Associação oferece ajuda psicológica gratuita a estudantes brasileiros na Irlanda

Associação oferece ajuda psicológica gratuita a estudantes brasileiros na Irlanda

Rubinho Vitti

5 meses atrás

Morar em outro país durante a pandemia do Covid-19 pode ser ainda mais difícil. Os estudantes brasileiros que vivem na Irlanda que o digam. Longe da família, muitas vezes dividindo casa com outros estrangeiros e sem trabalho, esses imigrantes podem ter crises de ansiedade e depressão.

A ABPI (Associação dos Psicólogos Brasileiros na Irlanda) resolveu criar uma ação voluntária, oferecendo atendimento psicológico remoto e gratuito durante a pandemia para estudantes brasileiros que estão na Irlanda e que não podem pagar um tratamento psicológico no momento.

Brasileiros que vivem na Irlanda e estão sofrendo crises psicológicas por conta do Covid-19 podem contactar gratuitamente psicólogos da ABPI. Foto: Priscilla Du Preez/Unsplash

“A nossa iniciativa foi dada após percebermos a crescente preocupação das pessoas e o possível aumento de ansiedade, depressão e angústias diversas ocasionadas pela pandemia do Covid-19, principalmente para auxiliar as pessoas mais afetadas e/ou prejudicadas pelo vírus”, disse Silvana Byrne, psicóloga integrantes da associação.

Leia também: Intercambistas ficam sem auxílio na Irlanda em meio à pandemia

O atendimento é realizado por meio de uma consulta online, com duração de 30 minutos, por um profissional da equipe voluntária de psicólogos brasileiros da Irlanda. “O objetivo não é oferecer psicoterapia, mas, sim, uma sessão de fala e escuta profissional, de acolhimento em um momento tão distinto”, afirma a psicóloga.

O site da associação é bem completo e há disponíveis textos e um e-book sobre cuidados emocionais para auxiliar a lidar melhor com esse momento.

Como a pandemia afeta o psicológico?

Durante a pandemia, pessoas podem ter crise de ansiedade, depressão, angústia e pânico. Foto: Nik Shuliahin/Unsplash

Silvana explica que a combinação entre o medo de contágio do coronavírus, instabilidade econômica e a restrição do convívio social está impactando a saúde mental de todos, principalmente daqueles com problemas de saúde mental pré-existentes.

“Esse impacto psicológico e um futuro imprevisível está diretamente relacionado ao medo de perdas, estamos sofrendo a perda de nossas liberdades, perdas de vidas e papéis deixados para trás na luta para vencer o coronavírus”, disse, ressaltando, ainda, que existe o medo de perder familiares, empregos, modo de vida e o medo da própria morte.

Tais medos, segundo a psicóloga, faz com que surjam fortes crises ansiedade e sintomas de ataque de pânico.

Como solicitar o contato com os psicólogos:

  1. Acesse o site https://psicologosirlanda.wixsite.com/abpi
  2. Preencha o formulário com os seus dados de contato.
  3. Leia com atenção as condições de atendimento.
  4. Acesse nossa agenda de atendimento na última página do formulário, selecione uma data e horário conforme a disponibilidade dos psicólogos.
  5. Aguarde o contato do psicólogo confirmando o atendimento.

Dicas e exercícios para auxiliar em crises de ansiedade

Exercícios de respiração podem ajudar em momentos de crise de ansiedade causados por causa do Covid-19. Foto: Jared Rice/Unsplash

Silvana listou algumas dicas para auxiliar o psicológico durante a pandemia do Covid-19:

  • Manter uma rotina
    Para amenizar o estresse e ansiedade, é importante organizar e manter uma rotina balanceada, com atividades variadas que incluam o estímulo mental, físico e lazer.
  • Manter uma rede de apoio emocional
    É importante manter contato com pessoas com quem possa contar, como amigos, familiares, cônjuges, um grupo no Facebook, um grupo de roda de conversa ou um psicólogo.
  • Dicas para quando sentir ansiedade
    Nesse momento de estresse, ansiedade e confinamento, podemos fazer alguns exercícios simples de respiração que nos ajudam a ficar mais calmos.

Exercícios de respiração (5 minutos):

  • Inspire pelo nariz contando até 4 e encha os pulmões de ar. Você pode imaginar que está enchendo uma bexiga que está dentro de sua barriga.
  • Retenha o ar por dois tempos (conte até dois mentalmente), mantendo a barriga e os pulmões cheios.
  • Expire lentamente pela boca, contando mentalmente até seis, esvaziando completamente o pulmão e o abdômen.

Parceria entre psicólogos deu vida à Associação

A Association of Brazilian Psychologist in Ireland ou Associação Brasileira de Psicólogos da Irlanda surgiu por meio da parceria de psicólogos brasileiros clínicos atuantes em Dublin, com o objetivo de desenvolver projetos que levem a informação sobre o cuidado da saúde mental para a comunidade brasileira que vive na Irlanda.

Os psicólogos voluntários pertencentes à ABPI são registrados e atuam de acordo com as normas e Código de Ética do “Psychological Society of Ireland” (PSI) e “The British Psychological Society Society”(BPS)”.

Psicólogos da ABPI disponíveis para o atendimento voluntário durante a Pandemia:

Os psicólogos Fabio Almeida, Tatiana Brennan, Sabrina Franca e Vívian Frossard também fazem parte da Associação.

Veja também

Tudo sobre o sistema de saúde na Irlanda

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar