Água potável na Europa pode estar relacionada ao câncer de bexiga

Água potável na Europa pode estar relacionada ao câncer de bexiga

Rubinho Vitti

11 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Um estudo do Instituto de Saúde Pública de Barcelona (ISPB) mostrou que casos de câncer na bexiga em europeus podem estar relacionados a produtos químicos inseridos na água potável. Os culpados seriam os trihalometanos usados no processo de desinfecção da água. Segundo a entidade, seriam ao menos 6.500 casos anuais da doença relacionados ao composto químico — 5% do total de câncer de bexiga na Europa. Em porcentagem, a Irlanda está em terceiro lugar em pessoas que contraíram a doença por meio da água.

Composto químico trihalometanos usado para desinfecção da água na Europa pode causar câncer de bexiga. Foto: PXhere

A concentração de trihalometanos não deve ultrapassar os 100 microgramas por litro de água. Dos 26 países europeus citados pelo ISPB, os que têm maior incidência de câncer na bexiga relacionado aos trihalometanos são: Chipre (23%), Malta (17%), Irlanda (17%), Espanha (11%) e Grécia (10%). Ficam com menores índices: Dinamarca (0%), a Holanda (0,1%), Alemanha (0,2%), Áustria (0,4%) e Lituânia (0,4%).

Leia também: Água potável na Irlanda: dá para confiar?

A Irlanda também aparece na lista de países onde há picos de concentração de trihalometanos na água potável superando o limite permitido, junto com Chipre, Estônia, Hungria, Itália, Polônia, Portugal, Espanha e Reino Unido.

O estudo foi publicado no boletim científico Environmental Health Perspectives.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar