Bull Island: uma reserva natural localizada na baía de Dublin

Bull Island: uma reserva natural localizada na baía de Dublin

Rubinho Vitti

6 anos atrás

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?

Você já ouviu falar na Bull Island? Localizada na baía de Dublin (Dublin Bay), a Bull Island encontra-se a cerca de 11 km do centro de Dublin e garante um pelo passeio de bate e volte para quem vive na capital irlandesa.
Os arredores de Dublin estão cheios de lugares interessantes para conhecer, isso não é segredo para ninguém. São várias as excursões disponíveis para muitos deles, principalmente os mais populares, como Howth, Dun Laoghaire, Bray e Malahide. Mas alguns ainda ficam mais escondidos ou não são tão famosos. Esse é o caso da Bull Island. Vamos conhecer mais a ilha?

Caminhada e contato com a natureza

Ponte localizada na baía de Dublin, acesso à Bull Island. Foto: Katanikradoslav/Dreamstime

Ponte localizada na baía de Dublin, acesso à Bull Island. Foto: Katanikradoslav/Dreamstime

O local, com aproximadamente 5,8 km de extensão, é uma ilha com praia de areia e uma extensa área terrestre. Ele integra uma reserva natural com vida animal e habitat protegido por leis federais e europeias. Entre esses animais, estão as simpáticas focas, fáceis de encontrar no local. Existem, também, diversas espécies de flores, plantas e pássaros. O lugar é ideal para quem gosta de caminhadas pela natureza, e é possível fazer um passeio por lá de forma fácil e barata.

Santuário dos pássaros e reserva natural

Pássado Magpie (Pica pica), um dos muitos encontrados na Bull Island, considerada santuário dos pássaros. Foto: Kieran Li/Dreamstime

Pássaro Magpie, um dos muitos encontrados na Bull Island, considerada santuário de aves. Foto: Kieran Li/Dreamstime

A North Bull Island tornou-se o primeiro santuário de pássaros da Irlanda em 1931 e, desde então, foi declarada:
  • Reserva da Biosfera da Unesco, em 1981;
  • Reserva Natural Nacional, em 1988;
  • Área Especial de Conservação e uma área de proteção especial para aves, em 2010.
A ilha também concentra um grande número de aves durante a migração do inverno. Além disso, uma série de plantas raras são encontradas na ilha. Três são protegidas pela Ordem de Proteção da Flora, de 1999. Uma delas é a Liverwort Petalophyllumralfsii, espécie de alto valor de conservação.

Focas são atração principal da Bull Island

Focas começaram a se instalar na ilha nos últimos anos. Foto: Amir Lavi/Dreamstime

As focas começaram a se instalar na ilha nos últimos anos. Foto: Amir Lavi/Dreamstime

Há alguns anos, as focas têm-se instalado nas águas que envolvem a Bull Island. Elas são fáceis de serem encontradas, mas muito ariscas. Por isso, as autoridades pedem aos visitantes que não se aproximem delas, apenas apreciem de longe com binóculos e afins. Os animais são protegidos por lei e não devem ser perturbados. As focas comuns (harbour seals) procriam durante o verão. Sendo assim, nesta época, a atenção deve ser redobrada.

Advertências para os visitantes

Algumas regras devem ser seguidas para que o passeio seja uma experiência agradável tanto para os visitantes quanto para o meio ambiente. Como as áreas litorâneas podem ser muito perigosas, é imprescindível ter cuidado e não caminhar nos locais com areia e onde há água. Calçar sapatos e roupas apropriados é essencial para uma caminhada segura. Nem precisamos avisar, mas é sempre bom lembrar que a presença do visitante lá não deve deixar vestígios, como lixo ou qualquer alteração no habitat.

Como chegar de trem, ônibus ou carro desde Dublin

Área da ilha com vista ao fundo da cidade de Dublin. Foto: Armen Sarkissian/Dreamstime

Área da ilha com vista ao fundo da cidade de Dublin. Foto: Armen Sarkissian/Dreamstime

Existem três possibilidades de transporte saindo de Dublin. Com o Dublin Bus, o ônibus 130 sai do Centro em direção àBull Wall, local próximo à Wooden Bridge, no lado principal da ilha, ao Sul da lagoa. De trem (DART), é possível chegar até a estação Raheny. De lá, após 1 km de caminhada, tem-se acesso à rota principal da ilha. Se a ideia for alugar um carro, o percurso dura cerca de 30 minutos até a Bull Bridge. Lá, é permitido estacionar, mas a área é bem pequena.

Melhor época para visitar

Visitar o local em diferentes estações é sinônimo de encontrar animais, plantas e insetos variados, dependendo da época. Em todos os meses do ano, é possível visualizar o fluxo selvagem uma ou duas horas antes da maré baixar. A primavera e o verão são ideais para ver as flores e as borboletas, além dos pássaros.

Voluntários auxiliam na preservação

Pássaros são vistos durante todas as estações do ano no local. Foto: Kieran Li/Dreamstime

Pássaros são vistos durante todas as estações do ano na Bull Island. Foto: Kieran Li/Dreamstime

O site North Bull Island registra fotografias de animais com data e local onde foram fotografados, além de flagrar atitudes inadequadas dos visitantes. Qualquer um pode entrar e cadastrar seu registro de bichos selvagens, aves, flora e insetos, mas sempre sem incomodar ou alterar o meio ambiente. Observadores independentes também têm auxiliado no monitoramento das focas, atuando como colaboradores voluntários no projeto que preserva a área da reserva natural.

Próximos passos para sua viagem

Agora que você já sabe mais sobre a Bull Island, vem com a gente entender como fazer intercâmbio na Irlanda. Temos um guia especial sobre intercâmbio na Irlanda aqui no nosso site. E se você precisa de ajuda para encontrar uma agência de intercâmbios, temos o Orçamento Fácil, que auxilia na comparação de preços em serviços de qualidade.  

O edublin tem ótimas opções de ebooks sobre faculdade e intercâmbio na Irlanda, cidadania europeia, cursos sobre trabalho e carreira no exterior.

 
Imagens via Dreamstime Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação? Envie uma mensagem para [email protected]

Seguro Viagem

Sabia que é obrigatório ter um seguro viagem para ir pra Europa?


Avatar photo
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Veja também

Onde morar na Irlanda? Capital ou no Interior


Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email