Chegou à Irlanda? Saiba quais serão os seus próximos passos

Chegou à Irlanda? Saiba quais serão os seus próximos passos

Publicidade E-Dublin

1 mês atrás

Siga o E-Dublin no Instagram

Passado todo o período de planejamento e a expectativa de embarcar no tão sonhado intercâmbio, chegou o grande dia de desembarcar na Irlanda. Nesse momento, um turbilhão de emoções e dúvidas certamente vai passar pela sua cabeça. Afinal, quais são os próximos passos para o intercambista que acabou de chegar à Ilha Esmeralda?

Conheça os primeiros passos do intercâmbio na Irlanda. © Anastasiia Gergelizhiu | Dreamstime.com

Podemos dizer que os seus primeiros dias na Irlanda serão de puro encantamento, já que tudo é novidade. Você vai conhecer novas pessoas e fazer amigos, vai começar a se adaptar à cultura local e adorar o ambiente descontraído dos pubs irlandeses. Ao mesmo tempo, precisará se adequar ao fuso horário e ao clima irlandês, tão diferente do brasileiro.

É hora, também, de aprender onde pegar o ônibus ou os demais meios de transporte disponíveis na cidade e de se familiarizar com o percurso para a escola. Mas, como nem tudo é diversão, os próximos passos do intercambista recém-chegado também incluem algumas tarefas meio burocráticas.

A busca por moradia

Não espere para começar a buscar uma acomodação. © Gradts | Dreamstime.com

A acomodação é uma das principais preocupações dos estudantes estrangeiros antes mesmo de chegar à Irlanda. Além dos preços elevados, a competição por uma vaga é bem alta, principalmente em grandes cidades como Dublin, Cork e Galway. Mesmo assim, é importante ter foco e começar a procurar moradia já na primeira semana.

Nessa etapa, concentração total nos sites de anúncio de vagas, como Daft e MyHome. Para mais, grupos do Facebook e conversas com estudantes na sua escola também podem ser fundamentais e ajudar bastante nessa etapa.

Imigração

Tenha todos os documentos certos no momento de fazer seu visto. © Wirojsid | Dreamstime.com

Se o seu destino de intercâmbio é Dublin, não deixe de realizar o seu agendamento com a imigração irlandesa antes mesmo de sair do Brasil.

Chegando aqui, você vai precisar apresentar a carta de matrícula da sua escola e o seguro saúde. Também providencie o extrato de comprovação financeira e o agendamento impresso para levar até a imigração.

Caso você vá realizar o seu intercâmbio fora de Dublin, não é necessário agendar horário de atendimento na imigração. Nesse caso, basta se dirigir à estação mais próxima da Garda National Immigration Bureau para realizar o seu registro. Confira a lista completa de endereços e horário de funcionamento aqui.

Abertura de conta bancária

A conta bancária também é um passo importante. © Nuthawut Somsuk | Dreamstime.com

Abrir uma conta corrente na Irlanda é essencial por vários motivos, principalmente se o objetivo é trabalhar durante a estadia no país.

Para estudantes de nacionalidade brasileira, é preciso o passaporte, cartão do IRP (Irish Residence Permit), que é o antigo GNIB, além de um comprovante de residência.

Antigamente, os bancos aceitavam cartas de agências ou escolas de inglês para comprovar residência, mas isso não está mais acontecendo. Para intercambistas, eles só aceitam a carta que você recebeu do IRP ou do Revenue, onde consta seu endereço.

Com os documentos em mãos, é necessário agendar um horário para abertura de conta em uma agência bancária.

Busca por emprego

Seu sucesso vai depender da sua determinação. © Dawid2407 | Dreamstime.com

Assim como a busca por moradia, encontrar o primeiro emprego para custear as despesas do intercâmbio é, sem dúvida, outra grande preocupação dos estudantes.

A boa notícia é que, com a economia irlandesa em alta, é possível encontrar diversas vagas de trabalho em áreas como varejo, hotelaria, restaurantes, cafés, pubs, entre outros.

A Sem Fronteiras vai estar com vocês a cada momento nas suas primeiras semanas de intercâmbio, oferecendo, inclusive, assistência na sua busca pelo primeiro emprego.

Com um time formado por ex-intercambistas experientes, a agência vai fazer de tudo para que seus estudantes aproveitem todos os momentos do intercâmbio. Portanto, não se preocupe. Afinal, até as tarefas mais chatas vão valer muito a pena!

Sem Fronteiras

Limerick é uma das cidades onde se pode fazer intercâmbio na Irlanda. © Paop | Dreamstime.com

A agência Sem Fronteiras tem seu escritório principal localizado no centro de Limerick, que é um destino cada vez mais procurado pelos intercambistas que buscam estudar na Irlanda, pois tem um custo de vida mais baixo que outras cidades mais conhecidas.

Além de Limerick, a agência trabalha com outros destinos dentro da Ilha Esmeralda (Dublin, Cork, Galway, Waterford, Bundoran). Também oferece um super suporte e leva os alunos para estudar em outros países, como Nova Zelândia, Espanha e Estados Unidos.

Quer mais informações sobre como realizar seu intercâmbio, tirar suas dúvidas específicas e solicitar um orçamento exclusivo? Entre em contato com a Sem Fronteiras clicando aqui.

Sem Fronteiras Intercâmbio
78 O’Connell St. | Limerick
Tel +353 89 946 3029
[email protected]
www.semfronteirasint.com

Publicidade E-Dublin
Publicidade E-Dublin, Posts patrocinados exibem informações escritas e fornecidas pelo próprio anunciante/agência. Os editores do E-Dublin não têm relação direta com os anunciantes e não influenciam na mensagem.

Stock Photos via Dreamstime
Encontrou algum erro ou quer nos comunicar uma informação?
Envie uma mensagem para [email protected]

Este artigo foi útil?

Você tem alguma sugestão para a gente?

Obrigado pelo feedback! 👋

O que ver em seguida

Cadastre-se em
nossa newsletter

Seu email foi cadastrado.

Cadastrar outro email

Comentários

🍪

Este site usa cookies para personalizar a sua experiência. Ao utilizar o E-Dublin você concorda com a nossa política de privacidade.

Aceitar e fechar