Como ser Au Pair no Canadá: informações e dicas importantes

Como ser Au Pair no Canadá: informações e dicas importantes

Ana Carolina Brunelli

4 semanas atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Você sonha em morar no Canadá, poder desbravar o país, treinar seu inglês e juntar uma boa grana? A matéria de hoje pode ajudar a dar um start na realização desse sonho. Você vai descobrir como é possível viver em um dos países com maior Índice de Desenvolvimento Humano (IDH) e que, ao mesmo tempo, está entre os menos corruptos do mundo. Sabe como? Trabalhando como Au Pair no Canadá.

Isso mesmo! Para quem não sabe, ser Au Pair significa cuidar de crianças — é quase a mesma coisa que ser babá no Brasil, mas com mais benefícios. Afinal, em um programa de Au Pair, é possível morar na casa de uma família canadense sem pagar as despesas e, ainda, receber um salário.

Como ser Au Pair no Canadá?

Existem alguns pré-requisitos importantes para ser Au Pair no Canadá, como ter o Working Holiday Visa. Foto: Jordan Rowland/Unsplash

Para ajudar você a se tornar Au Pair no Canadá, confira um passo a passo do que precisa para começar a tirar os planos do papel.

Existem algumas regrinhas básicas para quem quer ser Au Pair no Canadá. Lembrando que as regras variam de acordo com o país de origem. Mas, em geral, são estas.

Pré-requisitos para ser Au Pair no Canadá:

  • Ter entre 18 e 30 anos
  • Conhecimento básico de inglês ou francês
  • Direito a um visto (Working Holiday Visa)
  • Ter condições de cobrir suas despesas de viagem e ter, pelo menos, 2.500 CAD (dólares canadenses) comprovados
  • Nunca ter se candidatado a um Working Holiday Visa para o Canadá antes
  • Na maioria das famílias, um dos pré-requisitos é ter experiência com crianças e cuidados infantis

Encontrar uma família para ser Au Pair no Canadá

Com a internet e a tecnologia, hoje você pode navegar por muitos perfis de famílias anfitriãs no Canadá que podem escolher você para ser Au Pair.

Uma dica é conhecer o site AuPair.com para pesquisar por uma família que combine com você e suas preferências.

Passaporte em dia

Certifique-se de que seu passaporte é válido e permanecerá válido durante sua estadia no Canadá.

Documentos

Assine o contrato de trabalho como Au Pair com a família canadense (de preferência, faça isso com o auxílio de uma agência) e verifique se tem todos os documentos necessários para entrar e permanecer no país.

Seguro-viagem

É imprescindível pensar no seguro viagem para o Canadá. O seguro deve cobrir toda a duração da sua estadia como Au Pair, sendo uma forma de garantir proteção e segurança em caso de imprevistos.

Pedido de visto

É necessário obter um contrato e uma carta-convite para o pedido do visto. O visto é conhecido como Working Holiday Visa, e logo você vai ver como funciona esse tipo de permissão para ser Au Pair no Canadá. Explicamos tudo abaixo.

Malas prontas

Enquanto seu visto não chega, aproveite para pesquisar tudo sobre o Canadá e use o seu tempo para planejar o seu intercâmbio. Faça uma lista com o que deseja fazer e quais serão suas prioridades ao chegar no país.

Leia também: O destino do meu intercâmbio — Canadá: qual cidade?

O que é Working Holiday Visa?

Existem diversos tipos de vistos possíveis para brasileiros na Irlanda. © Júlio Riccó | Dreamstime.com

Brasileiros não podem tirar o Working Holiday Visa para ser Au Pair no Canadá sem uma organização reconhecida pelo país. Foto: Júlio Riccó | Dreamstime.com

Working Holiday Visa (WHV) é o famoso visto de férias e trabalho que tantos estudantes desejam conseguir, principalmente quem busca ser Au Pair no Canadá. É um tipo de visto que permite aos viajantes passar um tempo no país, trabalhar e, até mesmo, estudar por um custo bem menor e com menos burocracia que os outros tipos de visto.

No entanto, vale ressaltar que brasileiros poderão encontrar mais obstáculos para adquirir esse tipo de visto. O WHV, diferente do Study Permit (permissão para apenas estudar no Canadá) é bem mais complicado, já que o Brasil não faz parte da lista de países que constam no acordo com o Canadá.

Mas calma! É difícil, não impossível, hein? Você vai entender quais são as possibilidades.

O Working Holiday Visa é uma das três modalidades do International Experience Canada (IEC), para pessoas de países que apresentam o Youth Mobility Agreement (YMA).

No entanto, apesar de o Brasil não fazer parte do YMA, você pode solicitar o visto de trabalho e estudo por meio de uma Recognized Organization (RO) — organização reconhecida — ou empresas que a representem. Duas famosas são a World Study (WS) ou Encubate.

No site do CIC (site oficial da imigração) você pode conferir as lista de ROs autorizadas a comercializar Working Holiday Visa para brasileiros. Mas atenção, pois a lista é constantemente atualizada.

A única coisa que você precisa ter em mente é que as ROs têm a função de ajudar em todo o planejamento do intercâmbio e podem ser a melhor solução para quem é do Brasil e deseja embarcar com o Working Holiday Visa para se tornar Au Pair no Canadá.

Como funciona o programa de Au Pair no Canadá

Para ser Au Pair no Canadá, é preciso entender como funciona o programa e o contrato de trabalho. Foto: Klara Kulikova/Unsplash

Não basta simplesmente aterrissar no Canadá e resolver começar a trabalhar como Au Pair. É preciso entender como funciona o programa para estrangeiros e ficar por dentro de detalhes como jornada de trabalho, férias, salário e contrato.

Vamos falar mais sobre esses tópicos a seguir.

Jornada de trabalho

Para quem vai ser Au Pair no Canadá e pretende morar com uma família nativa, as autoridades canadenses recomendam não ultrapassar 30 horas por semana cumprindo atividades como Au Pair. Porém, a jornada de trabalho varia muito de família a família e, geralmente, é um acordo feito entre ambas as partes.

Mesada

Au Pair no Canadá recebe mesada? E a resposta é: sim! A família canadense normalmente paga uma mesada, que é regulamentada pelo salário mínimo e varia de província para província. Geralmente, a pensão completa e acomodação não estão incluídas na mesada. Além disso, a família paga o seguro de emprego e imposto de renda.

Em geral, o salário é de cerca de 200 dólares canadenses por semana. No final do ano, a Au Pair pode enviar uma declaração para obter o reembolso do imposto.

Folgas e férias

Uma Au Pair no Canadá deve ter, pelo menos, um dia por semana de folga. Ao menos, uma vez por mês esse dia deve ser domingo. Além disso, o recomendado é dar à Au Pair duas semanas de folga para uma estadia total de seis meses e quatro semanas de folga para uma estadia total de um ano. No entanto, se a família quiser conceder mais tempo livre, isso é totalmente aceitável.

Outra coisa bastante comum é a família canadense convidar a Au Pair para se juntar a eles durante as férias. Porém, deve ser discutido se esse tempo será tirado das férias da Au Pair ou não.

É importante escrever todos esses regulamentos no contrato e conferir ponto a ponto antes de assinar, para evitar futuros aborrecimentos.

O contrato de Au Pair

É fundamental que esteja descrito no contrato todos os deveres e responsabilidades, tanto da Au Pair quanto da família. Essa é a melhor maneira de evitar mal-entendidos e problemas durante o seu intercâmbio. O contrato deve incluir tarefas específicas, horário de trabalho, feriados e alguns outros pontos essenciais.

Confira tópicos que precisam estar destacados em um contrato de Au Pair no Canadá:

  • jornada de trabalho;
  • intervalo;
  • feriado;
  • mesada/salário;
  • obrigações;
  • responsabilidades;
  • moradia;
  • viagens e outros custos.

Leia também: 5 coisas que você deve saber antes de ser au pair na Irlanda

Como se inscrever em um programa de Au Pair?

Agência especializada é o melhor caminho para conseguir ser Au Pair no Canadá. Foto: Anastasia Gepp / Pixabay

Uma das maneiras de realizar um programa de Au Pair no Canadá é fazer contato com uma agência especializada em oferecer esse tipo de intercâmbio no país. Afinal, a agência poderá auxiliar em todo o processo, o que inclui a escolha da família e toda a documentação necessária para o visto.

No entanto, você também pode se cadastrar gratuitamente no site oficial Aupair.com e fazer tudo por conta própria. No site, será criado seu perfil e você poderá procurar famílias anfitriãs naquele país.

Porém, nesse caso, é preciso saber que toda a responsabilidade será somente sua, inclusive providenciar todos os documentos necessários antes de assinar o contrato. Esses documentos incluem o seguro-saúde, a carta-convite da família anfitriã e o visto Working Holiday, que custa, em média, 250 dólares canadenses.

Ser Au Pair no Canadá pode ser uma das experiências mais incríveis da sua vida. Mas se atente a todos os pontos compartilhados neste texto para que o seu intercâmbio seja do jeito que você sempre sonhou em todos os aspectos.

Qual cidade escolher para ser Au Pair no Canadá?

Se ser Au Pair no Canadá é o seu sonho, você já decidiu em qual cidade do país quer viver essa experiência?

O Canadá tem diversas cidades incríveis, como é o caso de Quebec, Toronto, Vancouver, Montreal, Ottawa, entre outras. Cada uma delas com histórias, culturas e paisagens diferentes, mas que as tornam únicas e muito especiais.

Au Pair em Quebec

Quebec é uma das cidades mais belas do Canadá. Foto: Rich Martello/Unsplash

Quebec é um pedacinho da França no meio das congelantes terras canadenses. A cidade pertence à parte francesa do Canadá, então, caso você queira trabalhar como Au Pair em Quebec, falar inglês e francês pode ser um requisito, viu?
Quebec oferece uma variedade de passeios, tours gastronômicos, monumentos históricos e, ainda, realiza celebrações incríveis, como é o caso do Halloween. Ou seja, quem vai ser Au Pair no Canadá e escolher Quebec poderá desfrutar tudo isso!
Além disso, é uma oportunidade de ver as paisagens deslumbrantes que essa parte do país tem a oferecer.

Au Pair em Toronto

Cidades como Toronto estão entre as mais seguras e promissoras do mundo. © Thevirex | Dreamstime.com

Cidades como Toronto estão entre as mais seguras e promissoras do mundo, ótimo destino para ser Au Pair no Canadá. Foto: Thevirex | Dreamstime.com

Você já quis conhecer a Cataratas do Niágara? Então, saiba que ser Au Pair em Toronto é uma oportunidade de visitar esse ponto turístico famosíssimo e que fica a apenas 90 minutos de carro de Toronto! É definitivamente um lugar que vale a pena a visita!

Além das cataratas e sua paisagem de tirar o fôlego, não dá para morar na cidade e não visitar a torre CN, que se tornou símbolo de Toronto. O diferencial desse passeio é subir até o topo, a 346 metros, só para desfrutar da vista espetacular da cidade.

E quando você pensa no Canadá, logo vêm à sua mente gelo e árvores? Saiba que viver por um tempo no país também significa realizar várias aventuras congelantes e ficar em contato com a natureza em diversos momentos.

Au Pair em Vancouver

Vancouver é o destino mais procurando no Canadá para aprender um segundo idioma.© Crackerclips | Dreamstime.com

Imigrantes escolhem Vancouver como destino para trabalhar como Au Pair no Canadá. Foto: Crackerclips | Dreamstime.com

Localizada no canto sudoeste do Canadá, perto da fronteira EUA-Estados Unido, não há melhor palavra para descrever Vancouver a não ser: espetacular.

Agora, como Au Pair em Vancouver, você logo descobrirá que esse lugar tem muito a oferecer! Lembre-se: parada obrigatória na cidade é visitar o campus da British Columbia University (entre as 20 melhores universidades públicas do mundo). Ah, e vale lembrar que faz muito frio em Vancouver, mas essa é mais uma oportunidade de realizar passeios diferentes em montanhas cobertas de gelo.

Agora, se tiver a sorte de pegar um calorzinho na cidade, você pode visitar a Ilha de Vancouver e ver os Jardins Butchart ou, quem sabe, dar um passeio e apreciar a paisagem dessa ilha maravilhosa.

Au Pair em Montreal

Montreal pode ser uma das cidades escolhidas durante o programa de Au Pair no Canadá. Foto: Matthias Mullie/Unsplash

Como Au Pair em Montreal, você descobrirá que há muitas pessoas na cidade que não entendem inglês, pois falam apenas francês. O bom disso é que você pode aprender dois idiomas, hein?
Dica boa: se você quiser ver como era Montreal no passado, vá para a Velha Montreal. Apesar da urbanização, essa parte da cidade não mudou muito.

Outro ponto interessante é que o francês é importante em Montreal, e uma prova disso é que eles têm sua própria Basílica de Notre-Dame. Incrível, né?

Ser Au Pair em Montreal é uma oportunidade para quem quer aperfeiçoar os dois idiomas e viver em uma cidade que parece um pedacinho da Europa.

Au Pair em Ottawa

Para quem não sabe, Ottawa é a capital do Canadá e uma das maiores cidades do país. Ou seja, já dá para imaginar a quantidade de opções de lazer que estão disponíveis por lá.
Além disso, trabalhar como Au Pair em Ottawa é uma das melhores maneiras de aproveitar o Canadá. Afinal, a cidade conta com inúmeros museus interessantes, belezas naturais impressionantes e não deixa a desejar nas opções gastronômicas. É uma oportunidade e tanto de morar e trabalhar como Au Pair no Canadá.

Leia também: Au Pair Na Europa: tudo o que você precisa saber

Veja também

Melhores destinos de intercâmbio

Ana Carolina Brunelli
Ana Carolina Brunelli, Formada em jornalismo pela UNIMEP. Criadora de conteúdo para redes sociais, com experiência em Diversidade & Inclusão. Esteve na Irlanda duas vezes e, desde a primeira vez no país, soube que Dublin era o seu lugar no mundo. Ama inspirar e incentivar as pessoas a viverem a incrível experiência de conhecer a Ilha Esmeralda.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar