Asterix é impresso em moeda de 2 euros na França

Asterix é impresso em moeda de 2 euros na França

Rubinho Vitti

3 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Para celebrar o 60º ano de aniversário de Asterix, um dos principais personagens dos quadrinhos franceses, a França iniciou a circulação da moeda de 2 euros com o perfil do gaulês.

Moeda de dois euros traz o perfil de Asterix, personagem criado na França e famoso em toda a União Europeia. Foto: Divulgação

A moeda é voltada para colecionadores por ser uma tiragem considerada baixa. São até 300.000 moedas vendidas em cartões com três diferentes estampas, além de 10.000 moedas em versões comemorativas. Lojas online já oferecem a moeda à venda, mas o valor é bem mais alto que os míseros dois euros que ela representa. No entanto, não será impossível recebê-la como troco em um supermercado. Vai saber?

A comissão responsável pelas moedas comemorativas da União Europeia destaca que, por 60 anos, Asterix tem sido um verdadeiro ícone da cultura francesa. Criado em 1959 pelo cenógrafo René Goscinny e pelo cartunista Albert Uderzo, o personagem personifica o francês com sua inteligência e nitidez por meio da identidade gaulesa. Desde a sua criação, foi traduzido para todas as línguas da União Europeia, encontrando um enorme sucesso.

Versões da moeda para colecionadores vendida em cartão comemorativo. Foto: Divulgação

Vale lembrar que, só em 2019, foram diversas as moedas comemorativas de 2 euros criadas pela UE. Entre elas, os 500 anos de aniversário de morte de Leonardo Da Vinci, o 90º ano de fundação do Vaticano, 30 anos da queda do muro de Berlim, entre outros.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar