App na Irlanda poderá informar quem esteve próximo a infectados pelo coronavírus

App na Irlanda poderá informar quem esteve próximo a infectados pelo coronavírus

Rubinho Vitti

1 mês atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

O governo irlandês, por meio do Health Service Executive (HSE), deve lançar em maio o aplicativo para smartphones Close Encounters, que auxiliará no rastreamento de contatos entre pessoas que foram infectadas pelo novo coronavírus. Utilizando o bluetooth, o app detecta quando os dispositivos estão em contato próximo. Se uma pessoa testar positivo para o Covid-19, o app permite que o processo de rastreamento ocorra com mais eficiência e rapidez.

Aplicativo detecta quem está próximo a você por meio do Bluetooth e avisa caso alguém infectado esteve por perto. Foto: NordWood Themes/Unsplash

A funcionalidade do aplicativo vai depender, segundo o HSE, da permissão das pessoas em utilizá-lo. O Data Protection Commissioner – autoridade responsável por defender o direito fundamental do indivíduo na UE de proteger seus dados pessoais – está analisando o funcionamento do aplicativo.

Segundo publicou a RTÉ, especialistas em privacidade dizem que precisa haver mais transparência sobre o desenvolvimento do aplicativo para garantir o apoio do público, com implicações na proteção de dados.

Leia também: Quase metade das mortes por Covid-19 na Irlanda ocorreram em asilos

A emissora irlandesa confirmou que o app já está sendo testado no Hospital Beamount, em Dublin, registrando anonimamente as interações entre os funcionários. Se alguém tiver um resultado positivo para o Covid-19, o aplicativo alertará aqueles que estiveram em contato próximo com essa pessoa.

Segundo o Irish Times, Paul Connors, chefe de comunicações da HSE, disse que o aplicativo é “um esforço entre governos em relação a uma peça de tecnologia muito importante” no combate à pandemia e que o HSE está trabalhando com várias agências para seguir regras rígidas de proteção e processamento de dados.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar