Blarney Castle: conheça a atração na Irlanda de mais de 600 anos

Blarney Castle: conheça a atração na Irlanda de mais de 600 anos

Rubinho Vitti

3 anos atrás

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.

Um dos pontos turísticos da Irlanda que preserva uma história de centenas de anos fica no condado de Cork e é também um dos lugares mais visitados do país. Considerado um tesouro na Irlanda, o Blarney Castle, por si só, é um marco, mas a visita ao castelo fica ainda mais interessante por conta das atrações que ele carrega consigo.

Além da construção medieval, é possível conhecer a Blarney Stone, famosa “pedra da eloquência”, e os inúmeros jardins em seus arredores.

Leia também: O que fazer na Irlanda: melhores cidades, roteiros e locais para visitar

Conheça o Blarney Castle

imtercambio

Blarney Castle, em Cork, tem mais de 600 anos de história. Foto: Pixabay

O Castelo de Blarney que hoje pode ser visto no local é a terceira construção, sendo que a primeira foi feita, no século X, em uma estrutura de madeira. Por volta de 1210 d.C., ela foi substituída por uma de pedra, mas, posteriormente, demolida.

Apenas em 1446, o terceiro castelo, com algumas partes ainda permanecendo no formato original até hoje, foi construído por Dermot McCarthy, Rei de Munster.

Ao visitar o castelo, é possível vê-lo de vários ângulos para ter uma ideia de suas várias “interpretações”. Isso porque, de certos pontos de vista, o castelo parece ser mais mágico. De outros, mais guerreiro e medieval; de outros, mais alto, imponente. Ou seja, tudo depende de onde você o observa.

Já do topo do castelo, é possível contemplar vistas maravilhosas de mais de 60 hectares de extensos parques que incluem jardins, avenidas, arbustos e canais.

Leia também: O que fazer em Cork, na Irlanda

Blarney Stone: beije a pedra da eloquência

Arquivo pessoal

Monumento da Pedra de Blarney. Segundo a lenda, quem a beija ganha o poder da eloquência. Foto: Acervo pessoal

Se o Blarney Castle já é uma visita incrível por ser um dos castelos mais antigos e preservados da Irlanda, a Blarney Stone é uma atração à parte por sua lenda mágica. São mais de 200 anos de história e peregrinação.

Isso porque, segundo a lenda, quem beija a pedra virado de ponta-cabeça recebe, em troca, o dom da eloquência. São várias as histórias sobre o poder da pedra, que envolve principalmente personagens religiosos.

Dizem que ela foi trazida à Irlanda pelo profeta Jeremias, tornando-se um trono dos reis da Irlanda, funcionando como “chapéu seletor” da monarquia ao estilo Harry Potter. Outros contam que foi uma pedra trazida de volta para a Irlanda das Cruzadas, entre muitas outras teorias.

O fato é que artistas, autoridades mundiais, políticas e religiosas, todos os anos, viajam para Cork com o objetivo de deitar de costas para a pedra, virar-se em 180º e beijá-la, como manda a tradição.

Rock Close

Outra atração no Blarney Castle é a Rock Close, um local romântico que combina natureza e arte em um paisagismo do século 18. O belo caminho com pedras e natureza confunde o visitante. Afinal, o que é natural e o que foi construído?

Não importa, terraços, pedras enfeitadas com musgo e hera, degraus de pedra e árvores baixas transformam o local em um recanto mágico que mais parece uma cena de contos de fada.

Os jardins do Blarney Castle

Jardins de todos os tipos estão presentes nos arredores do Blarney Castle. Foto: Pxhere

Não importa a época do ano, os jardins do Blarney Castle sempre terão uma beleza diferente para se apreciar. Há muitos hectares de terras mais selvagens para explorar com percursos ao longo da margem do rio e à volta do lago.

Não à toa, o Blarney Castle & Gardens recebeu o título de ‘Wildlife Estate’ da European Landowners’ Organization.

As florestas nativas, rios e lagos dentro da propriedade fornecem suporte para muitas espécies cada vez mais raras de animais como lontras, esquilos vermelhos, texugos, corujas e outros pássaros e peixes.

O Blarney Castle leva a conservação muito a sério e estabeleceu coleções de plantas nativas raras e ameaçadas de extinção.

São diversos jardins com estilos diferentes. Vamos falar sobre alguns deles:

Poison Garden

Como o próprio nome diz, o jardim “venenoso” tem plantas perigosas. Tanto é que algumas delas ficam mantidas sob grandes estruturas de ferro, como se fossem gaiolas.

Entre as plantas existentes no jardim estão Wolfsbane, Mandrake, Ricin, Opium e Cannabis. Elas são rotuladas com informações sobre sua toxicidade e usos tradicionais e modernos.

Fern Garden & Ice House

Fern Garden, em tradução literal, é o jardim de samambaias. As plantas silvestres ficam expostas em um caminho com mais de 80 variedades delas. A Dicksonia antarctica é destaque por ser o tipo mais alto de samambaia da Irlanda, com mais de cinco metros de altura.

A Ice House foi descoberta recentemente no jardim. É uma estrutura circular de pedra, com paredes altas e espessas, que funcionava como uma espécie de geladeira para a época medieval.

Arboretums & Pinetum

O local tem uma coleção de espécies de árvores raras e incomuns, como pinheiros, dedaleiras, sequoias e outras. Elas foram plantadas no final dos anos 1970 e 80, com muitas vindas do Reino Unido. Outras são centenárias, como teixos, limoeiros, castanheiras espanholas e coníferas.

A caminhada pelos arvoredos é tranquila e leva o visitante até o Lago Blarney de 21 acres. Ao longo da caminhada, é possível ver esquilos, lontras e cisnes.

Herbaceous Border

Com 90 metros de comprimento, o local apresenta uma ampla variedade de plantas herbáceas, bem como algumas espécies semirrurosas mais incomuns. O lindo pergolado de rosas de 80 metros foi construído para atravessar todo o caminho.

Bog Garden

A área do Bog Garden — ou Jardim do pântano — tem duas cachoeiras que fazem um background a um calçadão de madeira, tornando-se um cenário parecido com uma paisagem pré-histórica, cheio de diferentes plantas pantanosas.

As árvores mais antigas do Castelo de Blarney podem ser encontradas aqui. Um grupo de três Yews (Taxus baccata) podem ter até 600 anos de idade.

The Seven Sisters

A lenda das sete irmãs conta a história de um famoso Rei de Munster que já governou as terras de Blarney. Ele tinha sete filhas e dois filhos. Um dia, o exército cavalgou para a batalha com o rei e seus dois filhos. Embora vitorioso, o rei perdeu seus dois filhos durante a luta.

O exército marchou de volta para o castelo e, passando pelo antigo círculo de pedras dos druidas, que estavam lá há milênios, foram ordenados pelo rei para que empurrassem duas delas como forma de homenagear seus filhos. Das nove pedras monolíticas do círculo, sete permanecem de pé até hoje, representando as sete filhas do rei.

The Seven Sisters formam um jardim de gramíneas e flores perenes, contrastando com as rochas sólidas que dominam o espaço.

Himalayan Walk

O Himalayan Walk, como o nome diz, representa uma possível caminhada pelo Himalaia. O local tem plantas exóticas coletadas pelo atual jardineiro-chefe do Blarney Castle em suas viagens à Índia e ao Vietnã.

Muitas das plantas são cultivadas a partir de sementes coletadas na natureza. Muitos são novos cultivos e algumas plantas vêm sendo cultivadas como parte de um esforço de conservação para ajudar a salvar as espécies de uma possível extinção.

The Jungle

O jardim é uma plataforma de observação de bambu como parte da área tropical dos jardins do Blarney Castle. Ao caminhar pela área, é possível ver, ainda, bananeiras e samambaias gigantes.

Quanto custa um intercâmbio?

Não vendemos pacotes e nem somos agência,
mas podemos te colocar em contato com elas.


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

Onde morar na Irlanda? Capital ou no Interior


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email