Água imprópria para consumo atinge 600 mil pessoas na Irlanda

Água imprópria para consumo atinge 600 mil pessoas na Irlanda

Rubinho Vitti

4 meses atrás

O maior evento sobre a Irlanda no Brasil

A Irish Water — empresa de serviço público de água da Irlanda — emitiu um aviso informando que a água da torneira está imprópria para o uso em parte da ilha e não é segura para o consumo. Cerca de 600 mil pessoas foram notificadas nas regiões de Fingal e sul de Dublin, além de Kildare e Meath, que são abastecidas pela água tratada na Estação de Tratamento de Água de Leixlip, onde o problema foi identificado.

Mapa mostra área da Irlanda onde a água está imprópria para o consumo. Fonte: Irish Water

Apesar de a questão já ter sido resolvida na fonte, a água imprópria para uso — ou boil-water — ainda está no sistema de água do condado e, por isso, as pessoas devem seguir utilizando a água com cautela. A Irish Water divulgou um mapa que mostra as regiões atingidas.

Quem recebeu a notificação não deve beber água direto da torneira. Ela deve ser fervida antes de ser consumida. O mesmo vale para a preparação de saladas e alimentos similares que não são cozidos antes de comer, escovação dentária e fabricação de gelo. A água pode ser usada apenas para higiene pessoal, como para o banho e descarga de vasos sanitários.

Leia também: Polícia irlandesa emite aviso sobre ligações bancárias falsas

Eles ressaltam que o boiler das casas não deixam a água segura para beber, ou seja, ainda é preciso ferver. Filtros domésticos também não devem ajudar no caso.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar