills é uma das várias marcas de uísque irlandês. Foto: DSS

Quando o Whiskey Bushmills começou a ser fabricado e comercializado, a República da Irlanda e a Irlanda do Norte ainda eram uma só.

Esse uísque, entretanto, nasceu no extremo norte do que agora é a Irlanda do Norte, em 1606, e a destilaria, onde a mágica acontece, já passou longos períodos fechada e sofreu, até, um incêndio, mas funciona na atualidade, sendo conhecida como a mais antiga do mundo.

  • Descrição do whiskey segundo a própria destilaria: “Mistura de nosso próprio uísque triplo malte destilado, com um leve uísque de grãos irlandeses, formando um rico sabor de frutas e baunilha”.
  • Teor Alcoólico: 40%

Jameson

Foto: Etilicos.com

Jameson é um dos uísques mais famosos na Irlanda. Foto: Etilicos.com

Em 1780, John Jameson comprou uma pequena destilaria na Bow Street, coração de Dublin, para poder fabricar seu próprio uísque. Enquanto os uísques escoceses da época destilavam a bebida duas vezes, Jameson queria um padrão de excelência acima da concorrência e, com os melhores equipamentos da época, assim como a Bushmills, destilava o uísque três vezes.

  • Descrição do whiskey segundo a própria destilaria: “Equilíbrio perfeito de notas picantes, baunilha, nozes e suavidade excepcional.”
  • Teor Alcoólico: 40%
  • Curiosidade: A diferença entre o uísque irlandês e escocês se dá, também, na escrita: na Irlanda, a palavra é whiskey, com um “e”. Na Escócia, é “whisky”.

Variedade de cervejas irlandesas é enorme

Smithwicks

shutterstock_213738895

Smithwicks foi criada em Kilkenny, em 1710. Crédito: Sean Locke Photography / Shutterstock.com

A cerveja Smithwicks, ao contrário da maioria das bebidas, não foi criada em porões, mas para competir em um festival de cerveja no condado de Kilkenny, em 1710, na cervejaria da abadia St. Francis.

Curiosamente, a cervejaria era situada no local de um mosteiro franciscano, onde os monges tradicionalmente já produziam cerveja de mesma cor.

  • Descrição da cerveja: “Malte tostado com caramelo, grãos e leve lúpulo, final levemente seco, leve amargor residual, retrogosto adocicado, corpo baixo e baixa carbonatação.”
  • Teor Alcoólico: 4,5%

Harp

Foto: Divulgação

Harp é uma cerveja “recente” na Irlanda, com apenas 60 anos de idade. Foto: Divulgação

Produzida em Dundalk, a 80 km de Dublin, a cerveja Harp é uma das mais recentes do país, tendo sua fabricação iniciada nos anos 60 para competir com a crescente tendência da lager no continente.

Em pouco mais de cinquenta anos, a Harp já se consolidou como uma cerveja de respeito, tendo conquistado seis prêmios internacionais de qualidade pelo Monde Selection (um prêmio anual não competitivo para bebidas e comidas).

  • Descrição da cerveja: “Sabor leve e granulado. Começa com agradável sabor de caramelo e é logo acompanhado por um sabor de ervas que se desenvolve com mais força até o fim da cerveja.”
  • Teor Alcoólico: 4,9%

O’hara’s 

Foto: Brewbkk

O’hara’s é uma cervejaria artesanal especializada em fazer cerveja de trigo. Foto: Brewbkk

A O’hara’s, que não vem de gigantes cervejarias como as citadas acima, é vendida como cerveja artesanal, por isso não é encontrada com tanta facilidade.

O’hara’s é uma cerveja feita de trigo e é vendida em três outras versões: vermelha (Irish Pale Ale), preta (Irish Stout) e Irish Wheat — também aparece em edições especiais, que podem variar conforme a temporada.

A Irish Pale Ale de que estamos falando, já foi selecionada como uma das 10 melhores cervejas do mundo.

  • Descrição da cerveja: “Este Pale Ale tem uma base predominante de malte, um toque amargo do grapefruit, mas equilibrada por uma explosão de aromas cítricos.”
  • Teor Alcoólico: 5,20%

Cidra

Bulmers

shutterstock_243852814

Bulmers irlandesa não é a mesma vendida na Inglaterra, com mesmo nome. Crédito: Capture Light / Shutterstock.com

Cuidado para não confundir a Irish Bulmers Cider com a britânica Bulmers na hora de pedir ao Barman!

Embora as duas tenham o mesmo nome e sejam da mesma família (cidras), elas não são produzidas pelo mesmo fabricante e nem têm o mesmo sabor. Então, por que duas marcas diferentes teriam o mesmo nome para uma mesma bebida?

A Magners, que é a  empresa responsável pela Cidra Bulmers da Irlanda, já vendia a bebida aqui e tinha esse nome registrado; já a Bulmers inglesa continuou vendendo sua Bulmers do lado de lá e logo começou a exportar pro resto do mundo.

O engraçado é que a Irish Bulmers só pode comercializar a bebida com esse nome aqui na Irlanda. Fora dela, ela vira Magners Cider.

  • Quais versões podem ser encontradas? A Cidra Bulmers Irlandesa é comercializada nos sabores Cereja, Framboesa e Blackcurrant.
  • Teor Alcoólico: 4,5%

Cocktails

Além de todas essas bebidas que já mostramos, existem também alguns cocktails bem interessantes que são típicos da Irlanda. Segue uma listinha deles.

  • Baby Guinness: Licor Kahlua com irish cream Baileys!
  • Irish Car Bomb: Guinness com whiskey e Baileys
  • Shandy: 3/4 de cerveja com 1/4 de Ginger Ale
  • St. Paddy’s Day Punch: Suco de limão, gatorade sabor lima-limão e sprite
  • Irish Coffee: Café com whiskey e açúcar (também pode levar creme)
  • An Bodhran (The Drum): Whiskey com vinho do porto, açúcar e um ovo!
  • Bushmills Irish Buck: Whiskey Bushmill com suco de limão e Ginger Ale
Colaborador E-Dublin
Colaborador E-Dublin, Este conteúdo - assim como as respectivas imagens, vídeos e áudios - é de responsabilidade do colaborador do E-Dublin e está sujeito a alterações sem aviso prévio. Quer ver sua matéria no E-Dublin ou ficou interessado em colaborar? Envie sua matéria por aqui!

Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar