Cheers ou “sláinte”? Qual palavra usar ao brindar na Irlanda

Cheers ou “sláinte”? Qual palavra usar ao brindar na Irlanda

Rubinho Vitti

3 meses atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Quando você está com seus amigos brindando no Brasil, é claro que vocês vão dizer em coro: “Saúde!”. Na Irlanda, geralmente, o mesmo tipo de ação acontece, mas a palavra usada é “cheers”, assim como outros países de língua inglesa. Mas não se assuste se, por acaso, um irlandês usar “sláinte” na hora de brindar.

O brinde irlandês soa algo como “slantchá” (ouça abaixo). Famoso não só na Irlanda, mas em outros países do mundo (principalmente aqueles que têm língua materna gaélica, como é o caso da Irlanda). A palavra vem de “slán”, que significa saudável ou, literalmente, “good health”.

Sláinte” pode servir para contextos diversos, mas, na maior parte das vezes, é dito antes de tomar um copo de uísque ou cerveja. “Slán” também pode significar “despedida”, quando usado como um substantivo, e “adeus”, como uma interjeição.

Então, se você quiser surpreender um irlandês na hora de brindar, diga: “Sláinte!”

Rubinho Vitti
Rubinho Vitti, Jornalista de Piracicaba, SP, vive em Dublin desde outubro de 2017. Foi editor e repórter nas áreas de cultura e entretenimento. Também é músico, canceriano e apaixonado por arte e cultura pop.

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar