Após impasse, casamento gay se torna lei na Irlanda do Norte

Após impasse, casamento gay se torna lei na Irlanda do Norte

Rubinho Vitti

5 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Agora é pra valer. O casamento entre pessoas do mesmo sexo entrou em vigor na Irlanda do Norte. Após uma votação em julho, na qual o matrimônio entre homossexuais foi aprovado no congresso por 383 votos a 73, finalmente o “sim” vai acontecer entre casais que esperam há muito tempo por esse direito. A Irlanda do Norte é a única do Reino Unido em que o casamento gay ainda não era permitido.

Os casais já podem se registrar para se casar, mas os casamentos devem começar a acontecer em 28 dias, justamente quando é comemorado o Dia dos Namorados (Valentine’s Day) na Europa, dia 14 de fevereiro.

Leia também: Principais destinos turísticos LGBTQ+ em 2020

Apesar de todo o Reino Unido ter aprovado o casamento gay em 2014, a Câmara dos Comuns na Irlanda do Norte votou pela legalização apenas em 2019 e, ainda assim, a mudança poderia ter sido anulada, como explicamos nesta matéria. Desde outubro, o congresso trabalhou para que mudanças pudessem ocorrer e que a lei vingasse.

Casamento gay na República da Irlanda

Recentemente, novos dados sobre a Irlanda foram divulgados pelo CSO (Central Statistic Office) — Central de Estatísticas da Irlanda. Entre os números estão a quantidade de casamentos em 2018 realizados na ilha. Foram 20.389 casamento em pessoas do sexo oposto mais 664 casamentos gays. Destes, 372 foram entre homens e 292 entre mulheres.

O casamento igualitário foi aprovado após referendo em 2015 na República da Irlanda. No total, já foram 2.570 casamentos gays realizados na ilha.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar