Cash Back: você sabe como isso funciona?

Cash Back: você sabe como isso funciona?

Elizabeth Gonçalves

5 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

“Cash back?” Certamente, você já ouviu essa pergunta aqui na Irlanda ao pagar com cartão de débito as suas compras no supermercado ou, até mesmo, depois de pedir uma pint de cerveja no pub.

Opção cash back facilita a vida do consumidor. Imagem: tashatuvango | Depositphotos

Opção cash back facilita a vida do consumidor. Imagem: tashatuvango | Depositphotos

Se você não está familiarizado com este termo, certamente deve estar se perguntando como isso funciona, não? Pois o cash back, ou, “dinheiro de volta”, na tradução literal em português, é uma facilidade oferecida por alguns estabelecimentos com a qual você pode sacar dinheiro enquanto realiza as suas compras.

Por exemplo, ao fazer uma compra de 10 euros no supermercado e optar por utilizar a opção cash back no valor de 20 euros. Esse montante será adicionado ao valor total debitado do seu cartão bancário, ou seja, 30 euros. Assim, no final, você sai do estabelecimento com as suas compras e mais 20 euros em dinheiro em espécie. Entretanto, vale ressaltar que este serviço se restringe apenas a transações realizadas com cartões de débito.

Função é válida apenas para cartões de débito. Imagem: steveheap | Depositphotos

Função é válida apenas para cartões de débito. Imagem: steveheap | Depositphotos

Uma das principais vantagens dessa opção é a comodidade. Assim, você não precisa se dirigir a um caixa eletrônico ou agência bancária para sacar dinheiro. Outro benefício é a redução de taxas bancárias, já que, na Irlanda, por exemplo, muitos bancos cobram uma taxa simbólica por transação. Assim, quanto menor o número de transações realizadas mensalmente, menor será a sua despesa com tarifas bancárias.

É claro que esse sistema também oferece vantagens financeiras para os estabelecimentos que o disponibilizam aos seus clientes. Mesmo assim, nem todas as lojas o fazem. Em Dublin, por exemplo, você pode solicitar essa opção no Tesco, Marks and Spencer, Spar, algumas redes de farmácias, entre outras lojas, além de diversos pubs e restaurantes pela cidade.

Cobertura

Até o momento, o sistema de cash back não é oferecido no Brasil. Na Europa, além da Irlanda, ele é comum em países como Bélgica, Reino Unido, Alemanha, Suécia, Holanda, entre outros. Ao redor do mundo, o cash back é popular nos Estados Unidos, Canadá e Austrália.

Origem

Tesco foi pioneiro ao oferecer o serviço. Imagem: michaelpuche | Depositphotos

Tesco foi pioneiro ao oferecer o serviço. Imagem: michaelpuche | Depositphotos

Estima-se que esse serviço teve início nos anos 1980 com a rede de supermercados britânica Tesco, ao observar que permitir aos clientes fazer uma retirada da sua conta bancária durante uma transação de cartão de débito faz com que a empresa converta seu próprio dinheiro em vendas eletrônicas.

Em contrapartida, isso reduz a quantidade de dinheiro em espécie manipulado pela empresa, o que, consequentemente, diminui os gastos com o transporte de valores e taxas de depósito numa instituição bancária. Além disso, o sistema proporcionou fidelização de clientes e aumento das vendas, já que para utilizar o serviço é essencial realizar uma compra.

Elizabeth Gonçalves
Elizabeth Gonçalves, Jornalista viciada em cinema, música e literatura. Paulistana, se apaixonou por Dublin, onde mora há cinco anos e sonha em fazer uma viagem de volta ao mundo.

Imagens via Depositphotos
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar