Associação oferece ajuda psicológica gratuita a estudantes brasileiros na Irlanda

Associação oferece ajuda psicológica gratuita a estudantes brasileiros na Irlanda

Rubinho Vitti

1 mês atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Morar em outro país durante a pandemia do Covid-19 pode ser ainda mais difícil. Os estudantes brasileiros que vivem na Irlanda que o digam. Longe da família, muitas vezes dividindo casa com outros estrangeiros e sem trabalho, esses imigrantes podem ter crises de ansiedade e depressão.

A ABPI (Associação dos Psicólogos Brasileiros na Irlanda) resolveu criar uma ação voluntária, oferecendo atendimento psicológico remoto e gratuito durante a pandemia para estudantes brasileiros que estão na Irlanda e que não podem pagar um tratamento psicológico no momento.

Brasileiros que vivem na Irlanda e estão sofrendo crises psicológicas por conta do Covid-19 podem contactar gratuitamente psicólogos da ABPI. Foto: Priscilla Du Preez/Unsplash

“A nossa iniciativa foi dada após percebermos a crescente preocupação das pessoas e o possível aumento de ansiedade, depressão e angústias diversas ocasionadas pela pandemia do Covid-19, principalmente para auxiliar as pessoas mais afetadas e/ou prejudicadas pelo vírus”, disse Silvana Byrne, psicóloga integrantes da associação.

Leia também: Intercambistas ficam sem auxílio na Irlanda em meio à pandemia

O atendimento é realizado por meio de uma consulta online, com duração de 30 minutos, por um profissional da equipe voluntária de psicólogos brasileiros da Irlanda. “O objetivo não é oferecer psicoterapia, mas, sim, uma sessão de fala e escuta profissional, de acolhimento em um momento tão distinto”, afirma a psicóloga.

O site da associação é bem completo e há disponíveis textos e um e-book sobre cuidados emocionais para auxiliar a lidar melhor com esse momento.

Como a pandemia afeta o psicológico?

Durante a pandemia, pessoas podem ter crise de ansiedade, depressão, angústia e pânico. Foto: Nik Shuliahin/Unsplash

Silvana explica que a combinação entre o medo de contágio do coronavírus, instabilidade econômica e a restrição do convívio social está impactando a saúde mental de todos, principalmente daqueles com problemas de saúde mental pré-existentes.

“Esse impacto psicológico e um futuro imprevisível está diretamente relacionado ao medo de perdas, estamos sofrendo a perda de nossas liberdades, perdas de vidas e papéis deixados para trás na luta para vencer o coronavírus”, disse, ressaltando, ainda, que existe o medo de perder familiares, empregos, modo de vida e o medo da própria morte.

Tais medos, segundo a psicóloga, faz com que surjam fortes crises ansiedade e sintomas de ataque de pânico.

Como solicitar o contato com os psicólogos:

  1. Acesse o site https://psicologosirlanda.wixsite.com/abpi
  2. Preencha o formulário com os seus dados de contato.
  3. Leia com atenção as condições de atendimento.
  4. Acesse nossa agenda de atendimento na última página do formulário, selecione uma data e horário conforme a disponibilidade dos psicólogos.
  5. Aguarde o contato do psicólogo confirmando o atendimento.

Dicas e exercícios para auxiliar em crises de ansiedade

Exercícios de respiração podem ajudar em momentos de crise de ansiedade causados por causa do Covid-19. Foto: Jared Rice/Unsplash

Silvana listou algumas dicas para auxiliar o psicológico durante a pandemia do Covid-19:

  • Manter uma rotina
    Para amenizar o estresse e ansiedade, é importante organizar e manter uma rotina balanceada, com atividades variadas que incluam o estímulo mental, físico e lazer.
  • Manter uma rede de apoio emocional
    É importante manter contato com pessoas com quem possa contar, como amigos, familiares, cônjuges, um grupo no Facebook, um grupo de roda de conversa ou um psicólogo.
  • Dicas para quando sentir ansiedade
    Nesse momento de estresse, ansiedade e confinamento, podemos fazer alguns exercícios simples de respiração que nos ajudam a ficar mais calmos.

Exercícios de respiração (5 minutos):

  • Inspire pelo nariz contando até 4 e encha os pulmões de ar. Você pode imaginar que está enchendo uma bexiga que está dentro de sua barriga.
  • Retenha o ar por dois tempos (conte até dois mentalmente), mantendo a barriga e os pulmões cheios.
  • Expire lentamente pela boca, contando mentalmente até seis, esvaziando completamente o pulmão e o abdômen.

Parceria entre psicólogos deu vida à Associação

A Association of Brazilian Psychologist in Ireland ou Associação Brasileira de Psicólogos da Irlanda surgiu por meio da parceria de psicólogos brasileiros clínicos atuantes em Dublin, com o objetivo de desenvolver projetos que levem a informação sobre o cuidado da saúde mental para a comunidade brasileira que vive na Irlanda.

Os psicólogos voluntários pertencentes à ABPI são registrados e atuam de acordo com as normas e Código de Ética do “Psychological Society of Ireland” (PSI) e “The British Psychological Society Society”(BPS)”.

Psicólogos da ABPI disponíveis para o atendimento voluntário durante a Pandemia:

Os psicólogos Fabio Almeida, Tatiana Brennan, Sabrina Franca e Vívian Frossard também fazem parte da Associação.

Veja também

Como cuidar da saúde durante uma viagem no exterior?

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar