Berlim congela aluguéis por cinco anos

Berlim congela aluguéis por cinco anos

Rubinho Vitti

5 meses atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Imersa em uma crise imobiliária e de acomodação aos moldes de Dublin, na Irlanda, a cidade de Berlim, capital alemã, decidiu que os aluguéis não poderão ser reajustados em cinco anos.

Berlim teve mais de 100% de aumento de aluguel durante os últimos 10 anos. Foto: Pxhere

De acordo com o site DW, a prefeitura da cidade apresentou uma proposta inédita para enfrentar os valores pagos, que duplicaram na última década. A multa para quem aumentar o aluguel sem permissão será de até 500 mil euros.

A aprovação aconteceu na terça-feira, 18 de junho de 2019. Com fama de ter aluguéis baratos, Berlim atraiu artistas, músicos e estudantes a partir dos anos 1990. Hoje, porém, a cidade é a principal na Alemanha com preços de aluguéis em alta desde 2008. O aumento é de 104% em dez anos.

A situação é bem parecida com a crise de acomodação da Irlanda. Além disso, 85% da população de Berlim é de inquilinos, que estão sentindo cruelmente a transformação.

Imóveis construídos depois da entrada em vigor da regra não entram na mudança.

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar